Coluna do Enio Verri: Em defesa da democracia conta o golpe

atos
Em sua coluna semanal, o deputado federal Enio Verri (PT) analisa a importância da participação popular em manifestações de rua, como as de sexta-feira (18), na luta conta o golpe da direita. Para o deputado, “é hora de concentrar os esforços daqueles, que independentemente de sua ideologia, pregam pelo respeito e dedicação ao sistema democrático e futuro dos brasileiros, procurando alternativas a crise institucional e política que afetam diretamente a economia e vida de todos os brasileiros.” E completa dizendo que as ruas são do povo que quer mais direitos e mais democracia. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Enio Verri*

Aos gritos de menos ódio e mais democracia, milhares de brasileiros e brasileiras das mais diversas classes sociais, escolaridade e pertencentes a diferentes movimentos e grupos da sociedade foram às ruas exigir o respeito ao sistema democrático, ao resultado das urnas e as conquistas sociais.

Sem apologia à ditadura militar ou discursos que pregavam quanto pior, melhor, o ato, organizado pela Frente Brasil Popular, representa muito mais do que a defesa de um governo eleito democraticamente. Representa o respeito à democracia e as políticas sociais e econômicas que levaram desenvolvimento a todas as regiões brasileiras.

Em seus cantos, mesmo sob críticas ao monopólio dos meios de comunicação e seletividades de investigação e divulgação de informação, os manifestantes exigiam paz, a união, o combate a corrupção em todas as esferas e o respeito as instituições e a Carta Magna. Um ato pela unidade brasileira.

Economia

Sob os riscos da radicalização política e os resquícios do fascismo, ódio seletivo e violência, o povo na rua deve representar não só instituições mais fortes, como também, a maior participação da população nas decisões governamentais, seja pelo diálogo com seus representantes ou nas esferas decisórias, como conselhos e conferências, essenciais ao sistema democrático.

Em meio à crise política que paralisou os Poderes Executivo e Legislativo, assim como, o andamento da economia e as medidas necessárias para a retomada do crescimento, o Brasil precisa da população nas ruas. Mas mais do que isso, da união e compromisso com o desenvolvimento do País.

É hora de concentrar os esforços daqueles, que independentemente de sua ideologia, pregam pelo respeito e dedicação ao sistema democrático e futuro dos brasileiros, procurando alternativas a crise institucional e política que afetam diretamente a economia e vida de todos os brasileiros.

O Brasil exige maior responsabilidade e comprometimento, de seus atores políticos, com um Estado cada vez mais forte, desenvolvido e promotor de justiça social. Uma nação que não aprova a ruptura democrática, mas que participa ativamente das decisões e implantações de medidas que promovem a retomada do crescimento e o fim da crise econômica e política.

As ruas são do povo. De um povo que quer mais direitos e mais democracia.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

Deixe um comentário