Marrocos despacha Portugal; seleção africana aguarda adversário do confronto França x Inglaterra

A seleção do Marrocos bateu Portugal por 1 x 0 e avançou para as semifinais. O time africano aguarda o adversário do confronto França x Inglaterra, às 16h, deste sábado (10/12).

Os primeiros semifinalistas foram definidos na sexta (09/12): Croácia, que derrotou o Brasil; e Argentina, que venceu a Holanda.

Sobre a vitória de Marrocos 1 x 0 Portugal

A caminho da histórica classificação para as semifinais da Copa do Mundo, torcida de Marrocos criou inédito clima hostil para Portugal no Catar.

Economia

  • Marrocos venceu Portugal nas quartas de final da Copa do Mundo 
  • Torcida marroquina criou clima de pressão inédito para os adversários 
  • Ronaldo se despediu do Catar a só um gol de recorde de Eusébio 

“Foi o nosso jogo mais difícil no Mundial de 2018. Mais até do que o que fomos eliminados contra o Uruguai”. Na entrevista coletiva que concedeu logo após a vitória de Portugal por 6 a 1 sobre a Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar, o técnico Fernando Santos já sabia o tamanho do desafio que Marrocos representaria na fase seguinte. 

Não é difícil concluir que o treinador estava certo. A primeira seleção africana da história a chegar nas semifinais da maior competição do mundo do futebol chegou para o duelo com os portugueses invicta há cinco jogos de Copas do Mundo – duas vitórias e três empates. A defesa marroquina não havia sofrido gols em três dos seus quatro primeiros jogos no Catar. 

Natal Foz

O recorde da seleção que encanta no primeiro Mundial disputado em solo árabe era ainda mais impressionante contando só os confrontos com europeus – três jogos, uma vitória, dois empates e nenhum gol sofrido. Mas mesmo com todo esse conhecimento em mãos, Santos ainda não conhecia a força de um dos maiores trunfos do time adversário nas quartas de final. 

Trata-se da torcida de Marrocos, uma das grandes atrações da Copa do Mundo do Catar. Milhares de pessoas concentradas atrás dos dois gols do Al Thumama Stadium vaiaram fortemente cada posse de bola de Portugal – a ponto de um jogador cobrar escanteio antes de ser autorizado pelo árbitro e apontar para o ouvido para justificar o equívoco. 

A mesma torcida marroquina se empolgava com o som de sua bateria e das palmas de seus membros quando gritava a plenos pulmões o SIR – um grito de incentivo que significa algo como “vamos lá”.  

Um clima contagiante para um lado e intimidador para o outro – algo completamente diferente do que Portugal e Cristiano Ronaldo haviam enfrentado até aqui. Desde o primeiro jogo, o camisa 7 contou com o apoio de torcedores de vários países, principalmente da região. Isso não se repetiu contra Marrocos, uma nação que viu seu povo lotar as arquibancadas. 

Para Ronaldo, o roteiro começou parecido com o da vitória contra a Suíça – o primeiro jogo desta Copa em que o ídolo começou como reserva. Fotógrafos e câmeras se aglomeraram diante do banco de Portugal para captar suas imagens durante a execução do hino nacional do país, e sua reação ao gol de Youssef En-Nesyri foi uma das primeiras cenas exibidas no telão do Al Thumama Stadium logo após o replay do lance. 

Mas se daquela vez Ronaldo entrou com a goleada construída e classificação encaminhada, dessa vez a missão era mais dura. O camisa 7 foi acionado com sua seleção perdendo por 1 a 0 e precisando mostrar o seu já consagrado faro artilheiro contra uma das melhores defesas desta Copa do Mundo. 

No primeiro jogo que fez no Catar, Ronaldo se tornou o primeiro homem a marcar em cinco edições da Copa do Mundo e ouviu um grande coro de SIU vindo das arquibancadas do Stadium 974. Contra a Suíça, escutou milhares de pessoas pedirem sua entrada mesmo em meio à melhor atuação de Portugal nesta Copa do Mundo. Mas contra Marrocos, o que ecoou foi o ensurdecedor do barulho da torcida semifinalista. 

Cheio de recordes, Ronaldo ficou a um SIU de igualar Eusébio como o maior artilheiro da história da seleção portuguesa em Copas do Mundo. Mas contra Marrocos, foi o SIR que falou mais alto. 

Estatísticas do jogo Marrocos 1 x 0 Portugal

Estatísticas do jogo Marrocos 1 x 0 Portugal
Estatísticas do jogo Marrocos 1 x 0 Portugal

LEIA TAMBÉM