Documentário “A Lista de Furnas” mostra corrupção de tucanos na estatal de energia; assista ao vídeo

por Kiko Nogueira, do DCM

Documentário lançado esta semana pelo blog Diário Centro do Mundo (DCM), sobre a “Lista de Furnas”, revela o modus operandi do caixa 2 de políticos do PSDB na estatal mineira; depoimentos confirmam que 156 políticos se beneficiaram de propinas da usina; dentre os tucanos apontados na corrupção estão os presidenciáveis Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra; a produção do DCM ganha luz em virtude do indiciamento do ex-deputado Roberto Jefferson e mais seis foram indiciados pela Delegacia Fazendária (Delfaz) por crime de corrupção ativa e lavagem de dinheiro na energética; assista ao vídeo.

Documentário lançado esta semana pelo blog Diário Centro do Mundo (DCM), sobre a “A Lista de Furnas”, revela o modus operandi do caixa 2 de políticos do PSDB na estatal mineira; depoimentos confirmam que 156 políticos se beneficiaram de propinas da usina; dentre os tucanos apontados na corrupção estão os presidenciáveis Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra; a produção do DCM ganha luz em virtude do indiciamento do ex-deputado Roberto Jefferson e mais seis foram indiciados pela Delegacia Fazendária (Delfaz) por crime de corrupção ativa e lavagem de dinheiro na energética; abaixo, assista ao vídeo.

O DCM apresenta o documentário sobre a Lista de Furnas que prometemos entregar em mais um projeto de crowdfunding.

Com direção do talentoso documentarista e produtor Max Alvim, ele é baseado nas matérias de Joaquim de Carvalho, um dos melhores repórteres do Brasil, colaborador dileto do Diário.

Está ali toda a gênese e as imbricações de um dos grandes escândalos do país — e um dos que mais sofreram tentativas de ser abafado.

O momento do lançamento é oportuno. No sábado, 27 de fevereiro, ficou-se sabendo que o ex-deputado federal Roberto Jefferson e mais seis pessoas foram indiciados pela Delegacia Fazendária (Delfaz) por crime de corrupção ativa e lavagem de dinheiro na estatal mineira.

O Ministério Público Estadual (MPE) levou dez anos para se mexer. Entre os envolvidos estão empresários, lobistas e políticos. Ficou faltando muita gente. Entre as ausências, a de Dimas Toledo, ex-presidente da empresa indicado por Aécio. Dimas não foi indiciado por ter mais de 70 anos e, portanto, contar com o benefício da prescrição.

Assista ao vídeo:

O que o documentário do DCM traz:

. O que é, para que servia e quem produziu a relação de 156 políticos e os respectivos valores recebidos na campanha eleitoral de 2002 do caixa 2 de empresas que prestaram serviços para Furnas.

. Os principais nomes do esquema: gente como José Serra, então candidato a presidente, Geraldo Alckmin, candidato a governador de São Paulo, Aécio Neves, candidato a governador de Minas Gerais, e Sérgio Cabral, candidato a senador pelo Rio de Janeiro, além de candidatos a deputado, como, Alberto Goldman, Walter Feldman e Gilberto Kassab por São Paulo; Eduardo Paes, Francisco Dornelles e Eduardo Cunha pelo Rio de Janeiro; Dimas Fabiano, Danilo de Castro e Anderson Adauto por Minas Gerais.

O protagonismo de Aécio: além de receber diretamente para sua campanha R$ 5,5 milhões (13,1 milhões em valores corrigidos pelo IGP-M), há outros dados que confirmam seu papel central no caso.

São antigas as relações de sua família com as empresas públicas na área de energia. O pai, Aécio Cunha, depois de integrar durante seis anos a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, se tornou conselheiro de Furnas, ao mesmo tempo em que era conselheiro da Cemig, a estatal de energia de Minas Gerais.

“Furnas sempre foi território de Minas no governo federal”, afirma José Pedro Rodrigues de Oliveira, ex-coordenador do Programa Luz para Todos.

O doleiro Alberto Youssef, em delação premiada, falou de Aécio. O lobista Fernando Moura detalhou que era “um terço (PT) São Paulo, um terço nacional, um terço Aécio”.

A batalha para desacreditar a Lista de Furnas: quem divulgou que ela poderia ser falsa foi o PSDB de Minas Gerais, com base em pareces de peritos contratos e num laudo da Polícia Federal feitos em cima de uma das cópias divulgadas por Nilton Monteiro, o homem que confessou atuar como operador do caixa 2.

Uma matéria na Veja, plantada por Aécio, deu força para a ideia da falsidade. Quando essa tese prosperava, o lobista Nílton Monteiro entregou à Polícia Federal o documento original, que foi periciado. A conclusão foi a de que se tratava de um documento autêntico, assinado por Dimas Toledo e sem indício de montagem.

Esperamos, com esse documentário, ter conseguido jogar luzes sobre uma história que caminhava para o esquecimento. Agradecemos a todos os leitores que contribuíram para que ele pudesse ser realizado.

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  2. Ansiamos por uma justiça ampla, geral e irrestrita. que temos é por demais seletiva.

  3. Bolsonaro2018

  4. Parabéns ao Kiko e sua equipe pelo excelente documentário. Vamos compartilhar. Fique horrorizada por esta máfia.

  5. esto seria bem interessante,passar em sala de aula para que alunos o professores e todos saibam quem de verdade são todos estes picaretas que usa a politica e ate a justiça para se fazer de santos querem demostrar aquilo não são como li ontem a mesma justiça que bate em P T não bateu e não esta batendo em % $ P S D B $ % porque,justiça você sabe não faz ou não quer,FURNAS A VERDADE TEM QUE VIR.

  6. Como ex presidiario descobri que o pcc e formado por juizes e políticos na esfera maior.

  7. Aécio neves da cunha,quase virou presidente ainda por muitos era a salvação do brasil,um sonho que para AÉCIO ainda não se conforma de ter Perdido,ter furna nas mão + a PETROBRAS.ISSO PARA ELE E MUITO MAIS QUE 10 MEGA DA VIRADA A CADA ANO,AINDA BEM QUE NÃO PASSOU DE UM SONHO,DE UM HOMEM PICARETA,UM POLITICO ficha limpa e DIPLOMADO senador,P S D B.

  8. Será que o Procurador Geral sabe disso? Ou para ele também isso não vem ao caso, o foco é outro?!

  9. Parabéns DCM. E cuide -se.

  10. Quando isso começou? Quanto durou?
    Quanto foi desviado?
    Quem eram os promotores mineiros que roncavam nas escrivaninhas?

    Ao que parece isso foi o Tietê de Minas.Durou 30 anos de drenagem de recursos.

  11. Dra. Justiça, o recado é, “dois pesos e duas medidas”

    Dr. Janot, precisa mais?

  12. Como eu não confio em quase ninguém, com exceção de alguns parentes…

    Na minha opinião, os maiores bandidos do Brasil residem no STF. Atualmente, alguns deles residem em Curitiba-PR, como é o caso de S. Moro e alguns compadres dele (Promotores, Juízes e vários políticos). Para entender a minha enorme desconfiança basta fazer as seguintes perguntas a si mesmo:

    1 – Se Rodrigo Janot que tem poder de denunciar essa patifaria entre Furnas e o Aécio para o STF não denunciou ainda, porque devo acreditar no Janot ou no STF?

    2- Se esses documentos sobre o envolvimento de Aécio (ou seja lá quem for do PSDB) com Furnas já estão no STF, porque eles não fazem nada?
    Aliás, é só se perguntarem porque eles não fizeram nada ainda nessa putaria que vivenciamos toda semana com o caso do Eduardo Cunha?
    Na minha cabeça só vem uma resposta:
    Os Ministros do Supremo estão devendo pro Cunha, só pode ser isso.

    3- Porque na Lava Jato, o Moro só encontra merda do lado do PT?
    Já que o PT caga, todos os outros partidos (PP, PMDB, PSDB e etc.) devem cagar também!

    A minha conclusão para isso tudo é que podemos caminha para um novo Regime Militar, ou pior, uma Guerra Civil, entre pessoas Anti-Golpe e Pró-Golpe (o que a velha mídia está tentando executar fomentando o afastamento de Dilma).
    Outra pergunta:
    Se tirar Dilma e ficar Temer, vai piorar ou melhorar o que?
    Acho que neste ponto vale o ditado para a nossa política desde Pedro Alvares Cabral:
    “Trocam as Moscas mas a Merda é a Mesma”.

  13. O Brasil só vai mudar quando rasgarem a CF e começar do zero.

    • O Brasil vai mudar no dia que fecharem o Congresso, mudarem o STF, que o Supremo possa ser também fiscalizado (pois são intocáveis, ali tem pessoas que envergonham a Justiça brasileira) e convocarem eleições gerais. Os eleitores com sabedoria, rechaçarem os velhos políticos picaretas votando em candidatos novos na política, com fichas limpas. Até eles aprenderem a roubar o Brasil já deu um grande salto para o futuro.

  14. Penso que deve ter um caminho para isso tudo,cadeia neles e parte da nossa justiça juntos,e a CHAVE ser Defenestrada.

  15. E ai ministério público federal r o procurador moral de cuecas dallanhol não vai fazer nada.a entendi é o pessoal do psdbosta que ta envolvido na maracutaias ai pode tudo. Dallanhol VC e moro desmoralizam a justiça pois vocês só conseguem perseguir o pessoal do partido dos trabalhadores.a justiça de vocês tem dois pesos e duas medidas.cambada de moralistas sem moral

    • Dois pesos e duas mentiras. É essa a justiça do judiciário que não está de jeito nenhum conseguindo enxergar a corrupção dos membros do PSDB. Só conseguem enxergar o partido dos trabalhadores só por ser oposição. “Ministério Tucano Público de São Paulo”. Como diz Paulo Henrique Amorim.

  16. SR.Esmael,com todo o aumento de energia,como esta os cofre da nossa ilustre, % % % COPEL $ $ $ .temos que ficar sabendo,pois e nosso o DINHEIRO que la ESTA.

  17. Agora com essa sera que o partidário do Ministro Gilmar MENDES vai querer investigar a Campanha de Aécio também.

  18. Parabéns para nossa JUSTIÇA eleitoral,os treis picaretas são Pela justiça diplomados como políticos ficha limpa, *se o pt e uma quadrilha o bando do AÉCIO e o que.e ainda AÉCIO queria ser PRESIDENTE e ruim em.

  19. Se os batedores de panelas assistirem esse vídeo com certeza vão parar de pagar mico e defender os verdadeiros ladrões tucanalhas que tanto prejudicam esse país.

    • Nos batedores de panela ou coxinhas como seu coronel nos chama, nao defendemos politicos defendemos o Brasil , diferentes de voceis ,piores que defendem um bando inteiro

  20. Picaretas protegidos pela JUSTIÇA,justiça do meu pais vergonha.na época destas denuncia sempre tive a intuição que Roberto Jéferson estava tentando abrir os olhares do povo brasileiro e da justiça,mesmo ele sendo preso e passar tempo na cadeia,mas que não quis fazer nada foi nossa JUSTIÇA cccccccorupta.

    • Sempre tive esta impressão, que ele que teve esta coragem, que foi por onde começou a investigação, mas só foram atras dos pequenos, pois, dos grandes tinham receios, porque será que será que eles tem tanto medo do AECIO NEVES ? PRINCIPALMENTE ELE, mas tem os companheiros CUNHA, Alckimim, Serra e outros. Gente precisa mais do que ? Ja se mostrou e delatou, até o Delcidio do Amaral delatou, Desde o tempo do Roberto Jefferson, se tivessem feito justiça na época, estariam todos indiciados, Cade o juiz Sergio Moro? Ele não gosta de ficar famoso ? Fique mais, corra atras deles, mas não quer, são parceiros não é.

  21. Não podemos mudar o Brasil se Primeira temos não sei como mudar a Nossa JUSTIÇA,vergonha.

  22. ESSE DOCUMENTÁRIO DEVE SER DIVULGADO NAS ESCOLAS, UNIVERSIDADES, INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS. A POPULAÇÃO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS E DESEJA VIVER NUMA DEMOCRACIA NÃO PODE CONTRIBUIR PARA QUE ESSES BANDIDOS CONTINUEM IMPUNES. NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES ESSES FATOS DOCUMENTADOS DEVERÃO SER O MOTE DAS CAMPANHAS ELEITORAIS. O POVO PRECISA CONHECER A VERDADE E VOTAR COM SERIEDADE E COMPROMISSO. AFINAL ESSE É O LEGADO QUE DEIXAREMOS PARA NOSSOS FILHOS E NETOS…OU SEJA, UM LEGADO QUE POSSA INCLUIR SOCIALMENTE TODOS OS CIDADAOS DE BEM

    • Concordo, mas devemos fazer a nossa parte e divulgar este documentário nas redes sociais.

      • Como cidadão cumpridor de deveres e tenho obrigação com meus compromissos, acho que deve ser investigado com rigor, devolução dos desvios, e vir a público toda suas trapaças pois o povo reclama que é caro a LUZ, pudera a Empresa não dá lucro.

  23. São estes os Picaretas,diplomados com ficha limpa pela nossa justiça ELEITORAL Corrupta,como mudar o pais com esta JUSTIÇA,tem como acreditar tem luz no fim do buraco?????justiça VERGONHA.

  24. tem que prender esses tucanos ladrões também. e a copel tem que ser investigada também.

  25. Bem que o doleiro falou pro juiz de província…