Risco país cai para o menor nível em nove anos. O que significa isso? Nada

Se indicador enchesse barriga não existiria fome no mundo e o Brasil seria a não mais comilona do planeta. Mas a velha mídia ‘enquadrada’ quer fazer do saco de Jair Bolsonaro (sem partido) e de Paulo Guedes o corrimão para seu sucesso.

A penúltima de economistas, barões da mídia e do governo diz respeito ao indicador que supostamente mede a desconfiança de investidores em determinada economia. Nesse quesito, juram, o risco país caiu hoje (16) para o menor nível em nove anos.

O Credit Default Swap (CDS) de cinco anos do Brasil estava em 100,2 pontos por volta das 17h, mas chegou a bater em 98,2 pontos por volta das 14h, a pontuação mais baixa desde novembro de 2010 (96,9 pontos), quando o país ainda tinha grau de investimento – selo de bom pagador.

Faço um parêntese para a opinião do presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, em entrevista ao Blog do Esmael no último dia 5 de dezembro. Segundo ele, as discussões sobre índices econômicos, se é PIB ou ‘pibinho’, se houve ou não crescimento econômico, são inócuas diante da realidade fática.

“As famílias estão reunidas no Natal e o parâmetro será o que tem na mesa: se peru ou ovo de galinha; se parente está ou não empregado; se a viagem de férias acontecerá ou não, enfim, as pessoas medem sua felicidade pela capacidade de consumo”, explicou Hidalgo.

Voltemos ao risco país, que também pode ser chamado de ‘Risco Bolsonaro’.

Economia

LEIA TAMBÉM
Moro pode fazer transição para o milionário mundo do “compliance”, diz Globo

Pode aumentar o diesel porque fracassou a greve dos caminhoneiros

Ministro do STF diz que Congresso não pode alterar prisão em 2ª instância

O CDS funciona como um termômetro informal da probabilidade de um país dar calote no mercado financeiro global próximos cinco anos. Quanto mais baixo o indicador, maior é a confiança dos investidores internacionais.

Por meio da rede social Twitter, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge de Oliveira Francisco, comemorou a redução do risco país. “Risco Brasil chegou a 100 pontos, o menor desde 2012. Na última semana também tivemos a máxima histórica da Bolsa, que fechou cima de 112 mil pontos. Esses números demonstram que o Brasil tem se tornado um país cada vez mais propício para a geração de empregos e o investimento”, escreveu.

Apenas na última semana, o risco país do Brasil caiu 14,43%, principalmente depois que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s elevou de estável para positiva a expectativa da nota da dívida pública brasileira . A redução do CDS de países emergentes ganhou impulso após a conclusão da primeira fase das negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

O otimismo com o alívio das tensões comerciais entre as duas maiores economias do planeta contribuiu para reduzir o risco país de diversas economias emergentes. Às 17h, o CDS do México estava em 73,91 pontos; e o da Colômbia, em 69,79 pontos. Outros países emergentes, no entanto, estão com risco mais alto que o do Brasil. O CDS da África do Sul estava em 173,68 pontos; e o da Turquia, em 289,03 pontos no mesmo horário.

Com informações da Agência Brasil.