Paraná não alcança meta no Ideb. Richa culpa injustamente professores

richa_nota_zero-jpgO Paraná continua fazendo feio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas o governo Beto Richa (PSDB) tenta transferir a culpa do fiasco de sua gestão para os educadores da rede pública no estado.

A nota do Ensino Médio referente ao ano de 2015, divulgada durante o feriadão da Pátria, ficou em apenas 3,8, abaixo da meta estipulada de 4,2.

Para o governo de Beto Richa a culpa dessa derrapada é toda dos “professores” que entraram em greve em 2015. Evidentemente que essa tese é falsa, conforme fica claro com o histórico abaixo.

O clima de perseguição e desestimulo do magistério paranaense vem ocorrendo desde a posse do governador do PSDB.

Então, vejamos.

Entre 2009 e 2011, o estado despencou pela primeira vez no ranking geral – já sob gestão do tucano.

O Paraná caiu da 1ª posição, conquistada em 2009, no governo Roberto Requião (PMDB), para a 3ª na era Beto Richa. Na época, o Ideb tinha descido de 4,2 para 4, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Em 2013, o Ideb das escolas do Paraná havia despencado da 3ª para a 11ª posição. Ou seja, sob o governo tucano havia perdido oito posições no Ensino Médio. A nota tinha recuado para 3,4.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E NAS UNIVERSIDADE, É TUDO UM CAOS!
    QUANDO SAI O RESULTADO DAS PESQUISAS?

    -OS CCS, EM EXCESSOS, E DOCENTES QUE VIVEM FAZENDO POLÍTICA, INTERNAS PARA OCUPAR ESSES CARGOS;

    -NADA É FISCALIZADO PELO ESTADO, NEM O CUMPRIMENTO DAS AULAS, E AS HORAS DE ATENDIMENTOS AOS ALUNOS, E NEM OS TIDES GRATIFICAÇÕES ( 50% a mais no do salário para dedicação exclusiva)SENDO QUE MUITOS NÃO TRABALHAM DE FORMA EXCLUSIVA, COM ATIVIDADES EXTERNAS, AULAS NAS FACULDADES PARTICULARES,

    SE HOUVE FISCALIZAÇÃO, OU PELO MENOS UM CONTROLE DE FREQUÊNCIA, QUE É O BÁSICO, A EDUCAÇÃO TERIA UM MELHOR RESULTADO.

    MAS A INTENÇÃO É ESSAS MESMO, DESMORALIZAR, SUCATEAR, E DEPOIS PRIVATIZAR, EQTO ISSO OS OPORTUNISTAS SE APROVEITAM, DOS ALTOS SALÁRIOS PAGOS E DOS CARGOS COMISSIONADOS.

  2. Somente pra entender. Se 90 (noventa) dias de greve de professores não influenciaram no desempenho dos alunos sem conteúdo ao que ou a quem se deve a média alcançada?

    1) Ao governador;

    2) Aos alunos;

    3) Aos professores;

    4) As condições climáticas;

    5) Ao preço do feijão;

    6) A caça de pokemons;

    7) Outro motivo. Explique:

  3. Bem feito. Sossego pra trabalhar melhora a qualidade.

  4. Eu fico sorrindo dos absurdos que são esses comentários KKKKKKKKKKKKKKK os Paranaenses são um bando de IDIOTAS metidos a Bestas. Vocês todos são culpados pelo fracasso na Educação, esse Governador TUCANO fascista Beto “RINCHA” Richa e os restantes da população, inclusive os Professores, pois deram a eleição desse Idiota no Primeiro Turno e o que todos viam de vocês eram Elogios para esse Bandido. Ninguém no Paraná tem MORAL para falar mal um do outro, assumam: Todos vocês são culpados por esse desastre.

  5. Verdade os professores votaram nessa pulha neste ponto eles tem culpa
    mas o cara de pau agora joga tudo na costas deste coitado
    mas a hora dele esta chegando em 2018 ele vai querer voto!!!!

  6. Mas que os profe tem culpa,isto tem mesmo, a categoria votou em peso no playboy,
    90% dos mesmos fizeram até campanha, acreditaram que o “melhor” estava por
    vir e veio no fiofó dos mesmos. bem feito. quem mandou votar errado.

  7. “O Texugo de Mel” famoso Badger honey ou famoso rola bosta como citado nos comentários acima ganha seu dinheirinho sujo em cargo de comissão pra ficar filosofando contra os professores.
    Tenho pena de almas sebosas como você, que não estudaram a história e vivem de falsos argumentos.
    Tão logo, não passa de um imundo fétido escondido atrás das bolas do PSDB.

    • Sabe adoro história, então vamos lembrar que o sr Senador que estava la na praça fez a mesma coisa quando era governador, pegou o dinheiro da previdência e não vi na época nenhum sindicato ou professor reclamar, dai vem me dizer que isso não é massa de manobra, vai pesquisar um pouco antes de falar besteira, não gosto do governador mas não ache que todo mundo é santo ou o sindicato ganhava dinheiro para ficar quieto, com diz o ditado pau que bate em Chico também bate em Francisco, ou só quando interessa.

  8. Sou comissionado o cacete…

    Vc que é um ex-mama na teta dos infernos…. troglodita analfabeto.

    volta pra roça desgraça…. adepto do borça famia.

    Existe mais coisas entre a sua ignorância e a realidade bocó.

    massa de manobra, encurralado das benesses populistas.

  9. Todos temos a nossa parcela de culpa…

    Pais que não querem nada com nada (alcóolatras, ignorantes e imbecilizados por drogas e novelas). Professores esquerdinhas, sequencia didática, ideologia de gênero e outras porcarias pregadas por intelectuais de araque-marxistas…
    As crianças migram pro ensino médio analfabetas e ignorantes do próprio corpo.
    Continuemos a seguir as doutrinas obscuras da ONU na figura da OMS e BANCO MUNDIAL, e logo teremos um punhado de zumbis, que serão os futuros gestores do país.

    • Lúcida indignação, meu caro.

    • Vc é um comissionado rola bosta do patrão playboy mas contra a dilma tudo podia mas contra o patrão a culpa é nossa??????????
      Otario

    • Parcela de Culpa é o CARALHO, vocês tem a CULPA 100%, pois ao eleger esse MERDA no Primeiro Turno, vocês deram um cheque em branco para que ele fisesse o que bem entendesse, e fez. Fodam-se seus merdas arrogantes. Só porque são do Paraná se julgam melhores do que os outros. ANALFABETOS e FRACASSADOS, vocês fracassaram.

    • Vc está equivocado caro cidadão. Utiliza de palavras pré lançadas. Mentalidade medíocre sem opinião própria. Apenas reproduz o houve de meiocres como vc.
      Antes de escrever porcarias ,se informe.

    • Você deve ser um vagabundo que tem cargo comissionado ou algum parente que mama nas tetas do governo.

  10. Ai vai vir a cambada rola bosta apoiar o patrão e colocar a culpa nos educadores patifes igual

  11. Como sempre cara de pau
    governador que não honra as calças que veste sem honra sem carater sem VERGONHA NA CARA para como governador que foi eleito ele deve fazer acontecer, que eu me lembre o problema com o educadores ele foi intransigente dele pois ate os candidatos com apoio dele repreendem o dia 29 de abril.
    Professores e nos somos povo ele tem o poder ele deve tomar medidas e não culpar os outros sem vergonha

    • QUAL SERÁ O “IDEB” DO GOVERNO DO PARANÁ, DEPUTADOS, PREFEITOS, VEREADORES?
      AH! SALAS LOTADAS, DIREITOS NEGADOS, SAÚDE PRECÁRIA (SAS), DOENÇAS FUNCIONAIS, DESVALORIZAÇÃO, INSEGURANÇA, PRESSÃO E ASSÉDIO, “APROVAÇÕES”, POUCAS AULAS NAS DISCIPLINAS; HORA ATIVIDADE SEM ESTRUTURA,… QUEM QUISER PODE CONTINUAR, CANSEI.