Bolsonaro mente ao dizer que aumento na conta de energia é para evitar apagão

O presidente Jair Bolsonaro continua mentindo sobre as ações governamentais que ajudam especuladores e empresas em detrimento dos consumidores. Vide o caso da energia elétrica, que, por autorização da Aneel, que terá taxa extra de R$ 6,243 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Segundo Bolsonaro, os reservatórios estão com “níveis baixíssimos” e que, se nada fosse feito, haveria risco de apagão no País. Ele omite que a falta de investimentos e na produção de energia de outras fontes alternativas são os principais motivos de apagão.

Não é verdade que o apagão decorre da crise hídrica. Peguemos o exemplo do Amapá, que ficou mais de 20 dias no escuro.

A companhia de energia do estado do Amapá foi privatizada e a empresa espanhola Isolux controla a distribuição do insumo.

Em regra, essas empresas concessionárias são mais escritórios de advocacia e menos de engenharia. Elas são atravessadoras, que especulam com a “energia velha” [usinas amortizadas] já produzida e paga pelo Estado. Elas nada investem na produção de nova energia. Apenas sugam.

No caso do Amapá, foi preciso a intervenção de uma empresa estatal, a Eletronorte, para amenizar a situação e devolver energia ao Estado do Norte.

Bolsonaro mente

Cobrado pelo internauta Ricardo Souza Silva, Caucaia, Ceará, sobre o aumento no preço da energia, Bolsonaro mentiu.

“Ricardo Souza Silva as represas estão níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício……”, respondeu o presidente no Facebook.

O papo furado é o mesmo usado pela companhias de água privatizadas. Elas deixaram de investir na captação, aumentam a tarifa e ainda põe a culpa em São Pedro. E pior: tem tonto que acredita nisso.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro foi eleito ‘O Mentiroso do Ano de 2020’ e vai levar o prêmio ‘Pinóquio de Ouro’ instituído pelo Blog do Esmael.

Bolsonaro é desmentido ao dizer que nunca chamou de ‘gripezinha’ a Covid; confira o vídeo

Apagão

Copel Telecom foi privatizada por Ratinho Junior; vem aí apagão na internet

Apagão no Amapá é a cara do governo Bolsonaro e do senador Alcolumbre