Reunião ministerial será dedicada à tragédia de Brumadinho


O presidente da República em exercício, general Hamilton Mourão (PRTB), comanda na manhã desta terça-feira (29) reunião ministerial, no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião terá um tema único: a tragédia causada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). 

LEIA TAMBÉM:

“Fake news” tentam defender a nomeação do filho de Mourão

O general Mourão afirmou ontem (28) que o desastre ocorrido em Brumadinho impôs uma mudança na pauta do encontro.  

A reunião ocorre no quarto dia de buscas por vítimas. Pelo último balanço, foram confirmados 65 mortos, 279 pessoas desaparecidas e 135 desabrigados. 

O governo anunciou que será publicada hoje recomendação aos órgãos reguladores para promover fiscalizações, nos estados, observando todas as barragens, que têm ameaças à vida humana. 

Economia

A medida inclui também a exigência das empresas para imediata atualização dos seus planos de segurança de barragens. Deverá ser criado um grupo de trabalho para atualizar a lei que etabeleceu a política nacional de Segurança de barragens. 

A orientação é para que os órgãos fiscalizadores avaliem a necessidade de remoção de estruturas próximas às barragens, como forma de resguardar a integridade dos trabalhadores. 

Com informações da Agência Brasil