Beto Richa fecha escolas no Paraná; moradores de Irati vão às ruas para salvar um colégio histórico

colsvpOs moradores de Irati, município com cerca de 60 mil habitantes na região Centro-Sul do Paraná, estão se mobilizando na tentativa de salvar um grande patrimônio local, que é o Colégio Estadual São Vicente de Paulo. Eles vão às ruas nesta quarta-feira (23) pela manhã em defesa da instituição.

O prédio histórico construído há 90 anos é de propriedade da Igreja Católica e o plano do governador Beto Richa (PSDB) é se desfazer da instituição para economizar com o aluguel. Os alunos deverão ser distribuídos por outras escolas da região.

Durante o governo Roberto Requião (2003-2010), o estado tentou adquirir o prédio, mas a Igreja não quis vender o imóvel. Agora, os moradores de Irati se veem na iminência de perderem um dos seus maiores patrimônios, pois dentro do Colégio São Vicente está guardada uma parte importante da história da cidade.

O colégio que nasceu como convento já abrigou cursos de magistério, técnico em contabilidade, patologia clínica, além dos ensinos fundamental, médio e de línguas. Nele se formaram personalidades como a atriz Denise Stoklos e o atual prefeito da cidade, Odilon Burgath (PT), entre tantos outros.

O prédio ainda não é tombado pelo Patrimônio Histórico o que leva a comunidade escolar a temer que ele seja destruído ou vá à ruína se nada for feito pelo poder público.

Serviço: Manifestação em Defesa do Colégio São Vicente de Paulo
Saída: Em frente ao Colégio às 8h30 desta quarta-feira, 23/09

Economia

Deixe um comentário