Caiu a casa de Bolsonaro: metade do patrimônio do clã foi comprada em dinheiro vivo

Os repórteres Juliana Dal Piva e Thiago Herdy, do UOL, revelam ao País que metade do patrimônio do clã Bolsonaro foi comprada em dinheiro vivo.

– As compras registradas nos cartórios com o modo de pagamento “em moeda corrente nacional”, expressão padronizada para repasses em espécie, totalizaram R$ 13,5 milhões – diz a reportagem.

Em investigação que durou mais de sete meses, os dois repórteres descobriram que 51 dos 107 imóveis foram pagos em cash. Total incluiu ex-mulheres, filhos, a mãe e irmãos do presidente cessante Jair Bolsonaro (PL), em São Paulo.

De acordo com a reportagem, ao menos 25, do total dos imóveis, foram comprados em situações suspeitas e que passaram por alguma apuração de autoridades. Neste grupo, estão aquisições e vendas feitas pelo núcleo do presidente, seus filhos e suas ex-mulheres.

Julia e Thiago consultaram 1.105 páginas de 270 documentos requeridos a cartórios de imóveis e registros de escritura em 16 municípios, 14 deles no estado de São Paulo. Percorreram 12 cidades para checar endereços e a destinação dada aos imóveis, além de consultar processos judiciais.

– Até a mãe de Bolsonaro, Olinda, falecida em janeiro, aos 94 anos, teve os dois únicos imóveis adquiridos em seu nome quitados em espécie, em 2008 e 2009, em Miracatu, no interior de São Paulo. Descobrimos, porém, que tudo foi feito por Renato Bolsonaro, irmão do presidente – espanta-se Juliana Dal Piva.

Economia

– Já é um escândalo a família ter comprado 107 imóveis. Imagine pagar em dinheiro por 51 deles. Um forte indício da origem duvidosa desses recursos. O bom jornalismo faz sua parte, o difícil é a investigação ir para frente… Já já tem mais um sigilo de 100 anos – ironiza a repórter.

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), desafiou o presidente Bolsonaro a explicar a origem do dinheiro vivo usado para compar imóveis.

– Reportagem do UOL mostra como patrimônio em imóveis dos Bolsonaro se multiplicou durante os anos de carreira política dele e dos filhos, com transações em dinheiro vivo. É um patrimônio de R$ 25,6 milhões. Depois dizem que quem roubou foi Lula. Expliquem aí! – desafiou a dirigente petista.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário