“Foi feita por bêbados”, diz Gilmar Mendes ao revogar a Lei da Ficha Limpa

gilmar_ficha_limpaO ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ao defenestrar a Lei Ficha Limpa, disse ontem (17) que de tão mal feita parece que foi feita por “bêbados”.

“Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo… Essa lei foi tão mal feita que parece que foi feita por bêbados. Ninguém sabe de que contas estão falando. A dificuldade aqui é a questão de interpretar a lei conforme a Constituição”, disse Gilmar Mendes, presidente do TSE.

A Lei Complementar 135/2010 foi criada por meio de iniciativa popular (CF/88, art. 61, § 2°) com o intuito de combater a corrupção eleitoral. A Ficha Limpa barrava candidatos com condenação por órgão de contas.

A Igreja Católica esteve à frente da iniciativa ao lado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, fundado pelo juiz de Direito Márlon Reis.

Agora, com o novo entendimento do TSE, mesmo que a corte de contas dê parecer pela rejeição das contas, os prefeitos podem se candidatar.

“Parecer técnico elaborado pelo tribunal de contas tem natureza meramente opinativa, competindo exclusivamente à câmara de vereadores o julgamento das contas anuais do chefe do poder executivo local, sendo incabível o julgamento ficto das contas por decurso de prazo”, estipulou Gilmar Mendes.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Isso aqui parece terra árida, sem justiça.

  2. Isso chega a ser nojento!
    Mas, afinal, ninguém faz nada contra esse cara?
    Os demais ministros, por acaso, tem medo dele?

  3. O GILMAR LIBERA, E CABE AO CIDADÃO NÃO VOTAR NESSA IMUNDICE!!!!

  4. E quem deu habeas corpus a um estuprador de 32 mulheres, permitindo-lhe fugir do Brasil estava de porre? Tinha fumado maconha? ou tinha tragado uma pedras de craque?

  5. Esse gilmar mendes so pode ta bricando com o povo brasileiro .
    Depois de dezenas de milhoes de assinaturas para criar a lei da ficha limpa, ele simplesmente libera os fichas sujas todos condenados pelo (STE) para concorrer as eleicoes que estao por vir.
    Me desculpem os artistas de circo, mais esse cara deveria ser palhaco pra fazer uma palhacada dessas.

    VERGONHA.
    VERGONHA.
    VERGONHA.

  6. É isso mesmo ? A lei foi revogada ?

  7. LAMENTAVEL

  8. Como pode?
    Uma lei com milhões de assinaturas é aprovada pela Câmara Federal e pelo
    Senado Federal em maio de 2010, sancionada pelo Presidente da República
    em junho de 2010, e foi considerada constitucional pelo STF em fevereiro de
    2012, que corroborou assim a posição do TSE, pode ser jogada na lata de
    lixo, por uma decisão “etílico-monocrática” do ministro Gilmar Mendes?!?
    Se a resposta for sim, então temos a insegurança jurídica institucionalizada
    no Brasil.
    Nada vale nada, o Direito está morto.
    A casa da mãe Joana é aqui mesmo, entrem e divirtam-se.
    Será que o Ministro Gilmar sofreu alguma ameaça?
    Porque seria essa a única maneira de explicar essa decisão na contramão
    do Sr. Ministro Gilmar.

  9. este picareta não passa de um lixo,a sua cara e tudo que ele mesmo descreve.quem e representante dessa merda e outra mais que se quer são respeitadas e COMPRIDAS.bem como ele um dia deste disse uma quadrilha pois bem gilmar vossa senhoria se enquadra muito bem.

  10. LEI da ficha limpa de mentira,por inúmeras vezes tenho dito e escrito neste blog ,isso e uma vergonha como tantas outra leis que se quer funciona.um pais que a impunidade e corruptos golpistas MANDA.não a outro nome,golpe e melancolicamente temos um S T F ,que não sabíamos nós que era tão ruim assim ,vergonha da vergonha.assim como golpe do golpe.

  11. Adianta Lei da Ficha Limpa se o brasileiro vai no dia da eleição e vota em PT para presidente com PMDB para vice presidente e o PSDB fica sendo o segundo mais votado?

    • Sempre tem um idiota que coloca o PT na conversa.

      • Podia até por a sua mulher na conversa mas aí fugiria do tema politico e partiríamos para o tema surubal né……

        • Muito bom Genildo, partiu para ofensa. Ser muito inteligente você hein 😀

          • Alex Sória seu comedor de mortadela, vai la em cima e vê quem partiu pra ofensa primeiro……. vocês esquerdopatas são cheios de mimimi né, começam e quando recebem o troco ficam chorando.
            Acabou a passividade com essa raça, que isso fique bem claro!

    • Sempre tem um idiota e imbecil que vem legitimar sua diarreia mental com a sigla do PT.

    • Você não é o Genildo do PPS de Araucária né? Pois seu comentário denota total desconhecimento dos por quês desses partidos terem esse resultado eleitoral! E é o mesmo motivo que estamos nesse caos no país, que não é culpa de um partido mas de uma corja legislativa que infesta cada uma das casas de leis desse país, das câmaras municipais à Federal! Quem não entende esses princípios básicos da política tinha que pedir o boné e sair!!

  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Piada pronta do Gilmar
    Só falta ele falar que para ser uma boa lei, deveria ter um artigo dizendo que o PDSB não pode ser investigado, sob hipótese alguma.

  13. Somos o único Pais de Mundo que temos um idiota na Suprema Corte.

    Ele e o Moro podiam trabalhar juntos.

  14. Esse bebum deve estar se referindo ao pessoal dele.

  15. Poderíamos esperar algum pronunciamento melhor do Gilmar? Sua biografia prova que não. E Joaquim Barbosa o definiu, já que o conhece muito bem.

  16. O curioso é que toda vez que vejo a imagem deste senhor, tenho a impressão de que ele está bêbado.

  17. Gilmar velho está gaga.

  18. Pode até “parecer” ser de bêbado, mas é mais confiável do que quem não tem legitimidade moral para falar, apenas tem cargo e muito corporativismo, pq basta fazer uma pesquisa simples na biografia do cidadão para ver obscuridade e falta de ética. #ForaTemer

  19. TINHA QUE JOGAR UM CAMINHÃO CHEIO DE EXPLOSIVOS DENTRO DESSE STF!!!!

    • MEU DEUS, ONDE QUE EU APERTO PARA SAIR DESSE “PAÍS”, ONDE TUDO ESTÁ FICANDO DE CABEÇA PRO AR, DE PATA ARRIBA, ONDE VAMOS PARAR; QUEM PODERÁ NOS AJUDAR SÓ O FALECIDO CHAPOLIN COLORADO;
      QUE PAÍS É ESSE!