Por Esmael Morais

Datafolha reprova Bolsonaro: 66% contra submissão do Brasil aos EUA

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) é reprovado por 66% dos brasileiros quanto o assunto é submissão aos Estados Unidos, diz pesquisa do instituto Datafolha publicada nesta quinta (26). O alinhamento automático do Brasil aos interesses dos norte-americanos é a mola mestra da diplomacia de Bolsonaro que, antes mesmo de assumir,

Publicado em 27/12/2018

Foto do Grafite do artista brasileiro Yuri Sousa, conhecido como Bad Boy Preto.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) é reprovado por 66% dos brasileiros quanto o assunto é submissão aos Estados Unidos, diz pesquisa do instituto Datafolha publicada nesta quinta (26).

O alinhamento automático do Brasil aos interesses dos norte-americanos é a mola mestra da diplomacia de Bolsonaro que, antes mesmo de assumir, rompeu com Cuba, Venezuela, Nicarágua, China dentre outros países que ameaçam a hegemonia cultural e econômica dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM
Globo leva chapéu de Bolsonaro no ‘Caso Queiroz’

O Datafolha entrevistou 2.077 pessoas, de 130 municípios, entre os dias 18 e 19 de dezembro de 2018. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Segundo o instituto, apenas 15% concordam totalmente com a ideia de submeter a política externa brasileira aos interesses de Donald Trump.

Dos pesquisados, 14% concordam parcialmente com o atrelamento automático do país aos EUA e 1% não quiseram opinar. Os que não souberam opinar sobre o tema somam 4%.

Resumo da ópera: o cidadão médio brasileiro é contra o complexo de vira-lata de Jair Bolsonaro.