Até o Papa Francisco defende financiamento público de campanha

da ANSA Brasil
pope.jpgO papa Francisco defendeu que as campanhas eleitorais sejam financiadas com dinheiro público para evitar que “interesses” influenciem a atuação dos candidatos. A declaração está em uma entrevista do Pontífice à  revista “La Carcova News”, publicação paroquial de um bairro pobre da periferia de Buenos Aires.

Perguntado se tinha alguma sugestão aos governantes argentinos, que estão em ano eleitoral, ele respondeu: “Primeiro, que proponham uma plataforma clara. Que cada um diga ‘no governo, nós faremos isso e aquilo’. Muito concreto! A plataforma eleitoral é algo sério, ajuda as pessoas a verem aquilo que cada um pensa.”

Além disso, Francisco declarou que candidatos devem, antes de tudo, conhecer as propostas dos seus próprios partidos, coisa que muitas vezes não acontece. Em seguida, o Papa declarou que é preciso chegar a um modelo de campanha que não seja financiado.

“O financiamento da campanha eleitoral envolve muitos interesses, que depois cobram a conta. Evidentemente, é um ideal, porque é preciso de dinheiro para manifestos, para a televisão. Em todo caso, que o financiamento seja público. Eu, como cidadão, sei que financio esse candidato com essa exata soma de dinheiro, que tudo seja transparente e limpo”, explicou.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Papa, si prega di venire in Brasile, 13 benedire la marcia a favore di Petrobras. E per godersi lo scarico vizita feudo Beto il corpo del diavolo, che è posseduto dai demoni PSDB.
                                  molte grazie

  2. É por isso que impítim não adianta. Se não acabar com o financiamento privado em prol do público, pode passar 1000.000 de anos impichando que não adianta nada!

  3. Vai completar UM ANO que Gilmar Mendes pediu vistas do processo que acaba com o financiamento privado de campanha. Será que não deu tempo para ele ver esta questão? Esta é a corrupção que a maioria dos brasileiros não enxerga.

  4. O financiamento de campanha com dinheiro público é uma necessidade mundial…
    Nos Estados Unidos há um crescente aumento da taxa de suicídios entre jovens nos últimos anos. Segundo especialistas se houvesse restrição na venda de armas, boa parte destas mortes seriam evitadas, pois o jovem se mata com a arma que a família tem em casa normalmente. Quando entidades tentaram aprovar o projeto, o congresso norte americano não permitiu, BOAR PARTE DAS CAMPANHAS LÁ SÃO FINANCIADAS PELA INDÚSTRIA DE ARMAS.

    Isso prova que os políticos daqui, de lá e de acolá são joguetes do poder econômico, sempre prontos a defender seus sujos interesses.

  5. Mas … já é público. Não sei do que reclamam.

  6. O Santo Padre conhece de perto como são os interesses
    de quem faz Politica aqui na America do Sul!!!!!!!!!!!