Temendo greve, Beto Richa recua e promete pagar terço de férias em parcela única para professores

richa_nota_zero.jpgO governador Beto Richa (PSDB) voltou atrás ontem da decisão de parcelar o terço de férias para os professores de 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná (clique aqui). O temor era de que o calote desse força à  greve da categoria prevista para março de 2015.

O tucano não resistiu à s pressões dos educadores porque eles são mais mobilizados e organizados do que as demais categorias do serviço público.

Portanto, professores e funcionários de escolas foram excluídos do calote e continuarão a receber o abono em parcela única no fim do mês de janeiro de 2015.

Os demais servidores públicos do estado receberão o benefício constitucional em três parcelas — em janeiro, fevereiro e março — em virtude de problemas com o caixa.

Há duas semanas, conforme registrou o Blog do Esmael, o governo proibiu servidores em cargo comissionado de tirar férias no fim deste ano (clique aqui).

A sensação de calote ainda é forte entre o funcionalismo. A crise atual lembra o fim melancólico governo Jaime Lerner, que também parcelou o terço de férias em 2002.

O calote no 1/3 de férias constitucional teria como objetivo fazer caixa para o pagamento de 13!º salário e salário de dezembro. Seria como vender o almoço para pagar a janta, tal o grau da crise do governo Richa.

49 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Awesome post. I’m a regular visitor of your web site and appreciate you taking the time to maintain the excellent site. I will be a frequent visitor for a really long time.

  2. I simply want to tell you that I’m beginner to blogging and site-building and really savored this blog site. More than likely I’m planning to bookmark your blog . You absolutely come with outstanding writings. Bless you for sharing your web-site.

  3. Funcionário Público, virou banco para emprestar dinheiro ao governo do PARANÁ, vai receber 1/3 de férias parcelado e sem juros.

  4. nao vale nata mesmo so sabe roba dinheiro do povo

  5. É uma vergonha! Quem pode dizer que não sabia que o Beto Richa não Vale nada? É um burguês, não está preocupado com o povo,está ocupado demais com as viagens que faz, atrás da fórmula 1.Senhores policiais, unam-se aos professores, reforcem o movimento, afinal vocês estão na mesma situação. Acorda povo, manifestação com faixas, canções, etc não resolve.Bora lutar povo!

  6. O Requião mostrou quem é o Beto Richa nos debates agora toma povo do Paraná. O que adianta votar numa pessoa só porque fala macio e usa o sobrenome do pai.As pessoas não aprenderam que a falsidade impera na política. Não raciocinam e vão pela aparência. Agora como o povo é passivo e não tem iniciativa para brigar pelos seus direitos e cobrar as promessas de campanha vai continuar isso tudo por um bom tempo. IMPEACHMENT PARA BETO!!!!!!

  7. Viva o povo paranaense!!!!!!!!!!

  8. votaram nele agora tomem

  9. GOVERNADOR TOTALMENTE SEM COMPROMISSO COM AQUELES QUE EDUCAM E FORMAM O FUTURO DO ESTADO. NÃO ENTENDO COMO O POVO REELEGEU ESTE CIDADÃO.

  10. é o melhor governador que o PR já pôde ver ! observem que os outros pegavam avião do governo para tratar da peruca em SP…

  11. Imaginem a minha felicidade, tirei férias em abril de 2014, cassaram 15 dias, prometeram realizar o pagamento do terço quando fosse tirar os restantes 15 dias cassados, tirei os dito 15 dias cassados em julho de 2014, porem o dinheiro das ferias não apareceu, entrei em contato com os responsáveis e disseram que ocorreu um erro no sistema e não puderam cadastrar o pagamento, mas que agosto viria, pois bem agosto nada, me disseram que dois servidores não haviam recebido, acreditem dentre muitos consegui ser premiado, novembro liguei no dia 19 e confirmaram pagamento cadastrado!!!!…. chega dia 20 o gov… impõe que o terçozinho do orelha seca que se programou com contas e familia, que tirou 15 dias de ferias em abril e que lhe foi cassada o restante,… só irá receber a o terçozinho, quase um ano depois,… sim… pois janeiro/ fevereiro e março…. é quase abril…
    Que valorização ao funcionário em Beto. joinha pra você!

  12. Pé vermelho… e Maria de Fátima Rodrigues!!! tenho dó de vocês… precisam fazer mais leituras… se informar mais… estudar política… etc. ele puxando o tapete de vcs nem perceberam….a criançada tá precisando é de valorização por parte deste governo, esse sim faz a maior violência nas escolas..fechando escolas que é referência pra comunidade, desvalorizando o homem do campo.. será que tudo sempre se resume só em dinheiro???? Qdo se faz greve nas escolas é pela valorização de cada criança que ali estuda.. que o governo olhe mais para esse importante segmento da sociedade!!!Valorize a educação do seu filho…

  13. Uma sugestão ao governador… Pague comissão aos professores… Produtividade!
    Fazendo uma avaliação mensal nos alunos… Se 80% dos alunos da escola atingirem nota superior a 70. Ganham gratificação de 80% no salário … Se 100% dos alunos atingirem 100 de aproveitamento os professores recebem a dobra do salário. Porém se não atingirem a média de avaliação … Os professores recebem ap as o salário normal.
    Quero ver fazer greve e quero ver não termos escolas de qualidade.
    E todas as provas auditadas… Pra não ter como fraudar…
    Dai vamos ver muitos professores realmente trabalhar… Porque tá uma vergonha

    • Prova auditadas? Ensino em regime de metas? Comissão pra cargo público? Só rindo mesmo.
      Se você entendesse um pouquinho de educação ia saber que os problemas são outros e as soluções também. E se tivesse mais propriedade no assunto ia ver que a pauta do sindicato dos professores nunca foi somente o salário.

      Enfim,vamos fazer a greve sim, e se reclamarem fazemos mais outra.

    • Paula, primeiro volte pra escola, pq nem escrever vc sabe.Se informe primeiro antes de falar,porque tua “proposta”, se podemos chamá-la assim, é uma vergonha, não sabe nada e ainda é uma puxa saco. Você não tem propriedade para falar, agora se o aluno vai para a escola e não quer fazer nada o professor tem que dar nota à ele? É por pessoas como você que o país não vai pra frente, somente acha que os alunos devem tirar nota, e te pergunto aprender não precisam?Se você é mãe, tenho pena dos seus filhos!!!

    • Paula, acredito no pagamento de produtividade, embora minha categoria não goste muito disso. Dizem que não podemos ser avaliados. Mas avaliamos os alunos… Isso me parece paradoxal. Não entendo. Na hora de defender as avaliações como critério de mensuração do aprendizado todos os professores estão lá, inclusive no conselho de classe. Mas quando se fala em verificar sua produtividade a coisa fica feia. Contudo, veja, não podemos acreditar que somente dependa do professorado a melhoria da qualidade de ensino. A má qualidade de ensino tem de ser dividida com o sistema sócio-polítioc-econÔmico deste país que deitou amarras sobre a escola pública com vistas a impedir que nela se formem, de fato, consciências críticas. Somos a 88ª posição em educação escolar no planeta. Estamos atrás do Paraguai e da Bolívia. Só pra citar 2 países bem conhecidos entre nós. Nada contra eles. Mas o Brasil, com uma envergadura territorial e econômico como a que temos deveria ter outra posição no ranking da educação. Mas esse é somente o reflexo de um país onde existe uma barreira muito forte entre ricos e pobres. O que precisa ser mudado é o sistema econômico. Não sou do PT mas houve avanços nesses últimos tempos no que se refere à diminuição da distancia entre ricos e pobres pelas políticas publicas implementadas pelo Partido dos Trabalhadores Mas elas são pequenas Em 3 décadas de magistério publico sonhei com uma outra escola Mas aprendi que ela so pode acontecer em outro modelo social Precisamos repartir o bolo – que o trabalhador brasileiro fez crescer – antes que ele venha a apodrecer e nós todos junto dele. No Brasil viver é uma penúria e a morte aparece como redenção. Temos que mudar!!!!!!!!!!!!!

  14. Quem manda no Estado e País são os donos de escolas particulares e os banqueiros. Com a desmantelãçãp do aensino público os que podem aderem as escolas particulares. Nol tempo de Jaime aconteceu o mesmo. Na próxima eleição vcs já não vão se lembrar e elegerão o Betinho a presidente do País ou senador KKKKKKKKKKK

  15. Hoje vi no noticiário da manhã que em Londrina mais uma escola pública de ensino regular está tendo suas atividades encerradas definitivamente. Para mim isso é a maior trairagem deste cidadão como os seus eleitores e não eleitores, visto que os filhos destas pessoas, muitos frequenta escola pública e parece que o senhor governador pensa diferente e está fechando as portas das escolas. Como eu tenho uma teoria sobre isso, que é a seguinte: quando se fecha as portas de uma escola, se abre proporcionalmente uma ou duas portas de presídios. Explico. Porque uma adolescente ou criança fora da escola é vítima da criminalidade pois ficará exposta as mazelas da vida e aos olhos dos criminosos. E este é o governador que recebeu uma aceitação de mais de 70% dos eleitores em muitas cidade. Parabéns aos que não sabem votar, pois a sua falta de visão está prejudicando muitas famílias e colocando seus filhas nas mãos da marginalidade.

    • Esse governo esta bestializando a educação, o que ele quer é pessoas manipuláveis, que aceitem tudo, sem questionar.A educação ensina as pessoas a lutar por seus direitos…e isso o atual governo não quer!

  16. Este governo é sagas e estrategista. Somente a classe dos professores receberá o valor na integra e depois de concluir as férias (que começam em Janeiro). AS demais categorias não receberá porque não tem força sindical…..

  17. Mesmo assim nossas férias começam em Janeiro e deveriamos receber o valor antes das férias. Tudo bem…. vou tirar férias e pagar com vales a serem debitados quando receber a valor pelo governo.

  18. Governardor sem vergonha, muleque !!!!

  19. SERÁ QUE BETO RICHA ESTÁ VOMITANDO A SUA MÁGOA POLÍTICA?

    Será que Beto Richa está se vingando na “cara (de pau) dura” da maioria do funcionalismo público paranaense, principalmente Professores (Que se impuseram politicamente e “disseram quem manda!”), Policiais Militares (estão se mobilizando para fazerem “operação padrão ou operação tartaruga” nas ruas, travando e deixando bastante lento os serviços nas ruas!) e Policiais Civis (estão se mobilizando para fazerem “operação padrão ou operação tartaruga” nas ruas, travando e deixando bastante lento os serviços nas delegacias) por não terem, votado nele?
    RESPOSTAS: OS PRÓXIMOS 4 ANOS DIRÃO!
    FIQUEM COM A AMOSTRA GRÁTIS!
    OU SEJA: FINAL DE ANO E COMEÇO DE ANO NA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ, SERÃO BUROCRATIZADOS, COMPLICADOS, LENTOS E DEMORADOS!
    A VINGANÇA CONTRA O CHEFE SERÁ VELADA E CORROSIVA! E QUEM SAIRÁ PERDENDO SERÃO VÁRIOS CIDADÃOS QUE VOTARAM EM BETO RICHA!

  20. Tá uma vergonha essa mania de greve dos professores. Qualquer coisinha é greve. Eta sindicato pelego esse. Vão trabalhar.

    • Dona Maria de Fátima, com certeza vc não valoriza a educação dos seus filhos, e com certeza não conhece a lei. Pq greve é um direito adquirido. Se os professores fazem greve não é só pelo baixo salário que recebem, mas tb por melhorias na educação que está um caos, só vc não ve, pq será?Vá estudar quem sabe aprende a postar comentários mais coerentes.

    • Sra Maria, ta pensando que tem escravo entre os profissionais da educação? Que é isso, questionar o direito de greve?! Você não tem vergonha de se posicionar a favor do poder hegemonico num país onde existe um abismo quase intransponível entre ricos e pobres? Não tem vergonha de defender os interesses do dominador contra os interesses da classe dominada? Sabia que embora somos a 8ª potencia economica do mundo somos o 88º país em educação? Quer manter isso? Sua defesa caminha nesse sentido.

  21. E como fica o 13º salário? Quando chega? Tem-se alguma notícia?

  22. Este é o meu governador, não tem que dar ouvido pra meia duzia , porque a maioria esta com ele e não abre. Vamos trabalhar minha gente a criançada esta precizando de voces.

    • Vá você também trabalhar. Tome vergonha na cara e pare de puxar saco de patrão. Que coisa feia!

    • largue das bolas do Beto Richa Pé Vermeio e va trabalha seu pilantra

    • Este é o meu governador… comentário de quem sabe que fez coisa errado nestas eleições !

    • vc sim tá precisando estudar seu analfabeto !!!

    • Seu apelido deveria ser puxa saco. Com certeza deve estar se beneficiando com as falcatruas. Seu “babaca”, se não sabe dar opinião fique quieto, boca fechada não entra mosca.Se o governador, se podemos chamá-lo assim prio

    • priorizasse a educação das crianças como vc fala, valorizava os professores e não pagar só em janeiro o 1/3 das férias, que é um direito adquirido. Se informe melhor antes de falar.

    • O enigma da servidão voluntária… O que leva os dominados a defenderem os interesses de seus dominantes contra os seus próprios? Isso nem Freud explica Sr Pe Vermelho!!!!

    • Precisando é com “s” e vocês tem acento… Pelo visto cultura e educação não é seu forte!

    • caro ” pé vermeio” você nem sabe o que está escrevendo nesse seu comentário…..para inicio de conversa você nem sabe escrever corretamente, isso porque não estudou, e como não estudou não sabe o que é ser professor, portanto, com certeza voce deve ter filhos, sobrinhos, netos que vai precisar de um bom professor para ensiná-los a não escrever errado como você, então, dê valor a essa classe que vai educar as crianças de hoje para saber votar no futuro para não escolher esse tipo de políticos que ai estão, ou você faz parte desse grupo que estão roubando o país.

    • a maioria estava com ele…hoje muitos ja estão amargamente arrependidos de terem votado nessa M

    • imbecil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • o pé vermeio não assiste televisão? saõ milhares se não tem conhecimento do assunto não fale bobagens. Pague voce o salãrio dos professores se ama tanto o betinho

    • Pela ortografia apresentada, você deveria ser o primeiro a valorizar a educação, Pé vermelho… e quanto ao “vamos trabalhar”, espero que você trabalhe muito neste ano para dar conta de pagar o aumento de salário do “seu governador” e de todas as tarifas que ele reajustou. Espero inclusive, que você seja servidor estadual e também esteja com o seu terço de férias em atraso e sem previsão de pagamento. É uma lástima que todos os paranaenses precisam cumprir juntos “esta pena”, mas alguns tem o governo que merecem.

    • vc tem carguinho neh???

    • VOCê FAZ TRABALHOS VOLUNTÁRIO ?
      EU NÃO…. SOU PROFISSIONAL, ESTUDEI A VIDA INTEIRA, FIZ PÓS, MESTRADO, CONTINUO ESTUDANDO E QUERO GARANTIA DOS MEUS DIREITOS.

  23. Professores: não sei como se conformam com a consagração do recebimento do terço de férias em janeiro. Deve ser a tal política do cafezinho da APP…Querem voltar à receber a bufunfa em dezembro, além de outros benefícios prometidos para o final de ano e não cumpridos. Simples: não entreguem notas e boletins. Mexam com a comunidade…o pleiba se borrará nas calças!

  24. DESDE QUE EU ME CONHEÇO POR GENTE, DESDE O GOVERNO DE NEY BRAGA QUE COLOCOU AS CONTAS EM DIA, HÁ MAIS DE 60 ANOS, NENHUM GOVERNADOR FEZ TANTAS TRUTAGENS COMO O BETO RICHA, SACA DEP.JUDICIAIS, SACA DINHEIRO DA COPEL, DA SANEPAR, PASSA O DETRAN QUE É UMA AUTARQUIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, PARA A ADMINISTRAÇÃO DIRETA QUE É A CASA CIVIL, SOMENTE PARA PEGAR O DINHEIRO QUE O DETRAN ARRECADA, PARA APLICAR NÃO SEI ONDE, POIS OS RECURSOS DO DETRAN DEVERIAM SER APLICADOS EM SEGURANÇA DE TRÂNSITO, CONSTRUÇÃO E REFORMA DE ESTRADAS, SINALIZAÇÃO, ETC. VOU PARAR, POIS SENÃO EU VOU ESCREVER UMAS 40 PÁGINAS.

    • cuidado governador, voce não pagou o terço de férias de outras categorias também e por enquanto estão quietinhos , mas daqui há pouco podem perderem a cabeça e se jutar aos professores que voce deu calote e tem muita criança passando fome!

      • Já demorou para as outras categorias juntarem-se a nos! Venham, não demorem!Ainda que ele pague nosso terço de férias em parcela única, temos muito mais a garantir que ele cumpra. E somos solidários aos demais funcionários…

  25. … agora existem comentários que a SEAP comunicou que se pode alterr a data das férias até o dia 12/12 …………. ai pergunto e par os funcionários que tem filhos em período escolar ….. pergunto isso porque esse F___ __ UMA ___A tá rasgando para todo mundo, o governo tá uma merda, a gestão do estado tá uma bosta, tão comendo dinheiro como cupim e o funcionário é que vai se f… nesta bagaça toda, va-te a merda Gov.