Biden jura que EUA não planejam implantar mísseis na Ucrânia

Os Estados Unidos juram que não implantaram mísseis no território da Ucrânia e que não planejam colocá-los lá no futuro, disse o presidente dos EUA, Joe Biden.

– Nem os EUA nem a Otan têm mísseis na Ucrânia. Não temos planos de colocá-los lá também – disse o líder dos EUA.

– Não temos como alvo o povo da Rússia. Não pretendemos desestabilizar a Rússia – garantiu num pronunciamento à nação.

Em 26 de janeiro, os EUA e a OTAN entregaram respostas escritas à Rússia sobre as garantias de segurança de Moscou.

O lado americano solicitou que os documentos não fossem divulgados, embora o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, tenham enumerado suas disposições básicas.

Vladimir Putin fez de patetas Joe Biden, Globo, imprensa americana e europeia

De acordo com essas declarações, o Ocidente não fez concessões às principais iniciativas da Rússia, mas indicou direções para futuras negociações.

Economia

Na segunda-feira (14/02), o presidente russo, Vladimir Putin, discutiu com o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, as respostas dos Estados Unidos e da OTAN às propostas da Rússia sobre garantias juridicamente vinculativas de sua segurança de longo prazo.

Lavrov informou o presidente sobre essas respostas, observando que a OTAN e os EUA deram uma resposta negativa às principais preocupações da Rússia.

Ele enfatizou que Moscou não pode ficar satisfeita com essas respostas. No entanto, em suas palavras, algumas das respostas são bastante construtivas.

São medidas concretas sobre mísseis de curto e médio alcance e uma série de propostas para reduzir os riscos militares, construir confiança e transparência militar.

Nem os EUA nem a OTAN têm mísseis na Ucrânia.

Na Rússia, matemático Sediq Afghan deu uma previsão para a guerra até 2025