Emir Sader: O dedo de Lula

via Brasil 247

bolsonaro_dedo_moroEmir Sader*

Dois ídolos do ódio racista que a direita promoveu no Brasil, Bolsonaro e Moro, usaram o dedo do Lula para expressar seus valores. Bolsonaro imprimiu e difundiu camisetas em que aparece a mão do Lula com quatro dedos, explorando o defeito físico do maior líder popular que o Brasil já teve. Moro, conversando com seus comparsas, se refere ao maior dirigente político que o país tem como “nine”, uma forma depreciativa de mencionar Lula.

São duas formas de expressão em que se revelam personalidades desprezíveis, odiosas execráveis, de preconceito e de tentativa de desqualificação de um líder popular, de um operário, de um imigrante nordestino. Coisas que incomodam profundamente à direita brasileira e por isso ela se expressa, através de seus lideres, dessa forma. Expressam bem o que é a elite branca brasileira do centro sul, que se considera dona do país e sempre tratou de tratar aos outros – os de origem popular, os do nordeste, os trabalhadores – como bárbaros, selvagens, “mal informados”, como disse o outrora líder dessa gente, o FHC.

A sociedade brasileira teve sempre a discriminação como um dos seus pilares. A escravidão, que desqualificava, ao mesmo tempo, os negros e o trabalho – atividade de uma raça considerada inferior – foi constitutiva do Brasil, como economia, como estratificação social e como ideologia.

Uma sociedade que nunca foi majoritariamente branca teve sempre como ideologia dominante a da elite branca. Sempre presidiram o país, ocuparam os cargos mais importantes nas FFAA, nos bancos, nos ministérios, na direção das grandes empresas, na mídia, na direção dos clubes, nas universidades, nos governos – em todos os lugares em que se concentra o poder na sociedade, estiveram sempre os brancos.

A elite paulista e do sul do país representa, melhor do que qualquer outro setor, esse ranço racista. Nunca assimilaram a Revolução de 30, menos ainda o governo de Getúlio. Foram derrotados sistematicamente por Getúlio e pelos candidatos que ele apoiou. Atribuíam essa derrota aos “marmiteiros”- expressão depreciativa que a direita tinha para os trabalhadores, uma forma explicita de preconceito de classe.

A ideologia separatista de 1932 – que considerava São Paulo “a locomotiva da nação”, o setor dinâmico e trabalhador, que arrastava os vagões preguiçosos e atrasados dos outros estados – nunca deixou de ser o sentimento dominante da elite paulista em relação ao resto do Brasil. Os trabalhadores imigrantes, que construíram a riqueza de São Paulo, eram todos “baianos” ou “cabeças chatas”, trabalhadores que sobreviviam morando nas construções – como o personagem que comia gilete, da música do Vinicius e do Carlos Lira, cantada pelo Ari Toledo, com o sugestivo nome de pau-de-arara, outra denominação para os imigrantes nordestinos em São Paulo.

A elite paulista foi protagonista essencial nas marchas das senhoras com a igreja e a mídia, que prepararam o clima para o golpe militar e o apoiaram, incluindo o mesmo tipo de campanha de 1932, com doações de joias e outros bens para a “salvação do Brasil”- de que os militares da ditadura eram os agentes salvadores.

Terminada a ditadura, tiveram que conviver com Lula como líder popular e o Partido dos Trabalhadores, para quem canalizaram seu ódio de classe e seu racismo. Lula é o personagem preferencial desses sentimentos, porque sintetiza os aspectos que a elite paulista mais detesta: nordestino, não branco, operário, esquerdista, líder popular.

Não bastasse sua imagem de nordestino, de trabalhador, sua linguagem, seu caráter, está sua mão: Lula perdeu um dedo não em um jet-sky, mas na máquina, como operário metalúrgico, em um dos tantos acidentes de trabalho cotidianos, produto da super exploração dos trabalhadores. Está inscrito no corpo do Lula, nos seus gestos, nas suas mãos, sua origem de classe. É insuportável para o racismo da elite branca brasileira.

Essa elite racista teve que conviver com o sucesso dos governos Lula, depois do fracasso do seu queridinho – FHC, que saiu enxotado da presidência – e da sua sucessora, a Dilma. Teve que conviver com a ascensão social dos trabalhadores, dos nordestinos, dos não brancos, da vitória da esquerda, do PT, do Lula, do povo.

O ódio a Lula é um ódio de classe, vem do profundo da burguesia paulista e do centro sul do país e de setores de classe média que assumem os valores dessa burguesia. O anti-petismo é expressão disso. Os tucanos foram sua representação política e a mídia privada, seu porta-voz.
Da discriminação, do racismo, do pânico diante das ascensão das classes populares, do seu desalojo da direção do Estado, que sempre tinham exercido sem contrapontos. Os Cansei, a mídia paulista, os moradores dos Jardins, os adeptos do FHC, do Serra, do Gilmar, dos otavinhos – derrotados, desesperados, racistas, decadentes.

Na crise atual, a burguesia e setores da classe media do centro sul protagonizaram algumas das cenas mais vergonhosas da historia brasileira, nas manifestações contra a democracia, a favor do golpe e da ditadura militar, exibindo suas dimensões mais fascistas e discriminatórias. Colocavam pra fora o ódio contra os que tinham regulamento o trabalho das empregadas domésticas, que já não serviriam à opressão e à exploração indiscriminada das patroas. Contra os que tinham transformado o Nordeste, que tinham aberto as universidades para os jovens pobres, contra os que tinham permitido aos pobres de viajar para ver seus parentes ou para fazer turismo. Contra os que fizeram do Brasil um país menos injusto, menos desigual, contra os que tiraram o país do Mapa da Fome, a que as elites brancas tinham condenado o povo para sempre.

E Lula sempre foi e continua sendo a expressão mais alta desse movimento de democratização social do Brasil. Gente como Bolsonaro e Moro ofendem a Lula porque sabem que assim ofendem ao povo, aos trabalhadores, aos nordestinos. Tentam desconhecer que a indústria brasileira foi construída com as mãos de operários como o Lula, que os carros em que eles passeiam foram construídos por trabalhadores como o Lula. Que o dedo que Lula perdeu são os muitos dedos que os acidentes diários de trabalho provocam nos trabalhadores, para sobreviver com baixos salários e produzir as riquezas do Brasil.

O racismo é um crime imprescritível. Bolsonaro e Moro são os herdeiros do político do sul que disse que “iam acabar com essa raça por décadas”. Deveriam ser processados por racismo, ao exibir essas camisetas com Lula sem um dedo e ao falar de Lula como “nine”. São seres desprezíveis, odiosos, execráveis, do pior que o Brasil tem, pelo ódio de classe ao povo, aos trabalhadores, aos nordestinos, pelo ódio ao Brasil.

Nós nos orgulhamos de Lula como eles não podem se orgulhar de seus ídolos, promotores do estupro de mulheres e agentes fascistas contra os partidos e líderes de esquerda, contra a própria democracia, que é e será fatal para eles.

*Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros.

78 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Quem explorou a deficiência do dedo mindinho do Lula é o próprio Lula, que se aposentou jovem por invalidez dizendo-se inapto para o trabalho devido a falta do dedo. Agora dirigir um país sem o dedo pode??? Estranho. Agora esse sociólogo exagerou porque o Moro é uma pessoa competente e corajosa que enfrentou grandes e poderosos inclusive, ricos da elite paulista, amigos do Lula tipo Marcelo Odebrech. Agora só falta este sociólogo dizer que o presidente da Odebrech é um pobre retirante nordestino sofrendo preconceito??? Seus argumentos, sr Emir, não se sustentam, fazendo um texto incoerente. Lamentável!!! Quanto ao Nordeste, este papo que são miseráveis é história. Fui para lá e vi um povo vivendo muito bem e cidades agradáveis. Parem com este vitimismo porque não cola mais. Só existe um país, Brasil e não vários países dentro do Brasil.

  2. Vocês conhecem alguma máquina que amputa apenas o dedo mínimo?????? Tem algo de suspeito nesta história!!!!!! Qual foi o valor da indenização??????? Conversem com grandes empresários.

  3. Os bandidos que estão sendo acusados querem mudar a legislação para proibir delações premiadas de quem está preso.
    Deveria também proibir os jornalistas presos por corrupção, de receber dinheiro de propina, de petrolão, de continuar publicando matérias fantasiosas como o BLOG 247, que recebeu milhões dos cofres da corrupção do PT.

  4. O molusco 4 dedos poderia ter sido um dos maiores lidere do mundo, não do Brasil, mas a ignorância, o analfabetismo, a ganancia, a sede de poder e roubalheira para se tornar poderoso o transformou no maior bandido do Brasil!!!!!!

  5. FooooorrrrraaaaaaDDDDIIIIILLLLLLMMMMMMAAAAAAAA!
    Prisão no Lula!!!!!!!!!!!!!!!!1nos filhos corrputos, na Dilma!!!!!

    Vai MORO vai Moro prende essa tralha!!!!!!!

  6. O olho desse “Apartidário” fajuto (opiniões acima, enchendo o saco da galera e poluindo a página), que só enxerga um lado, é um “olho cego” que fica pra trás e nunca vai enxergar nada. Asshole! Uí, diz ele… Asshole!! Degenerado dos piores… Baba ovo… Só produz excreções… Vade Retro Satanás…

  7. Quanta besteira no texto desse sujeito que se diz sociólogo. …quer acobertar os crimes dos petistas acusando os outros…típica tática dos companheiros que não convence mais ninguém. …

  8. Segundo planilha publicada no DCM o que mudaria o voto de senadores que votaram a favor na admissibilidade não seria o compromisso com o plebiscito e nem a política econômica. O que o Senador Requião, em quem confio, teria a dizer sobre isso já que ele diz que é o plebiscito e o compromisso contra o neoliberalismo que convenceria os senadores pró-golpe?

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

  9. Emir o que você tem contra nós aqui do Sul? Deve ser porque somos povo trabalhador e não gostamos de corruptos.

  10. http://www.ocafezinho.com/2016/06/24/campos-de-exterminio-mental-a-classe-midia-e-o-mainstream-do-golpe/

    Licença, Esmael, bom dia.

    O pessoal que estuda na Veja e acha que pode nos educar, aqui, poderia tentar ler este texto de Dr. Bajonas.

  11. Sentem -se para ler.

    Leiam no 247. João Carlos da Rocha Mattos, aquele juiz vendedor de sentença (único, pois os outros são anjos, rarará)
    está solto e foragido.

    Os comparsas nunca pediram a prisão dele? O processo começou em 2003. Estamos em 2016. E eu pensando quecele até já terminou a pena……

    Uma mao lava a outra. E ambas lavam a bunda que senta no processo.

    Sou a favor de cadeia para juiz que deixa processo prescrever. Urgente.

  12. O texto fala da falta de educação. Ataque a pessoa com deficiência.

    Bolsonaro é um coitado mas Moro é filho de professora. Não foi educado.

  13. Apartidário respeite as opinião,e os erros pois os corruptos estão em todos lugares e instituição, já o pt ou seja qualquer outro Partido e sigla ou (cicla )seja como for aqui nós demos e escrevemos como pensamos,Agora se você se acha sempre o melhor vai tomar lá??????????????????????????????????????????????. com os lixo beto lixo cunha lixo temer lixo AÉCIO lixo fhc mais lixo jaime lerner lixo duas vezes e mais o bando do CAMBURÃO mas até que esta divertido enquanto isso os corruptos estão ai pensando já no dia seguinte como continuar com as maracutaias boa noite mais um lixo MORO Rossoni pessuti rapais e muito lixo lixo lixo lixo lixo etc.

  14. Os apartidários do Parana tem corrupto favorito. Cunha, Richa.

  15. Os coxinhas acéfalos tem como ídolo o grão vizir da corrupção do país, o pai da institucionalização da maior roubalheira da história…FHC!!!!
    Na republiqueta de cu…ritiba re-elegeram o discípulo tucano play boi … que está acabando de afundar o que sobrou do Estado do Paraná …só sabe aumentar impostos e engordar as contas dos seus secretários com os supersalários de corar de vergonha a comparar o que ganha um professor neste Estado.
    Engraçado deve ser masoquismo seletivo re-eleger um desgovernador!!!

  16. Povo covarde povo paranaense é totalmente covarde tem um governante ladrão e ninguém faz nada .

    • Não sei de onde é nem me interessa, mas pelo discurso mora num estado que não tem ladrão nem corrupto né? Que maravilha hein!

    • Verdade Nando, este blog que já foi bom, no sentido de brigas mostrando as podridões do Beto Bicha, agora se voltou a dar enfase somente para as trapalhadas do traidor Roberto Gagá Requião, o resto ficou a deriva….

  17. Pra quem gosta de ler; e usa a cabeça para pensar:

    http://www.socialistamorena.com.br/a-direita-usa-o-pt-para-esmagar-a-esquerda/

  18. Apartidário, pelo jeito você foi outro enganado pelo Lula e se arrependeu. Agora fica aí lambendo outro, OTÁRIO

    • Desculpe, vc não é do PDP – Partido da Delação Premiada, vc é mesmo do PDO – Partido Dos Otários…

      • Otário e quem acredita nessa gangue depois de tudo que fizeram com o país.

        Vai trouxa, defende essa quadrilha de corruptos.

        Devem ter implantado um chip programado pra idolatrar ladrão no seu sensor de ré!

    • Nunca me enganei com Lula, com Dilma, nem com o PT.

      Só trouxas se enganam com essa gente.

      • Xô, APARTI-otário de satanás, vê se estuda e aprende o que é ser mesmo apartidário e isento. Pelo menos leu o artigo? Você tem todo tipo que não lê, com essas opiniões sem-vergonhas, partidárias e incendiárias de escolher um lado pra chamar de ladrão. Vai estudar! Tá fazendo o que nesta página?

      • Tbm acho. As construtoras só doaram para as campanhas do lula e da dilma. Os procuradores nunca falaram uma virgula desses petralhas. Viva imparcialidade.

  19. MUITO bem bolsonaro talves não erra por corruto,mas sim como mal educado boca suja um peixe morre pela boca não por ela ser suja,mas por alimentar e alimentar muitos entre ricos e póbres.

  20. DR.Moro sou capaz de apostar se tirar o DR de MORO foge longe fui entre um debate lula Moro lula e bem capaz de por moro a borra botas.

    • Lula só mente e engana trouxas!

      • Isso mesmo só nois q nao. Viva temer. Viva aecio. Viva Serra. Viva richa. Viva hauly. Viva cunha. Viva a castra superior brasileira. É que dizer viva o povo brasileiro nao pega bem.

  21. PELO que entendo de opinião,Demogracia não tem lado nem cicla partidária,agora golpista tem lado e nome.

  22. E mesmo dr,Moro e tão bom que as falcatruas do parana com a venda o melhor a doação do BANDO do ESTADO as provas foram apresentadas a este tal menino midiático então DR.Moro dever enfiado bem lá no fiofó,estes são os HONESTOS que estão a frente da LAVA lama partidário de um lado só.estes golpistas não me representa,mas e isso cada um defende o que acha que esta CERTO.

  23. APARTIDÁRIO, sabemos bem qual é o seu partido e filiação:( um dia você talvez seja mais um a ingressar (se já não ingressou) no PARTIDO DA DELAÇÃO PREMIADA, para ganhar mais alguma grana ilícita, enganador…

    • CENTENAS DE PRESOS PELA LAVA JATO, QUEM GANHOU GRANA ILÍCITA FÁCIL?

      MAS FALTA PRENDER O MAIS LARÁPIO DE TODOS. AGORA QUE O PROCESSO RETORNOU A REPÚBLICA DE CURITIBA NÃO VAI TARDAR.

      PT (perda total).

      • Quem mais ganhou grana ilícita fácil foram os delatores (e os que estão bem soltos, fora o Odebrecht, que também vai delatar, mas só quem lhe interessar pra ganhar o prêmio), otário

      • Isso mesmo a corrupcao no brasil comecou com o PT. Os q estao presos nunca participaram de outro governo. No governo FHC o procurador investigava tudo e nao achava nada. Privataria é coisa de petralha assim como esse papo de compra de releicao e o nosso querido moro investigou e puniu todos no caso banestado.

      • Bem comentario de idiota orgulhoso. Republica de Curitiba meuzovo. Vc eh um tremendo de um tucanalha, defende Bostonaro, deve odiar pobre, ser racista. Deve ser um tremendo de um peh rapado que pensa que eh burgues. Batedor de panelas, idiotizado pela midia vendida. Vc tambem acredita que o sul eh a “locomotiva” que puxa o restante do Brasil preguiçoso? Republica de Curitiba eh o seu Toba…

  24. e ainda temos entre tantos e tantas estes APARTIDÁRIOS que se quer lembra do nosso pais entes,se se cresse entre as dificuldades só se luta quando enfrentamos???. os acovardados e covardes se lamentam e sempre a culpa e dos OUTROS.

  25. o interessante e que mesmo quem nunca votou em LULA e DILMA hoje estão em defesa de lula e Dilma pois isso e bem real pois a lava jato sempre pendeu em um só lado esta hoje tem NOME lado dos GOLPISTAS,lava jato tem lá sua grande CULPA por ser MIDIÁTICA,pau mandada que falta de justiça com caráter,…já o que se diz de BOLSONARO a muito tempo deveria ter sido expulso caçado politicamente vergonha.

    • FALE POR VOCÊ!
      QUEM TE DISSE QUE QUEM NÃO VOTOU EM LULA E DILMA AGORA OS DEFENDEM? QUE PAPO FURADO E ESSE?
      QUEREMOS ESSA DUPLA BEM LONGE DAQUI DO BRASIL!
      QUANTO AO POLÊMICO BOLSONARO, ATÉ AGORA NÃO FOI ACUSADO DE CORRUPÇÃO QUE EU SAIBA. JÁ A CORJA QUE OCUPOU BRASÍLIA NESSES ÚLTIMOS 12, 13 ANOS ROUBARAM ATÉ NÃO PODER MAIS.
      FORÇA A LAVA JATO.

  26. LULA sempre sera lembrado como antes agora e o que vira,sempre sera lula O RESTO DESTES idiotas NÓS TAMBéM LEMBRAREMOS DELES MAS COMO golpistas.

    • Lula vai ser muito mais lembrado depois do resultado do processo que retornou as mãos do juiz Moro.

      Quero assistir de camarote!

      • Eu tbm pois dai acaba a lava jato e o brasil pode voltar a crescer. O objetivo foi conseguido. A minha le cruse ja esta na mao da minha empregada.

      • Isso, o Japones da Federal vai la prender ele. Pode esperar “apartidario”. Kkkkkkk a desculpa ai, acho que com tornozeleira nao vai rolar para seu heroi ne??????

  27. bem interessante prender os GATOS,pelo ponto de vista e bem interessante,mas deixar os RATOS invadirem novamente bem interessante,estamos sendo usado como bobinhos,interessante isso pra onde ir ou fugir…

  28. Este dedo de LULA que falta Vale mais que os 40 + 2 destes dois idiotas imbecis fascista e golpistas,falta de Respeito com o ser Humano independente de quem for,mas LULA foi e é o maior LiDER político da atualidade que alguns ou não,BOLSONARO uma pessoa destemperada DR moro MIDIÁTICO visível.

  29. Ei Ismael Morais …vc continua defendendo o Presidente que institucionalizou o roubo no Brasil!!!!! LULA… vai te catar cara….

    • Tbm acho bom é o Fhc, itamar. Sarney e todos os presidentes do periodo militar. Que tem fazenda imoveis no exterior. Lula tem apto em sao bernardo. Uma chacara em atibaia e um apto no guaruja em oito anos como presidente vai administrar mal a sua renda. Eu tenho mais imoveis q ele e nunca fui presidente.

  30. Emir Sader é um grande BABA OVO, PUXA SACO, DESPREZÍVEL.

  31. Chamar o juiz que está prendendo corruptos e ladrões do dinheiro público de golpista pode.

    Chamar Bolsonaro de Hitler pode.

    Caricaturizar o Temer de vampiro por exemplo pode.

    Vão dormir!

  32. Acostumem-se! Bolsonaro 2018 PRESIDENTE DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL…….. se anteciparem as eleições, melhor ainda!

  33. BOSTANARO É UM ZERO A ESQUERDA, POIS UM SUJEITO QUE APOIA O ESTRUPO E RIDICULARIZA AS PESSOAS, ALIÁS NÃO RESPEITA AS FAMÍLIAS QUE TIVERAM SEUS FAMILIARES MORTOS PELA DITADURA E AÍ NÃO TINHA OS TAIS “TERRORISTAS” COMO MUITOS DIREITA IDIOTAS FALA.
    E TEM MAIS NÃO SOU PETISTA E NEM GOSTO DE POLÍTICA, MAS ESTE BOLSANARO É O SER MAIS RIDÍCULO E ASQUEROSO QUE APARECEU NO CONGRESSO NACIONAL, SÓ MESMO OS CARIOCAS PARA COLOCAR UMA MERDA DESTAS LÁ.
    QUANTO AO MORO, ESTE É SOMENTE UM INSTRUMENTO BEM UTILIZADO PELO PESSOAL DO SEM VOTOS.

    • CÉSAR, VOCÊ NÃO É PETISTA ????. POIS VOCÊ NÃO PASSA É DE UM IMBECIL.
      FALAR EM PESSOAL DO SEM VOTO ???
      SUA PRESIDENTA, CRENTA QUE ERA GERENTA DO BRASIL FOI QUEM TROUXE O TEMER A TIRA COLO E, USOU BASTANTE OS SEUS VOTOS PARA SE ELEGER.

      CÉSAR, INCLUSIVE, VOCÊ NÃO PRECISA FALAR COMO SEU ÍDOLO BARBUDO.
      ESTUDE UM POUCO MAIS QUE BREVEMENTE VOCÊ ESTARÁ ESCREVENDO MELHOR E INTERPRETANDO AS NOTÍCIAS ESCRITAS.

    • Os mortos na ditadura eram esquerdistas seguidores do também ditador Stálin.

    • Cesar, o filho do Bostanaro, o Bostajunior foi eleito pelos paulistas!

  34. Se com nine já meteu a mão imagine com ten!