Michel Temer criará ‘pedágio proporcional’ para conceder aposentadoria, revela Alvaro Dias

alvarodias_plenario_aposentadoria_65O senador Alvaro Dias (PV-PR), em sua coluna desta quarta (14), ao explicar a reforma da previdência, que pretende elevar a idade mínima para 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres, afirmou que Michel Temer (PMDB) criará ‘pedágio proporcional’ para conceder o benefício. O parlamentar prevê ainda que “o governo terá que enfrentar o lobby, o corporativismo e as forças sindicais organizadas”. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

Reforma da previdência será teste para a articulação do governo

Alvaro Dias*

A proposta de reforma da Previdência Social que será encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, nos próximos dias, deverá mudar a fórmula de cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição do INSS.

A ideia é criar uma espécie de piso para o benefício, equivalente a 50% da média de contribuições feitas por cada pessoa ao longo da vida ativa. A esse valor será somado 1% para cada ano de recolhimento que esse segurado tiver feito ao INSS.

O governo também propõe idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, tanto de servidores públicos quanto os da iniciativa privada. A nova regra valeria para os trabalhadores com menos de 50 anos. Quem tem mais de 50 permaneceria na regra atual. Apenas teria que pagar um pedágio proporcional ao tempo que falta para a aposentadoria.

Para as centrais sindicais, fixar a idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição, estabelecendo um limite em 65 anos, afetaria os contribuintes mais pobres.

Nós temos pouco tempo até as eleições municipais e, até lá, é pouco provável que a reforma comece a ser discutida.

O governo sabe que enfrentará grandes dificuldades para buscar o consenso, mas pretende aprovar as novas regras até abril de 2017.

Esse vai ser um teste de fogo para a articulação política no novo governo de Michel Temer. Os parlamentares da base aliada terão que definir uma boa estratégia de convencimento para que a reforma ocorra, pois ela vai contrariar interesses localizados, e isso dificulta qualquer negociação.

O governo terá que enfrentar o lobby, o corporativismo e as forças sindicais organizadas.

Os governos anteriores prometeram as reformas da previdência e trabalhista, mas não tiveram autoridade política, nem competência para realizá-las. Fizeram apenas reformas às avessas, aumentando gastos públicos e sobrecarregando a máquina administrativa. Esperamos que, dessa vez, seja diferente, e que o trabalhador não pague a conta dos erros passados.

*Alvaro Dias é senador pelo Partido Verde. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

50 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse maldito Temer com certeza deve ter se aposentado com uns 40 anos. Tem função que é impossível trabalhar com mais de 60 anos. Trabalhar como vendedor em loja em pé o dia todo, tem emprego que exige muito atenção, boa memória, agilidade é dificil uma pessoa com mais de 60 conseguir. Fora que poucas pessoas conseguem chegar aos 60, o câncer está acabando com muita gente. Isso é muito triste a gente trabalha a vida toda, come o pão que o diabo amassou e ainda não tem direito de se aposentar. É o fim do mundo a besta chegou e está destruindo o Brasil ela se chama Michel Temer. O golpista queria ser presidente a qualquer custo deve ter vendido a alma para o capeta.

  2. Será que esses senhores ladrões do dinheiro público não sabem que não podem comparar o seu trabalhinho de maracutais no congresso tupiniquim com um trabalhador de verdade? Ora, só na cabeça dessa ralé política e da mídia idiota é que se pode comparar um político com um trabalhador braçal, quero ver um estivador de santos se aposentar aos 65 ou 70 anos, um pedreiro tendo que trabalhar até 75 ou um motorista de ônibus! Sobre os professores, já estão fodidos, mal pagos e agora, mortos!

  3. A reforma da previdência, se ocorrer como se fala, deve ser ampla para todos.
    inclusive com um teto, atrelado ao salario mínimo, aos servidores públicos, onde esta o maior buraco no sistema.

  4. alvaro dias (em minúsculo). membro da maçonaria (bando de canalhas/bandidos), que busca aniquilar as conquistas da população adquirida nos últimos anos, vai dar o *abo para os americanos, filho da *uta.

  5. A PREVIDÊNCIA NÃO NECESSITA DE REFORMA, MAS SIM ACABAR COM AS APOSENTADORIAS PRIVILIGIADA COMO AS DO SR TEMER E MUITOS POLÍTICOS QUE JÁ ESTÃO APOSENTADOS PRCOCEMENTO COM ALTOS SALÁRIO E AGORA QUEREM REFORMA. AO INVÉS DE COBRAR AS DÍVIDAS QUE GRANDES EMPRESAS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, TEM COM A PREVIDÊNCIA E ACABAR COM OS PRIVILÉGIOS, O QUE SERIA JUSTO, PREVEREM COLOCAR O ÔNUS AOS MAIS POBRES. DEPOIS FAZ AQUELE DISCURSO DEMAGOGO DE QUE A REFORMA É BOM PARA TODOS.

  6. Que decadência Ismael!?
    E que ninguém venha com o discursinho de democracia é deixar esses golpistas ladrões dos direitos do povo falar.

    Político sério iria propor uma reforma que começasse por rever o tempo de aposentadoria dos políticos. Iria propor o teto de 65 anos para todos/as.

    Ah por favor, Ismael, tenha santa paciência, já basta a grande mídia pra dar espaço e essa fuleragem, tu não. Não te vendas por tão pouco.

    Ah propósito, pedestes uma leitora.

  7. EU COMECEI A TRABALHAR REGISTRADO COM QUATORZE ANOS, TENHO CINQUENTA E TRES ANOS, JÁ PAGUEI TRINTA E SETE ANOS DE CONTRIBUIÇÃO ESTOU PAGANDO PEDAGIO PARA COMPLETAR OS NOVENTA E CINCO ANOS DE IDADE E TEMPO QUE ME FALTAM,ME APOSENTARIA EM DOIS MIL E DEZENOVE MES QUATRO COM CONTRIBUIÇÃO DE QUARENTA ANOS COMO FICA MINHA CONTRIBUIÇÃO JÁ PAGUEI VOU SER PREJUDICADO, ISSO E ROUBO, NÃO CONCORDO JÁ ESTOU PAGANDO UM PEDAGIO, ANTES DE TERMINAR UM COMEÇO A PAGAR OUTRO (UM DESRRESPEITO TOTAL COM TODOS OS CONTRIBUINTES).

  8. A Gang no Protetorado causou a falência de empresas, mais em 2014 do que todas que foram abertas desde 2008.

    Eles da Gang oficial vão ter de sumir pra Miami. Só os mais demagogos ou simios entre jornalistas e politicos, acham que o Brasil Não sera um Iraque.

    A Gang não se sustenta. Vão jogar spray de pimenta , uns, nos olhos dos outros.

    E os empolados serão os últimos a discursar sozinhos no salào, como nos filmes de ditadores.

  9. Cala a boca golpista.

    Vá arrumar emprego que tua carreira acabou.

  10. Eu sei esse ai é um golpista isso sim.A Dilma já fez a reforma previdenciária ,não precisa mexer mais nos direitos dos trabalhadores.Por isso tiraram ela porque queria retirar mais direitos ainda do povo.O pior é que alguns ainda defendem.
    O que adianta ter emprego de escravo? O povo quer trabalhar com dignidade, e seus direitos garantidos .Eles querem que o emprego aumente ,mas não importa se vai ser como escravo com 12 horas por exemplo e sem garantia nenhuma.
    Imundos ,malditos sejam todos que desejam acabar com o Brasil…
    Vem com essa palhaçada de herança maldita.Todos sabemos que isso é desculpa para escravizar o povo mais ainda.Caso contrário por que eles dão aumento para eles próprios ?se está tão difícil assim?Só idiota que acredita nessa lorota

  11. Quem é o senhor senador para falar nada, além de golpista se acha o dono do bolo preta, tenha santa paciência, não vejo a hora das próximas eleições o senhor ser espulgado pelo seus próprio eleitores. Vá ajudar uma instituição de caridade trabalhado para ver se o senhor mantém essa posse. Essa pose o senhor tem porque alguns eleitores acreditaram que o senhor horaria seus votos.

  12. Esse é Álvaro Dias, o ex-governador do Paraná que nadou a cavalaria espancar professores em greve…lembra desse episódio…
    Agora que arrumar discurso para usurpar direitos e, ainda elevar a idade de aposentadoria. Golpista! Proponha retirada das regalias dos parlamentares…

  13. Fora golpistas!reduzam seus salários e cortem suas mordomias!nunca trabalharam e são aposentados com gordos salários.fora todos eles.fora

  14. TONICO: achas que precisa Reforma da Previdência? Ah, tá bom. Políticos se aposentam com 16 anos de mandato. Achas isso justo? Só vou acreditar em reforma quando estas valerem para todas as esferas públicas também. Tirar do trabalhador e manter as mordomias deles é muito fácil.

    • Luiz, reitero aqui que políticos são detentores de cargos eletivos, e não
      funcionários públicos, por isso não devem ter aposentadoria.
      Se quiserem, que criem institutos para se aposentarem, às suas próprias
      expensas, e sem qualquer participação de orçamento público no bolo.
      Quanto à reforma previdenciária, acho que se imporá pelos fatos e pelo
      tempo, mas depende do tipo de refroma.
      A reforma boa seria aquela que enquadrasse nas mesmas condições e
      formas da Lei, empregados CLT’s e funcionários estatutários, e aposentados
      INPS e aposentados da previdência pública.
      O que vier a menos que isso, é só paliativo.
      É drenar o sangue dos anêmicos para sustentar os vampiros.

  15. CAPITÃO DO MATO: Procure na internet o estudo dos fiscais da Previdência, antes de vir aqui vomitar o que a mídia e esse governo ilegítimo dizem. A Previdência não é e nunca foi deficitária. Leia o artigo, pois não vou perder meu tempo para dar informações a analfabetos políticos. Depois de ler as informações corretas, volte aqui e fale com conhecimento de causa.

  16. O senador tucano verde está indo bem na defesa do governo golpista. Já pode pleitear a função de líder do imperador Michel Cunha no senado. Mas a mensagem do senador “amigo” dos professores pode ser resumido a uma frase: pra nós políticos e classe A só o melhor, para o povo as contas que lhes enviamos diariamente.

  17. Acho um absurdo os políticos com oito anos de mandato já poder se aposentar isso que é crime quanto tempo faz que você esta mamando? Alvaro Dias?

  18. Parabens senado alvaro, parabens presidente temer, agora esse pais vai começar a creçer novamente, a criar emprego e renda pra familias trabalhadoras, mto obrigado o pais inteiro agradeçem a vcs.

  19. Não adianta xingar, insultar, e esbravejar contra o Álvaro Dias.
    As reformas política, tributária, e trabalhista são importantes para organizar
    e ajustar o Estado e a economia.
    Mas a reforma previdenciária se impõe pela realidade dos fatos, e se ela não
    acontecer, haverá choro e ranger de dentes generalizados.
    Antes não a podíamos discutir devido ao impeachment de Dilma, depois
    também não, pois precisávamos cassar o Cunha, e agora ainda não, pois
    temos que resolver as eleições municiapais.
    Que não venham depois, querer discuti-la e aprová-la em regime de urgência,
    nos dois últimos meses do ano, e antes do Natal, é claro?!?
    Aí é pura sacanagem.
    Primeiro: temos que ser auditados por uma entidade externa, sobre os
    métodos e exatidão estatísticos de nossos dados que indicam uma
    expectativa de vida de 75 anos para nós, brasileiros.
    Temos que levar em conta as diferenças regionais dessa expectativa de vida.
    Em Santa Catarina temos 75,3 anos, mas em Alagoas temos só 66,8 anos.
    Ou seja: o alagoano desfrutaria 3,8 anos de sua aposentadoria, já o
    Catarinense desfrutaria 10,3 anos.
    fica complicado estabelecer um limite padrão geral para todo o Brasil.
    E a previdência pública, barnabés, juízes, funcionários, professores,
    serventuários, etc., vai ser enquadrada nos mesmos moldes e condições?
    Ou é só para os empregados CLT que se aposentarão pelo INPS?
    Faço ainda um reparo ao Arnaldo José ferro: vereadores, deputados,
    senadores, governadores, e presidentes, são detentores de cargo eletivo,
    NÃO são funcionários públicos, por isso não devem se aposentar como
    tal.
    Quando não se reelegem, simplesmente devem voltar às suas atividades
    particulares, que exerciam anteriormente.
    Se essa condição não lhes agrada, que não se candidatem a cargos
    eletivos, simples assim.
    Isso inclusive, seria um bom filtro, pois desestimularia muitos
    incompetentes e despreparados, a tentar se eleger somente para amaciar
    a própria vida, ganhar muito dinheiro, e não fazer nada.
    Assim teríamos políticos melhores preparados e intencionados.
    O Paraná é um dos 10 estados brasileiros em que o governador se
    aposenta, e ainda deixa uma polpuda pensão para a viúva sortuda.

    • Para saber mais sobre a expectativa de vida dos Brasileiros:
      http://brasilescola.uol.com.br/brasil/expectativa-vida-dos-brasileiros.htm
      ERRATA.
      O alagoano desfrutaria de 1,8 anos de vida após se aposentar.

    • Parabéns pela postagem! Concordo plenamente com você.

    • Tonico,

      Li com atencão o seu texto e acredito mesmo que Você esteja carregado de boas intencões.

      Muitas das suas colocacões me parecem bem pertinentes, porém centradas nas árvores e não na floresta……………!!!!

      Entretanto não acredite que esta pauta esteja sendo posta pelo Govêrno de Ocupacão por outra razão que não a apropriacão de mais uma fatia do Orcamento Federal pela Banca PREDADORA e IMEDIATISTA……………..!!!!!

    • Muito bom Tonico. Acrescento que as pessoas mais pobres começam a trabalhar mais cedo, eu por exemplo comecei trabalhar aos 14 anos. Se for me aposentar aos 65 anos, terei trabalhado 51 anos! É muito tempo de trabalho. Atualmente os jovens de classe média começam a trabalhar bem mais tarde, o que torna razoável a idade mínima de 65 anos. Destaco também que as pessoas de menor renda vivem menos. Muitos não chegarão sequer a se aposentarem. Você disse bem, existe uma forte diversidade regional e social. Tema espinhoso.

  20. o congresso e o maior culpado disso cuja reforma nao ocorreu por falta de vontade da Dilma e o deposto estava apenas lançando suas catrastoficas pautas bombas que impediu de votar alem da reforma da previdencia como a reforma politica mas o congresso golpista boicotou o executivo sob o apio de mais de 300 conhecidos golpistas.

  21. SENADOR MEU VOTO SEMPRE FOI DO SENHOR, AGORA NÃO VOTO MAIS NO SENHOR, SABE PORQUE VOCE NUNCA AJUDA TEU PARTIDO, QUANDO FOI PMDB ETC AGORA É PV, VOCE NÃO AJUDA NEM TEU IRMÃO, PERGUNTO A VOCE SENADOR, PORQUE VOCE SE FILIA NOS PARTIDOS E NÃO AJUDA. QUE FEIO SENADOR.

    • Perdeu meu voto também, não escutamos uma voz que defende os trabalhadores ou servidores, agora ouvindo isso de um político do Paraná, é o fim, se esse projeto passar, já sabemos quem chamar de Coveiro.

  22. A hora que eles aplicarem a mesma regra da aposentadoria para juízes, promotores, deputados, senadores, governadores, tanto na idade como no limite dos vencimentos, e no caso do senador em questão que já é aposentado como deputado, como senador e como governador, deveria escolher uma só! Aí talvez a população pudesse aceitar a negociar, fora isso, esquece.

    • Pior que esse povo não se aposenta, olha a quantidade de velho/porco que anda pelo congresso e tribunais, esses tipos não se aposentam, só querem ficar lá roubando e os miseráveis pagando para aquelas barrigas ficarem crescendo e babando lá no planalto.

  23. Esse Temer é um golpista mesmo .Ele está aposentado desde os 55 anos,e igual a ele deve existir mais um monte.Por que ele e os comparsas dele não devolvem a metade de suas aposentadorias que passam as vezes de 30 mil reais,como é o caso do dele.Agora querer enfiar no povo brasileiro essas medidas descabidas!!! isso é realmente inconcebível.O que resolveria a situação financeira do Brasil com certeza seria se os ladrões devolvessem o dinheiro roubado e desviado dos cofres públicos.
    Essa agenda jamais seria aprovada nas urnas .Por isso o golpe.

  24. Com essa notícia o Brutt vai pipocar nos headquarters da Banca
    Nativa……………………!!!!!!
    Classes Médias paneleiras de “‘narizes arrebitados”” e politicamente ingênuas

    e/ou mal intencionadas, OPERADORAS DO GOLPE, que preparem o
    Bolso………………….!!!!! Além de escola

    para os filhos, Plano de Assistência Médica…………….., terem que ir trabalhar de
    Automóvel………………………, pagarão também para obterem uma suposta e
    miríade parca Aposentadoria………………!!!!!

  25. Alguém tem que parar com a demagogia e implantar a reforma que garanta as aaposentadorias futuras. Até agora nenhum governo quis mexer pra não perder popularidade e votos. Muitos países europeus Tiveram que adotar medidas similares e anti populares pra resolver o problema. Com dinheiro sendo gasto a rodo e roubado pelo governo petista por 13 anos sobrou para os sucessores governos tentar consertar a m … que deixaram o país. Se não fosse Temer outro teria que fazer a reforma. Mas os políticos, como Alvaro Dias, poderiam também ter a decência de mexer nos salários e previdência do Legislativo, como o direto a aposentadoria com apenas dois mandatos, assim como recebe o Requião que tanto crítica os governos que faz oposição. Mexer no próprio bolso ninguém quer.

    • Sempre a merda das comparações, então porque o senhor também não compara a qualidade de vida europeia, o salário europeu, o respeito ao trabalhador, a carga horária e muitas outras, os TRouxas apoiadores do golpista e do psdb e outras merdas, querem que seja igual somente o ônus, porque o bônus é dos europeus.

    • Lá vem o filósofo de botequim com a frase “mexer no próprio bolso ninguém quer”. O cunhista deve achar o máximo o Michel Cunha “mexer no bolso do trabalhador” pra tirar o pouco que lá tem. Tem muito vagabundo que teve sorte de não ter nascido em Cuba nos anos sessenta…

    • Que tal mexer na aposentadoria dos políticos? Eu aceito me aposentar com 65 anos, ganhando a metade do que ganho se à regra for para todos/as. Que merda é esta que só os pobres tem de pagar a conta???

  26. Até Tu……………, Esmael…………..!!!! Propagando a coluna do Golpista……….., Tucano

    ………….!!!!! Ou eu estaria equivocado……………..????!!!!!!

    • Meu caro, esse blog é democrático. O Esmael faz questão que Alvaro dias e Romanelli escrevam aqui.

      • Sem borrachada e gás lacrimogênio

      • Não me parece minimamente razoável fazer uso da terminologia “”DEMOCRACIA””,

        quando em se tratando da acão perniciosa de um indivíduo que contribuiu para

        o estupro do Estado de Direito…………………!!!!!

        Este sujeito deve ter o seu nome execrado em Praca Pública pela sua ruptura

        com o princípio basilar da Democracia ……………, que é o VOTO

        POPULAR……….!!!!!

        PS.: Tomemos como exemplo a Franca da década de 40…….., que àqueles que colaboraram com o Exército de Ocupacão…………………., era conferido à execracão pública com alcatrão e algodão…………………….!!!!!! Com a Pátria não se transige…………..!!!!!

  27. Pô…………….., quem diria…………, o blog do Esmael servindo de porta voz do Golpista

    Tucano Verde…………………..!!!!!!!

    • Antes de tudo, esse governo ilegítimo é o COVEIRO do SEPTUAGENÁRIO, direitos e leis não valem mais nada nesse país caro Senador.
      Quero ver professores com mais de sessenta anos em sala de aula por exemplo? Explique isso para milhares dele(a)s.

      • quem então vai querer ser chamado de Coveiro do Septuagenário

        • O coveiro do sexagenário! disse Joaquim Nabuco, no seu primeiro discurso na Câmara dos deputados (3 de julho). Pobres Velhos! O Dantas deu-lhes a oportunidade de morrerem livres. O Saraiva quer enterrá-los algemados (COSTA apud Revista Ilustrada, ano 10, n 413, 30 de julho de 1885, p. 1)

          Quem será os novos Coveiros agora dos trabalhadores e servidores do Brasil livre

      • Amigo Jr, certamente o Senhor senador está planejando com a mídia de fazer lavagem cerebral no povo brasileiro, para apoiar um crime desses contra o trabalhador, que sempre acaba sofrendo as consequências de tudo. E consequentemente, ter que ver seus filhos ter aulas com professores que não estarão se aguentando mais. Quem perderão serão os pobres filhos dos trabalhadores…

      • Concordo totalmente! Esses crapulas deveriam ficar trabalhando um ano em sala de aula pra ver o que é trabalhar! Bando de bandido!

    • Eu quero saber onde teremos a festa para comemorarmos o Dia Internacional da Capivara?
      O prefeito não vai fazer nenhuma homenagem ao grande roedor?
      Que tal usar aquela “bicicreta” de ferro que tá na frente do prédio da prefeitura e fazer uma “CAPIVIREATA” para a homenagem.
      Vou aguardar ancioso por novidades durante o dia.

    • Me desculpe Senador, mas, estamos cheio de pedágio. Pedágio o escambau, com esse governo ilegítimo. Fora!!!!