Deu no New York Times: Não vacinado e desafiador, Bolsonaro recua contra as críticas no discurso da ONU

O presidente Jair Bolsonaro deu início à Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (21/09), em Nova York, defendendo o uso de drogas ineficazes para tratar o coronavírus e rejeitando as críticas ao desempenho ambiental de seu governo.

O presidente de extrema direita do Brasil disse que os médicos deveriam ter mais margem de manobra para administrar medicamentos não testados para Covid-19, acrescentando que ele estava entre aqueles que se recuperaram após o tratamento “off-label” com uma pílula anti-malária que os estudos consideraram ineficazes para tratar o doença.

“A história e a ciência responsabilizarão todos”, disse Bolsonaro, cuja forma de lidar com a pandemia no maior país da América do Sul foi amplamente criticada.

A decisão de Bolsonaro de não ser vacinado contra o coronavírus teve grande repercussão durante seus primeiros dias em Nova York. O momento foi estranho durante uma reunião na segunda-feira (20/09) com o primeiro-ministro Boris Johnson, da Grã-Bretanha, que saudou a vacina AstraZeneca, desenvolvida na Universidade de Oxford.

“Tome vacinas da AstraZeneca”, disse Johnson durante seu encontro com o presidente brasileiro. “Já tive duas vezes.”

Jair Bolsonaro apontou para si mesmo e disse: “Ainda não.”

Economia

O presidente do Brasil liderou uma das respostas mais criticadas do mundo à pandemia. Bolsonaro minimizou repetidamente a ameaça que o vírus representava, criticou as medidas de quarentena e foi multado por se recusar a usar máscara na capital.

Seu governo demorou a garantir o acesso às vacinas contra o coronavírus, mesmo com o vírus sobrecarregando hospitais em todo o país. Covid-19 já matou mais de 590 mil pessoas no Brasil.

Bolsonaro, que teve um leve caso de Covid-19 em julho do ano passado, disse que não tem pressa para tomar uma injeção. No início deste ano, o presidente disse que estava indeciso sobre a obtenção de uma vacina.

“Eu já tinha o vírus”, disse ele em um vídeo televisionado. “Acho que o que deve acontecer é que depois que o último brasileiro for vacinado, se sobrar uma injeção, eu decido se vou ou não ser vacinado.” Ele acrescentou que “esse é o exemplo que o chefe deve fornecer”.

Isso causou problemas logísticos na hora de encontrar um lugar para comer em Nova York, onde os restaurantes exigem que os clientes mostrem comprovante de vacinação para os assentos internos. Bolsonaro e seu grupo de viajantes têm aceitado a regra com calma. No domingo, um de seus ministros postou uma foto do presidente e de vários assessores comendo pizza em pé na rua.

“Um jantar luxuoso em NYC”, brincou o ministro Luiz Ramos.

Durante o discurso de Bolsonaro na terça-feira (21/09), ativistas protestaram perto da sede da ONU sobre as políticas ambientais e econômicas de Bolsonaro, que os críticos dizem ter contribuído para a devastação da floresta amazônica e a fome generalizada no Brasil.

Anteriormente, os ativistas projetaram mensagens em um prédio próximo à Ponte do Brooklyn que diziam: “Bolsonaro mentirá nas Nações Unidas” e “Bolsonaro está queimando seu futuro”.

Bolsonaro começou seu discurso dizendo à assembleia que sua nação foi injustamente retratada pela imprensa.

“Vim aqui para mostrar um Brasil diferente do que é mostrado nos jornais e na televisão”, disse. “O Brasil mudou, e muito, desde que assumimos o cargo em janeiro de 2019.”

O governo de Bolsonaro enfraqueceu a aplicação das leis ambientais e esvaziou as agências responsáveis ​​por aplicá-las. Ainda assim, na terça-feira, ele argumentou que o Brasil deveria ser aplaudido por quanto de suas florestas permanecem intactas e disse que o país poderia desenvolver terras de forma sustentável em regiões ambientalmente críticas como a Amazônia.

“O futuro dos empregos verdes está no Brasil”, disse ele.

Leia também

Leia a íntegra do discurso de Jair Bolsonaro na abertura da 76° Assembleia-Geral da ONU [com vídeo]

Gesto obsceno de Queiroga revolta congressistas [vídeo]

Lula se antecipa e faz pronunciamento à Nação antes de Bolsonaro, que fala hoje à ONU

Auxílio emergencial acaba em outubro, mas Bolsonaro disse que pagou R$ 4,2 mil para 68 milhões de pessoas

Deu no New York Times: Não vacinado e desafiador, Bolsonaro recua contra as críticas no discurso da ONU
Deu no New York Times: Não vacinado e desafiador, Bolsonaro recua contra as críticas no discurso da ONU