Por Esmael Morais

Bolsonaro cria dependência energética dos EUA, diz Gleisi

Publicado em 28/04/2019

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou neste domingo (28) que Jair Bolsonaro (PSL) está transformando o Brasil num país dependente energético dos Estados Unidos.

A manifestação da dirigente petista se deu no contexto do anúncio da privatização das refinarias de petróleo da Petrobras. Os principais interessados na compra, segundo especialistas, são companhias norte-americanas.

“O desmonte da Petrobras segue. Este é o coração do projeto do governo: submeter nosso mercado de energia aos EUA e dilacerar o papel da Petrobras. O mercado de gás é a bola da vez. A cobiça é grande e o governo dócil, sem preocupação com as riquezas nacionais e com nossa soberania”, criticou Gleisi.

LEIA TAMBÉM
Na Argentina, ‘Macrisis’ pavimenta a volta de Cristina Kirchner

Para a parlamentar do PT, a destruição da Petrobras é o grande objetivo do governo Bolsonaro que estaria desesperado em atender interesses estrangeiros e revelando nenhum compromisso com o Brasil.

“A venda das refinarias é erro grave, não faz sentido quando se tem o pré-sal, reserva gigantesca de óleo bruto a ser explorada”, condenou a deputada Gleisi Hoffmann.

De acordo com os petroleiros, o projeto de Jair Bolsonaro é vender as refinarias da Petrobras para empresas norte-americanas e o petróleo bruto, extraído principalmente do pré-sal, seria enviado para o refino no Estados Unidos pela via marítima.

As embarcações para o transporte do petróleo brasileiro até os EUA, por óbvio, também seriam de bandeira do país de Donald Trump haja vista que a industrial naval nacional também foi destruída no curso da operação lava jato.