PF prende ex-ministro Paulo Bernardo

Paulo_BernardiO ex-ministro das Comunicações e do Planejamento Paulo Bernardo foi preso na manhã desta quinta-feira (23), em Brasília, pela ‘Operação Custo Brasil’ da Polícia Federal. A ação conjunta com o MPF e a Receita investiga suposto pagamento de propina de R$ 100 milhões em contratos de informática.

PF deflagra Operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato

Da Agência Brasil

Em ação conjunta com o Ministério Público Federal e a Receita, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (23) a Operação Custo Brasil. O objetivo é apurar o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, no valor de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os policiais federais estão cumprindos 11 mandados de prisão preventiva, 40 de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, do Paraná, Rio Grande do Sul, de Pernambuco e no Distrito Federal, todos expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo.

De acordo com nota divulgada pela PF, há “indícios de que o ministério direcionou a contratação de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática para a gestão do crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos federais com bancos privados”, interessados na concessão desse tipo de crédito.

O inquérito foi aberto em dezembro de 2015, após a decisão do Supremo Tribunal Federal de que a documentação recolhida na 18ª fase da Operação Lava Jato, conhecida como Pixuleco 2, fosse encaminhada para investigação em São Paulo.

De acordo com as investigações, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no Ministério do Planejamento por meio de outros contratos – fictícios ou simulados.

Os investigados responderão, de acordo com suas ações, pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de 2 a 12 anos de prisão.

Os presos e o material apreendido serão encaminhados à sede da Polícia Federal em São Paulo. As pessoas conduzidas coercitivamente são ouvidas nas instalações da PF mais próximas dos locais em que forem encontradas.

A Polícia Federal dará uma entrevista, às 11h, no auditório da Superintendência Regional em São Paulo.

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Dia Feliiizzz, PB tá preso !!!

  2. Quando nós pensamos que já vimos de tudo me aparece um esquema que desviou mais de 100 milhões do CRÉDITO CONSIGNADO…Quero ver agora como vão se explicar pra população…

  3. Essa banda podre do paulo bernardo, vargas e cia que roubaram o que puderam e jogaram o pt no lixo.

  4. É preciso lembrar que Sarney, Renan, Cunha e Jucá também fazem parte da mesma facção do PT. Há pessoas que querem colocá-los no colo da oposição. Eles, até então, serviam de muleta para concretizar os planos do PT, de perpetuar-se no poder, por meio do nosso dinheiro desviado, através de repasses bilionários.

  5. Paulo Bernardo, guerreiro do povo brasileiro! Acho q a APP deveria ir às ruas conta essa injustiça! Vamos convocar os professores e invadir a Alep! Daqui a pouco os fascistas vão querer prender a Gleisi! Absurdo! Golpistas!

  6. Parece que espelhos escuros se quebraram nesta escuridão,O pior ainda ESTA POR vir,QUEM viver VERAS.

  7. Prenderam também o 247, fonte “fidedigna” desse e de muitos outros blogs.

  8. Quando em tempos medievais carrascos mascarados decepavam cabeças, a multidão se manifestava em gritos de tenebrosa alegria, livre da algoz sanha. Crianças merecem o céu, e os ignorantes as pedras da terra devastada. O governo Temer já abriu o espaço aéreo brasileiro às nações “amigas”, quer entregar ao capital estrangeiro desde urânio, petróleo, águas, ou todo tipo de riqueza brasileira; libera a venda de qualquer bem ou empresa, patrimônio dos governos estaduais, não para sanear suas finanças, mas para compensar bilionários repasses federais recém realizados, ao mesmo tempo que desmontam a república. Crianças merecem os céus, os ignorantes as pedras da terra devastada. Mas para o bem de todos, a nação resiste. Fora Temer!

  9. Não fiz nenhum crime. Nunca trabalhei com nada do governo e nunca fui abordado por ninguém me oferecendo propina, mas se for pra cumprir pena lá em Fortaleza numa mansão com piscina e coqueiros, EU ASSUMO!!!!!!! Me condenem por favor!!!!

  10. Este mês ainda não consegui pagar minha energia e minha aguá , e estes F.P. só falam em milhões e o pior ainda querem ter razão.

  11. E A TVCI DE PARANAGUÁ?

  12. KKKKKKKKKKKKK… E AGORA ESMAEL ??

  13. Vou abrir o bico e contar tudo que sei. Não ficará pedra sobre pedra

  14. Ai meu deus, me dei mal fui carregar mala do PB e acabei na Federal….

  15. Está tudo bem. Desde que não seja contra ninguém do PSDB-DEM-PPS e demais bandidos protegidos pode prender todos, mas não mexam com os tucanos.

  16. Obaaaaa … já dá, então, pra prender a zoiuda da mulher do cunha??? … E a filha??? … Se prenderam o marido da Gleisi, né não? …

  17. Parece que a PF não prende mesmo é a mulher e a filha do Cunha… e muitos tucanos igualmente suspeitos de corrupção. A PF prendeu o Paulo Bernardo com base em “indícios”. Vamos esperar as provas. Além do mais, polícia não julga. Quem julga é juiz. Além do mais, a História vai registrar em breve a real intenção de muitas ações da PF e do poder judiciário movidas desde o final do primeiro mandato da presidente Dilma. O povo não é bobo. E vamos dizer sinceramente: com base em “indícios”, a polícia pode escolher a dedo quem prender. Há gente nessa condição que não acaba mais!

    • Lógico que quem julga é o Juiz, esse mesmo Juiz que mandou prender esse ladrão do Paulo Bernardo. A Polícia Federal investiga e repassa ao Ministério Público e ao Juiz, que manda prender. Funciona assim. Falta prenderem a Gleise, o Lula e a Dilma, dai já melhora a alta estima do povo Brasileiro, cansado de ser oubado pela quadrilha que se instalou no Governo Federal, quadrilha esse que é defendida por tontos do PT.

  18. E o Sarney, Renan, Cunha e Jucá não vão ser preso?????? Esqueci eles não são do PT.

    • É preciso lembrar que Sarney, Renan, Cunha e Jucá também fazem parte da mesma facção do PT. Há pessoas que querem colocá-los no colo da oposição. Eles, até então, serviam de muleta para concretizar os planos do PT, de perpetuar-se no poder, por meio do nosso dinheiro desviado, através de repasses bilionários.

  19. E agora, Jose?

    • Sr. ENEM,
      Então não tem o que você comentar agora né?
      Quando essas delações chegarem daí você aparece para comentar.
      Em vez de mostrar a sujeira dos outros tente defender o seu companheiro. Dizer que os outros também fazem para diminuir a importância dos seus crimes praticados é tática velha adotada pela companheirada.
      Hoje quem vai dormir numa cela gelada será o PAULO BERNARDO, braço forte do PT.

      • Então você admite a “sujeira dos outros”? No exercício da plena cidadania, o brasileiro não só tem o direito como a obrigação de exigir que ações policiais e decisões judiciais não sejam politizadas como o que está ocorrendo.

  20. Aí sim! Demorou! Estava lá escondidinho, quietinho. A esposa fica pra mais tarde. E os da Silva quando será que virão passar uma temporada na gelada República de Curitiba?

  21. Ver o desmoronamento da sofisticada organização criminosa petralha não tem preço.PT, decididamente, é caso de polícia.

  22. CENTRO CÍVICO TREME!!! A CAPIVARA TÁ SE ESCONDENDO NO RIO QUE PASSA ATRAS DA PREFEITURA. TEM GENTE COM MEDO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2012.

  23. Que noticia boa, e a Gleisi vai também? E o Lularapio e seus filhos?

  24. Sendo um caso antigo, ressuscitado, serve para abafar a Operação Turbulência que afeta diretamente o PSDB e PSB seu braço e já tem um morto de hoje em Recife, pra somar se à modelo morta em Minas.

  25. Oba!!!! que legal, agora quero ver a narizinho Gleisi também atrás das grades!!!!

  26. Então não é LavaJato. Melhor.

    Se foi essa baixaria toda e tanta incompetência na hora de cometer um crime besta, deixando rastros banais, merece dez anos só pela ingenuidade e menosprezo da inteligência eventual de outrem.

    Enquanto isso a CPI da Mafia da Merenda Paulista que furtou recursos federais foi agraciada com uma direcao Aliada do PSDB. Dois Brasil.

    • Pera lá… não entendi sua reação.
      Quer dizer que ele merece 10 anos pela incompetência e deixar rastros banais?
      Agora pelo crime não?
      Sério?
      Vocês petistas merecem ser estudados…