Toffoli diz que fundo bilionário da lava jato seria criminoso

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli,  falou em defesa da corte e criticou a força tarefa da lava jato e a tentativa do Ministério Público Federal em criar um fundo bilionário com dinheiro da União. A fala foi durante um jantar organizado por advogados em São Paulo nesta sexta-feira (3).

“Não se pode criar recursos para si próprio e nem se apropriar de algo que é da União. Isto tem até nome no Código Penal, mas não vou dizer o tipo.”

O recado foi direto para o procurador Deltan Dallagnol e seus colegas de Curitiba, que têm atacado o STF constantemente; além de tentar se apropriar e controlar o dinheiro resultante de acordos de leniência com a Petrobras e outras empresas.

Mas Toffoli foi além:

“Há quem diga que o STF não precisa ser defendido. Será que a democracia não precisa ser defendida? É preciso que defendamos diuturnamente as instituições responsáveis pelo estado democrático de direito e pela democracia”, afirmou.

Também discursou no jantar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Ele comparou o momento atual à ditadura militar.

Economia

“Advocacia criminal brasileira talvez tenha passado nos últimos cinco anos tempos que não viveu nem na ditadura. As pessoas nesta sala sabem, o custo do processo que levou à Constituinte de 1988”, disse ele.

“Os protocolos das milícias das redes sociais não assustam aos que resistiram aos porões da ditadura”, completou. Os participantes do jantar aplaudiram de pé.

Com informações do Estadão e do Consultor Jurídico.