Apagão no Paraná já dura mais de 72 horas | Privatiza que melhora?

O deputado Arilson Chiorato (PT) denunciou no X, antigo Twitter, que o município de Alto Paraná, região Noroeste do Paraná, sofre apagão há mais 72 horas.

Esse caso é mais um da série “privatiza que melhora”, mantra adotado pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e outros políticos da cepa neoliberal e bolsonarista.

A Copel foi privatizada em agosto passado e, concomitantemente, aumetaram os apagões e a insegurança energética no estado.

Segundo Chiorato, diversos produtores rurais de Alto Parana enfrentam mais de 72 horas sem energia, que acabou no sábado e até agora, depois do Natal, ainda não voltou.

“Esse é o resultado da venda da copel para o capital privado”, disse o parlamentar, que arremata perguntado: “E aí, Ratinho Junior?”

O governador paranaense nada comentou sobre mais esse apagão em suas redes sociais.

Economia

Recentemente, o Blog do Esmael no Paraná de Ratinho Junior que “de dia falta água e de noite falta luz” e que consumidores paranaenses estão escrevendo “marchinhas de Carnaval” sobre torneiras secas e apagões.

De cidades do interior, a exemplo de Alto Paraná e Londrina, à própria capital, Curitiba, relatos de “mini-apagões” e cortes de energia completos tornaram-se rotina – após a Copel se tornar uma “corporação” com nebulosos donos.

Além do apagão energético, o Paraná vem sofrendo recorrente falta de água nas torneiras.

Os consumidores verificam as torneiras secas com mais frequência após o início da privatização da Sanepar, a empresa de água e esgoto, que já teve partes dos serviços repassados aos setores privados.

“Privatiza que melhora?”, indaga Chiorato, que é presidente do Partido dos Trabalhadores no Paraná.

“Nem aqui, nem na China a privatização melhora coisa alguma”, rebate o deputado, que coordenou a frente parlamentar em defesa da empresas públicas na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Uma resposta para “Apagão no Paraná já dura mais de 72 horas | Privatiza que melhora?”

  1. Infelizmente Nobre Deputado Arilson, você esta certo, a politica de privatização deste desgoverno esta acabando com o patrimoniondos Paranaenses.
    Ao privatizar a Copel, não temos mais segurança no fornecimento de enêrgia. Vejo e prevejo, que em breve empresas Paranaenses deixaram o Estado do Paraná.
    Nem um empresário vai apostar seu patrimonio em um Estado que ora falta água, e ora falta enêrgia.
    O desemprego aumenta, e os alimentos escaceiam na mesa dos Paranaenses.
    No mais, próspero e feliz Ano Novo a todos e a todas.

Deixe um comentário