Gleisi lembra dos 3 anos da condução coercitiva de Lula nas redes sociais

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou o Twitter para lembrar que nesta segunda-feira (4) a condução coercitiva do ex-presidente Lula (PT) completou três anos.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro extingue conselhos de participação social no governo

Segundo a dirigente do PT, naquele dia “levaram o iPad de Arthur (neto de Lula falecido na última sexta feira,1) e até agora não devolveram”.

“3 anos hj da condução coercitiva de Lula e invasão da sua casa, dos seus filhos e do Instituto Lula. Queriam achar grana, ouro, joias… ñ encontraram. Mas levaram o iPad do Arthur e até agora ñ devolveram. Na casa de outros a PF encontrou tudo isso e estão soltos #cadeQueiroz”, escreveu Gleisi na rede social.

A condução coercitiva do ex-presidente Lula aconteceu no dia 4 de março de 2016. A medida foi autorizada pelo então juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, sob a justificativa de que serviria para proteger o próprio ex-presidente.

Economia

O Código de Processo Penal estabelece que um juiz pode determinar que réus, testemunhas e peritos sejam levados à força para serem ouvidos em audiência, mas é preciso que tenham deixado de comparecer a uma audiência sem motivo justificado, o que não era o caso de Lula.

Na ocasião, o ex-presidente discordou das supostas preocupações de Moro e reagiu indignado.

“Eu não me recusei a ir a Brasília prestar depoimento três vezes. E eu não me recusaria a prestar depoimento aqui, era só ter me convidado”, afirmou ele, no pronunciamento que fez na sede do PT, após o término do depoimento que prestou à Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.