Em fase “zen”, deputado do PT aposta no “cultivo da paz” em tempos de ódio

conpaz

O deputado estadual Péricles Mello (PT), do Paraná, acredita no “cultivo da paz” como estratégia para enfrentar o ódio político que permeia a sociedade brasileira. Em fase “zen”, o petista tem ocupado repetidas vezes a tribuna da Assembleia Legislativa para pregar o “amor” ao invés da”guerra” ideológica que paralisa o país desde o ano final do ano passado.

Dentro dessa visão, o parlamentar do PT teve a iniciativa de criar na Assembleia o Conselho Parlamentar da Cultura da Paz (Conpaz), que, na semana que vem, de 20 a 27, em Curitiba, realizará pelo segundo ano consecutivo em Curitiba a Semana da Cultura de Paz.

O pontapé inicial será neste domingo (20) com o “Atletiba Pela Paz”, a partir das 11h, no estádio Couto Pereira.

O evento terá uma extensa programação com destaque para as audiências públicas e seminários que abordarão temas relacionados à Cultura da Paz e Direitos Humanos. Serão três audiências: na terça-feira, 22, às 14h, no campus central do Instituto Federal do Paraná e na regional da Cidade Industrial de Curitiba, às 19h; na quarta-feira, 23, às 8h30, no plenarinho da Assembleia Legislativa.

Além do Atletiba no domingo, haverá uma sessão solene na segunda-feira (21), às 14h30, na Assembleia Legislativa, com homenagem a entidades e personalidades paranaenses que cultivam a cultura da paz. O deputado também entregará mudas de plantas junto com o Grupo Pachamma.

Economia

A Semana terá ainda seminário sobre Direitos Humanos na quarta-feira, 23, às 14h no Instituto Federal do Paraná. Na quinta-feira, 24, às 20h, haverá um culto ecumênico em favor do diálogo inter-religioso. O local é o terreiro de umbanda “Das Marias”, (rua Ulisses Vieira 1450). Na sexta-feira, 25, acontece o Encontro dos MCs, Pela Paz, nas Ruínas de São Francisco, às 19h.

A programação se encerra no domingo, 27, no Teatro Guaíra, a partir das 10h, com a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentando o Concerto Pela Paz.

O Conpaz foi criado na Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT) e conta com a participação de inúmeras entidades religiosas, culturais e de defesa dos direitos humanos e parlamentares de todos os partidos, com o objetivo de debater e divulgar a cultura da paz na sociedade.

Serviço: Semana da Cultura de Paz
De 20 a 27 de setembro/2015

Programação:

20/9 – Domingo – Atletiba – Ação pela paz.
Local: Estádio Couto Pereira – Alto da XV.
Hora: 18:30h

21/9 – segunda-feira – 14h30
Sessão Solene na Assembleia Legislativa, com entrega de diplomas e de mudas (Grupo Pachamama) às entidades

22/9 – terça-feira
Seminário Direitos Humanos em Debate – 14h
Local: Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba – Auditório Rua: João Negrão 1.285, Rebouças.
Audiência pública – 19h
Local: na Regional CIC (rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460).
Participantes: Cerys Tramontin (Paz e Mente – SC) – Cultura de Paz e transformação de conflitos; Hamilton Faria (Instituto Pólis – SP) – Movimentos sociais e Cultura de Paz; Dra. Larissa Muniz (Ponta Grossa) – Justiça Restaurativa e Cultura de Paz; Maria Ferreira de Souza (diretora do Departamento de Humanidades / Prefeitura de Santo André -SP) – Gestão pública e Cultura de Paz e Valmir Biaca (Associação Inter-Religiosa de Educação – ASSINTEC) – Diálogo Inter-Religioso.

23/9 – quarta-feira
Audiência Pública, às das 8h30
Local: plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salette s/n – Centro Cívico)
Participação: Elen Fabiana Tenorio Camilo Luz (Sociedade Civil e Cultura da Paz – Conpaz de Londrina); Goura (Biclicletaria Cultural/Iguaçu – Cwb) – Urbanismo da Não Violência; Paulo Vieira (Federação Umbandista do Estado do Paraná – FUEP) – Diálogo Inter-Religioso; Áureo Simões (Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores – ABRAME) – Mediação e conflitos e cultura da Paz; Dra. Thaisa Oliveira – Defensoria pública e Cultura da Paz e Ney Salles (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
Às 14h – Seminário Direitos Humanos em Debate – Educação e Cultura de Paz
Local: Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba (João Negrão 1285 – Rebouças).

24/9 – quinta-feira – 20h
Culto Ecumênico pelo diálogo inter-religioso
Local: Terreiro de umbanda Das Marias (rua Ulisses Vieira .450).

25/9 – sexta-feira – 19h
Encontro dos MCs, pela paz
Local: Ruínas de São Francisco.

27/9- domingo – às 10h
Concerto Pela Paz – Orquestra Sinfônica do Paraná
Local: Teatro Guaíra.

Deixe um comentário