A Lava Jato promoveu 100 anos de atraso para a civilização brasileira em dez anos

Durante o período da Operação Lava Jato, entre 2014 e 2021, o Brasil enfrentou uma série de consequências negativas que afetaram profundamente diversos setores da sociedade e da economia. Foram 100 anos de atraso para a civilização brasileira em apenas dez anos. Confira.

Perda de empregos: Estima-se que mais de 4,4 milhões de empregos tenham sido perdidos como resultado das investigações e das consequentes crises econômicas geradas pela operação.

Fechamento de empresas da indústria pesada: Empresas do setor de indústria pesada foram fortemente impactadas, levando ao fechamento de muitas delas e ao consequente desemprego em massa.

Domínio de multinacionais estrangeiras: Com a fragilização das empresas nacionais, multinacionais estrangeiras ocuparam espaços que antes eram ocupados por empresas brasileiras, resultando em uma perda de soberania econômica.

Controle de fundos de investimentos na petrobras: A Petrobras, uma das maiores empresas estatais brasileiras, foi alvo de intervenções e controle por parte de fundos de investimentos, o que comprometeu sua autonomia e estratégias de desenvolvimento.

Paridade dos preços dos combustíveis com o dólar: A política de preços da Petrobras foi alterada, resultando na equiparação dos preços dos combustíveis com o dólar, o que impactou diretamente no bolso dos brasileiros, aumentando o custo de vida e afetando a inflação.

Economia

Desrespeito ao Estado Democrático de Direito e violação do devido processo legal: A operação Lava Jato foi marcada por controvérsias relacionadas ao desrespeito ao Estado Democrático de Direito e à violação do devido processo legal, com a utilização de métodos questionáveis de investigação e judicialização.

Lawfare: Uso político do judiciário para combater adversários políticos e ideológicos em uma verdadeira guerra com vistas a tomar o poder.

Cometimento de crimes: Sob a alegação de que se estava combatendo o crime, qual seja, crimes foram cometidos pela força-tarefa para supostamente combater o crime.

Prejuízos causados: O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estimou que a Lava Jato causou um prejuízo de R$ 200 bilhões em investimentos entre 2014 e 2021.

Prisão ilegal de Lula: Em 2018, a força-tarefa de Curitiba prendeu ilegalmente o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o intuito de facilitar a eleição do candidato pela extrema direita Jair Bolsonaro. Como paga, o juiz do caso virou ministro da Justiça.

A Lava Jato foi uma operação contra o Brasil e os brasileiros. Entre os impactos econômicos, algumas análises apontam para a desaceleração de setores como construção civil e petróleo, devido à redução de investimentos em decorrência das investigações e incertezas geradas. Além disso, empresas envolvidas tiveram suas atividades prejudicadas, o que impactou empregos e a economia de forma geral.

Portanto, a Lava Jato promoveu 100 anos de atraso para a civilização brasileira em apenas dez anos.

Parabéns ao ex-juiz Sergio Moro, hoje senador, e ao ex-deputado cassado Deltan Dallagnol, por terem quebrado o país e desgraçarem a vida de milhões de brasileiros.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário