Senado pede firmeza do STF contra invasores na embaixada da Venezuela

Senador Telmário Mota se reuniu em abril de 2019 com Nicolás Maduro para discutir a reabertura da fronteira entre Brasil e Venezuela.
O senador Telmário Motta (PROS-RR), em nota, condenou nesta quarta-feira (13) a invasão da embaixada da Venezuela em Brasília por milicianos ligados ao golpista Juan Guaidó.

O parlamentar brasileiro é presidente da Sub-Comissão da Venezuela da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal.

“Espero que o Procurador Geral da República aja imediatamente e com firmeza, bem como o Presidente do Supremo Tribunal Federal e o Ministro da Justiça, inclusive para investigar e punir possíveis atos de colaboração com os bandidos e baderneiros por parte da segurança que deveria proteção à embaixada, que constitui território venezuelano no Brasil”, pede o senador na nota pública.

Leia a íntegra do documento:

Nota do Senador Telmário Mota, Presidente da Sub-Comissão da Venezuela da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal

Sou senador da República pelo Estado de Roraima, que mantém relações seculares com a Venezuela no campo comercial, social e cultural. Para dar um exemplo, a energia elétrica que alimenta as nossas casas e as nossas empresas é produzida pelo Usina hidrelétrica venezuelana de Guri.

Economia

A respeito da invasão por milicianos da embaixada da Venezuela em Brasília no dia de hoje, a situação é muito clara:

1) O art. 4º da Constituição Federal diz que a “cooperação entre os povos para o progresso da humanidade” é um dos princípios que regem o Brasil nas suas relações internacionais.

LEIA TAMBÉM
Paulo Pimenta relata invasão da Embaixada da Venezuela no Brasil; assista

Jornalista informou que Bolsonaro voltou cedo para o Rio no dia do assassinato de Marielle

Hacker diz que prisão de Moro é tortura para falar o que não aconteceu

E o parágrafo único do mesmo artigo diz o seguinte:

A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

2) Os privilégios e imunidades diplomáticos e consulares estão previstos, respectivamente, na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 e na Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963. Os privilégios e imunidades de funcionários das organizações internacionais, por outro lado, são regidos pelos acordos bilaterais entre o Brasil e cada uma das organizações de que o país é membro e/ou que possui sede ou representação em território brasileiro. sendo que os funcionários da ONU e suas agências especializadas seguem a Convenção sobre Privilégios e Imunidades das Nações Unidas de 1946 e Convenção sobre Privilégios e Imunidades das Agências Especializadas das Nações Unidas.

3) Atendendo pedido do MPF, O Supremo Tribunal Federal já se manifestou a respeito da responsabilidade da União pela segurança de agentes e agências consulares, porque o funcionamento de uma repartição consular deve-se às relações diplomáticas entre as nações. Com esse argumento, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, declarou a competência da Justiça Federal para processar e julgar os seis jovens que invadiram o escritório consular dos Estados Unidos em Porto Alegre (https://www.conjur.com.br/2015-dez-01/uniao-responsavel-seguranca-agentes-agencias-consulares2).

4) Devo lembrar que quando o presidente de Honduras Manuel Zelaya passou quatro meses na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, foi o próprio Conselho de Segurança da ONU que demoveu quaisquer tentativas aventureiras do governo local de imaginar a ousadia invadir a nossa embaixada.

5) Espero que o Procurador Geral da República aja imediatamente e com firmeza, bem como o Presidente do Supremo Tribunal Federal e o Ministro da Justiça, inclusive para investigar e punir possíveis atos de colaboração com os bandidos e baderneiros por parte da segurança que deveria proteção à embaixada, que constitui território venezuelano no Brasil.

6) De minha parte, proporei uma Fiscalização e Controle por parte da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e de Defesa do Consumidor do Senado Federal, em coordenação com a Sub-Comissão da Venezuela da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

7) É uma boa oportunidade para que as nossas autoridades mostrem ao mundo se o Brasil se virou um republiqueta de quinta categoria ou ainda é um país civilizado e que merece o respeito da comunidade das nações ou

Brasília, 13 de novembro de 2019

Senador Telmário Motta
PROS – RR