Dia da Consciência Negra com morte de homem negro no Carrefour de Porto Alegre

Na véspera do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20), um homem negro foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (19).

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido em uma unidade do supermercado Carrefour. O vídeo com a agressão circula nas redes sociais (veja abaixo).

Daqui a pouco, às 10 horas, o Blog do Esmael vai entrevistar o policial antifascista eleito vereador de Porto Alegre. Leonel Radde (PT) também irá abordar esse covarde espancamento até a morte. O ex-senador Roberto Requião (MDB-PR) também participa da entrevista.

De acordo com informações iniciais, os dois suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante. Um deles é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro é segurança do Carrefour e está em um prédio da Polícia Civil. A investigação trata o crime como homicídio qualificado.

O espancamento teria começado após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado, que fica na Zona Norte da capital gaúcha.

Em nota, o Carrefour informou que lamenta profundamente o caso, que iniciou rigorosa apuração interna e tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

Economia

A rede Carrefour, que atribuiu a agressão a seguranças, também chamou o ato de criminoso e anunciou o rompimento do contrato com a empresa que responde pelos funcionários que mataram o homem negro.

Vidas negras importam.

Blog do Esmael entrevista nesta sexta policial antifascista eleito vereador de Porto Alegre