Líder do PT diz que visita de diplomata dos EUA ao TRF-4 é um escândalo

Paulo-pimenta -complô O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), criticou hoje (4) duramente a visita do conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith, feita na terça-feira (3), ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde foi recebido pelo presidente da corte, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus.

LEIA TAMBÉM:
Juiz federal suspende nomeação do presidente da Fundação Palmares

Frota leva bolo de laranja para ‘comemorar’ um ano do caso Queiroz

Câmara convoca Weintraub para explicar “plantações extensivas de maconha” nas universidades

Para Pimenta, trata-se de um verdadeiro escândalo, configurando um inadmissível ato intervencionista nos assuntos internos do Brasil. “Imagine a cena: um “conselheiro” da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos vai à sede de um tribunal em Boston para dizer a um juiz que está acompanhando com atenção um caso que este mesmo juiz está julgando. Pois isso aconteceu. Mas de forma invertida.”

“Qual seria a repercussão se em vez de um diplomata dos EUA o TRF-4 fosse visitado por uns conselheiros das embaixadas da Venezuela, Rússia, China ou Cuba?”, provocou o líder do PT.

Economia

Tribunal da Lava Jato
Na opinião de Pimenta, o fato é constrangedor e mancha ainda mais a imagem da Justiça brasileira, sobretudo porque os mesmos desembargadores do tribunal da Lava Jato que receberam Willard Smith são os que condenaram na semana passada, de forma ilegal e inconstitucional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base num processo fraudulento relacionado a um sítio em Atibaia.

O líder recordou que Lula sempre procurou, nos seus dois mandatos (2003 a 2010), fazer prevalecer a soberania e os interesses nacionais, sem alinhamento automático com os EUA, como faz agora o governo de extrema direita Jair Bolsonaro.

Influência dos EUA na Lava Jato
A visita do agente norte-americano ao TRF-4, na análise de Pimenta, tem um outro aspecto grave, já que está clara a influência dos EUA na Lava Jato e no golpe de 2016, para fazer prevalecer seus interesses no petróleo do pré-sal. “Mesmo assim, vem um diplomata norte-americano e é recebido com tapete vermelho no TRF-4”, observou Pimenta. Para o líder do PT, é inadmissível o comportamento dos desembargadores do TRF-4 perante os EUA.

Pimenta lembrou que a nova geração dos golpes de Estado na América Latina tem contado com a Lawfare – o uso da Justiça com fins políticos e ideológicos, como têm sido os processos contra Lula. Essa estratégia é engendrada nos Departamentos de Estado, Justiça, Tesouro e órgãos de espionagem dos Estados Unidos.

Parlamento Europeu
O líder do PT tratou deste tema em visita ao Parlamento Europeu em junho passado. Lá, ele entregou um relatório denunciando em detalhes a participação dos EUA na Operação Lava Jato, num esquema que contrariou a Constituição brasileira, já que a ação foi realizada de maneira informal e sob completo desconhecimento do Ministério da Justiça, a quem cabe monitorar a cooperação judicial entre o Brasil e outros países.

O documento denunciou também a prática de lawfare contra Lula. O pormenorizado relatório, em português e inglês, lista todos os desmandos da Lava Jato, denunciados há anos por juristas brasileiros e estrangeiros e agora comprovados por uma série de reportagens do site The Intercept Brasil.

Conluio entre Moro e EUA
Mostrou ainda o conluio entre a Lava Jato e os governos dos Estados Unidos com objetivos geopolíticos a fim de tirar o protagonismo internacional do Brasil alcançado durantes os governos do PT (2003 até o golpe de 2016) e “fazer a América do Sul virar de novo quintal norte-americano”.

Entre os desdobramentos da Lava Jato, Pimenta citou o golpe que derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff, em 2016, o enfraquecimento do BRICS e do G-20, e, principalmente, a entrega do petróleo do pré-sal a petroleiras estrangeiras – em especial as dos EUA- por preços irrisórios.

Assista ao vídeo:

Conselheiro da embaixada dos EUA visita TRF4 e diz que acompanha Lava Jato e STF

Posted by Paulo Pimenta on Wednesday, December 4, 2019

As informações são do PT na Câmara.