Aliado de Bolsonaro, Netanyahu enfrenta dura disputa nas eleições em Israel


Mais de 6 milhões de eleitores vão às urnas nesta terça-feira (9) em Israel para escolher o novo Parlamento, o Knesset, formado por 120 cadeiras. Benjamin Netanyahu tenta se manter no cargo de primeiro-ministro pela quinta vez.

Também estão na disputa mais 12 candidatos, dos quais os considerados com mais chances são Benny Gantz, ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, e Yair Lapid.

De acordo com a imprensa local, Netanyahu e Gantz estão muito próximos na disputa, segundo as pesquisas de intenção de votos.

Entre os temas em debate nas eleições estão os problemas com os territórios ocupados na Palestina, o status de Jerusalém, a fronteira na Faixa de Gaza e as acusações de envolvimento em casos de corrupção de ‘Bibi’ Netanyahu.

O Knesset tem 120 assentos, dominado pelo Likud, partido de Netanyhu e seus aliados. Desde que Israel foi fundado em 1948, nenhum partido formou uma maioria absoluta.

O presidente Jair Bolsonaro em viagem recente ao estado de Israel prometeu a abertura de um escritório de negócios em Jesuralém,o que desagradou os árabes e viola as decisões das Nações Unidas.

Economia

*Com informações de Agências Internacionais