Alexandre de Moraes chama de “Tabajara” tentativa de golpe bolsonarista

O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou hoje (3/2) que o complô envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (PL) relatado pelo senador Marcos do Val é uma “tentativa Tabajara” de golpe, referindo-se a uma empresa fictícia de humor.

Este foi o primeiro comentário público de Moraes após a revelação de uma reunião com Bolsonaro onde discutiram um plano golpista para revogar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado, incluindo gravar Moraes ilegalmente.

Moraes descreveu a abordagem que sofreu por parte de Do Val e afirmou ter solicitado um depoimento, mas que ele se recusou. Agora, o ministro do STF e do TSE afirma que a Polícia Federal continuará investigando o caso e avaliando a responsabilidade de todos envolvidos na tentativa de golpe.

Alexandre de Moares também mencionou ter informações avançadas sobre os financiadores do complô desde o ano passado.

O magistrado discursou por meio de videoconferência em evento do Lide, empresa do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que realiza encontro em Lisboa, Portugal.

LEIA TAMBÉM

Economia