No Dia da Consciência Negra, “Vidas Negras Importam” bomba nas redes sociais

Compartilhe agora

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a hashtag #VidasNegrasImportam está entre as mais comentadas do Twitter, Facebook e Instagram. A desigualdade e o preconceito contra os negros ainda é muito alto no Brasil e precisa ser enfrentado com coragem.

Lideranças políticas, personalidades e internautas em geral estão manifestando sua indignação. Já o governo Bolsonaro segue negando o racismo.

Na véspera do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20), um homem negro foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (19).

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido em uma unidade do supermercado Carrefour. O vídeo com a agressão turbina a indignação contra o ódio de raça.

A candidata a prefeita de Porto Alegre, cidade em que houve o assassinato, comentou:

“O racismo que estrutura as relações de nossa sociedade precisa ser enfrentado de frente. As mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista. Quantos Betos? Qual pessoa branca você viu ser vítima dessa violência??”

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) escreveu:

“O racismo e a barbárie mostraram sua cara horrenda em Porto Alegre. Não basta punir os assassinos selvagens, é preciso entender porque o Brasil caminha para a imitação daquilo que há de pior na sociedade norte-americana.”

O ex-candidato a prefeito de São Paulo, Jilmar Tatto (PT) também se manifestou:

“Estarrecido com as cenas bárbaras do espancamento que levou à morte de um homem negro no Carrefour em Porto Alegre. Na véspera do Dia da Consciência Negra, seguranças agrediram a vítima até a morte. O Carrefour e a Justiça precisam tomar medidas já! “

Alice Portugal (PCdoB) escreveu:

“Mais uma vítima do racismo. Um homem negrou morreu depois de ser espancado por seguranças do Carrefour de Porto Alegre! Muito triste e revoltante ter que noticiar um fato como esse no Dia Nacional da Consciência Negra. Chega dói o coração 😢#VidasNegrasImportam

A deputada Erika Kokay (PT) tuitou:

“No Dia da Consciência Negra, o Brasil tem mais um caso de um homem negro espancado até a morte, agora, num Carrefour em Porto Alegre. A violência contra os corpos negros não pode ser a regra. Não podemos naturalizar a barbárie! #VidasNegrasImportam #justicaporbeto”

Dia da Consciência Negra com morte de homem negro no Carrefour de Porto Alegre

Folha coordena a campanha de Covas em SP, mas não assume publicamente

[Vídeo] Gilberto Gil pede votos para Manuela D’Ávila; assista