Coluna do Marcelo Araújo: Para começar bem o ano

marau.jpgMarcelo Araújo*

Depois de um breve recesso retornamos com nossa coluna fazendo um apanhado dos acontecimentos que marcaram o período, e sendo o primeiro artigo do ano desejo aos leitores um ótimo ano.

O fato mais dantesco:!  Depois de dois dias sem transporte coletivo, a primeira dama liga para um renomado colunista social para informar que “os Fruet” não estavam enfrentando problemas porque ela fora pessoalmente com seu carro pegar a empregada doméstica em casa!!  Maria Antonieta falava ao povo faminto que se não havia pães que comecem brioches. Posso estar errado, mas não me parece adequada essa divulgação num momento tão delicado para a população.

Não podemos deixar de citar retirada de seis motocicletas dentre as dezesseis da frota da Setran, conforme já havíamos antecipado que ocorreria.!  Pensamos ter sido motivada devido ao acréscimo de 30% no salário dos profissionais que trabalham com motocicleta, mas a justificativa apresentada foi grotesca: que em Curitiba chove muito!!!!  Sim, e quando chove os semáforos apresentam problemas, o trânsito fica caótico e a motocicleta é o veículo mais versátil e ágil para chegar aos lugares onde há problemas. Pela tese apresentada, se houver aumento na frota de motocicletas, não haverá risco de racionamento de água.!  Sem comentários…

E se para motocicleta a chuva é um problema, para ciclomobilidade mais ainda. Cobramos do Prefeito que não ficasse calado no caso do coordenador de ciclomobilidade da Setran que besuntava com graxa veículos estacionados irregularmente; e sua resposta veio.!  O rapaz foi nomeado para um cargo no IPPUC por meio do Decreto 16/2015, providência que pode estimular outros atos de vandalismo na expectativa de outras premiações.

Por fim, foi notícia que a Rua Expedido Calixto, no Uberaba, rua de apenas duas quadras, possui quase duas dezenas de placas de sinalização, inclusive de estacionamento de curta duração de 15 minutos com o alerta ligado, sem que haja qualquer comércio ou polo gerador de movimento que justifique.!  A justificativa apresentada foi o número de pedidos dos moradores, que nem o Vereador Chico do Uberaba tinha conhecimento.!  Sorte da Secretária Municipal de Trânsito, que mora nesta rua. O Prado Velho está merecendo mais atenção em relação à  sinalização e iluminação, pois há pessoas entrando pela contramão.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Juninho!!! Parabéns, vc acertou, não é comecem de começar e sim comessem de comer. Eu havia notado mas deixei para ver quanto tempo levaria para alguem perceber e comentar. Ninguém notou ainda que rua da Secretaria e Benedito Calixto, e não Expedito, mas fica o dito pelo nao dito, seja Expedito, seja Benedito, e está dito!

  2. Caramba, o Marcelo vem com um assunto importante e tem gente chorando?
    Vão assistir o Jornal da RPC, assistir novela da Rede Esgoto.
    Aqui o assunto é sério, não é pra fraco.

  3. “de multas eu entendo”… mas de português..
    Comecem brioches…pra cabá….

  4. Para começar bem o ano você deveria renovar seu time de escreventes colaboradores a começar por este conhecedor de multas.

  5. Nossa Marcelo todo esse tempo de férias e você volta atacando as pessoas, no lugar de usar sua coluna para falar de transito ou de Multa assunto que você entende…

  6. O fato é que há uma imobilidade geral do Poder Público. Acredito que a incompetencia e a quase exclusiva preocupação eleitoral, vão, no futuro breve, inviabilizar a cidade. A lógica vale para o estado e união.