Em 1996, tempos de FHC, Paulo Francis já dizia que “Petrobras é uma roubalheira”; assista

fhc_francis.jpgO jornalista Paulo Francis avisou em 1996: “Petrobras, com FHC, tem uma quadrilha na diretoria, vagabundos com dinheiro na Suíça”.

Um ano depois, em 1997, Francis morreu do coração. Ele levou para o túmulo sua indignação pelo processo que a diretoria da estatal lhe moveu pedindo US$ 100 milhões de dólares de indenização.

Portanto, tem razão o colunista do Blog do Esmael, o deputado estadual eleito Requião Filho (PMDB), ao afirmar que a “corrupção na Petrobras é do tempo que se amarrava cachorro com linguiça” (clique aqui).

Confira o vídeo do Manhattan Connection:

43 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. SÓ AGORA COM A DILMA A JUSTIÇA ESTÁ AGINDO .. EVIDENTE QUE ESTÃO POUPANDO OS BONS DA ELITE PODRE DO PSDB E OUTROS .. QUE HAJA IMPARCIALIDADE .. BRASIL SUPERARÁ . NUNCA HOUVE TANTA INVESTIGAÇÃO .A MUDANÇA JÁ COMEÇOU . AVANTE BRASIL !!!.

  2. Que eu tenho de mais certo é que ninguém prova que Dilma e lula tem envolvimento, ao contrário do que se vê nesse vídeo. O tal do FHC, Paulo Francis já dizia que era a maior roubalheira na Petrobrás, e esses idiotas da oposição estava cego e agora querem serem os porretas é?

  3. Será que honestos são os atuais ? A corrupção aqui está entranhada em todos,o pior é que quanto mais pobre mais corrupto por se vender por pouco.Estamos em um túnel do tempo,a onde o final sempre acaba em nada.

  4. Não entendi por que tem esse carinha ridículo explicando o vídeo, deixa o Paulo Francis Falar…

  5. Só na Petrobras? Até as pedras sabem , há séculos, que em TODAS as Estatais e órgãos públicos ha roubalheiras. Super faturamento faz parte de QUALQUER LICITAÇÃO. Nunca se participa de licitações, concorrências , etc, com preços normais, sempre duas a dez vezes mais. Na época da ditadura, eu era contador de empreiteira, imaginem…

  6. Em 1.996 jornalista que denunciava corrupção na Petrobras era processado , essa era a liberdade de expressão que a imprensa tinha no governo do PSDB ? …Hoje, a imprensa tem liberdade até para usar a Petrobras para fazer politicagem em véspera de eleição , não é mesmo ? … Quanta diferença !!! … Paulo Francis afirma que em 1.996 ( governo FHC- PSDB) , a Petrobras estava FALIDA …e hoje , o PSDB acha mesmo que tem moral para tentar desmoralizar a estatal que eles afundaram e que o PT reergueu !!!?

  7. Impressionante como se nota que muitas pessoas perderam ou nunca tiveram a noção de cidadania e a capacidade de indignação…não sentiram (pq. é preciso sentir e ser brasileiro de verdade) que a questão é supra partidária.. que não podemos deixar ninguém abafar nada…porque é nosso direito e obrigação porque temos que viver aqui…e, para isto, pagamos impostos e sofremos todas as mazelas que precisaríamos nunca ter sentido….

  8. Estou perplexo com a tentativa de analogia. Você está tentando passar um atestado de ignorância em pessoas esclarecidas em nosso país. O que precisa ser feito é investigar tudo. A desculpa apresentada por esse blog chapa branca não justifica o que foi (e ainda continua?) feito na Petrobras. Não subestime a inteligência das pessoas. Não são todos bandos de massa de manobras, dependentes de verbas oficiais e de recursos ou empregos do governo.

  9. Na época a Veja deu a notícia assim meio “de passagem” enfatizando a leviandade do Paulo Francis… Não tínhamos internet pra detonar esses FDP!

  10. E porque na época não teve repercussão nenuma? Assistam o vídeo depois da morte de Francis. Fernando Henrique Cardoso diz em dado momento: “se alguém diz uma coisa genérica ofendendo, se esquece. Mas quando alguém diz que “tem uma quadrilha, tem conta na Suíça, aí se não fizer nada, passa recibo”. POIS É!!!. Por essa se vê claramente que FHC apoiou o processo contra Francis. PAULO FRANCIS FOI PROCESSADO NO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, que tinha poder para investigar e não fez bosta nenhuma e tinha poder para barrar o processo e também não fez bosta nenhuma.

  11. Não justifica a roubalheira atual. Agora a desesperada defesa, indefensável, é o ataque e acusação de outros governos, como se isto credenciasse o atual a praticar o mesmo crime.

    • Não, querido, o indefensável é achar que este governo é culpado de tudo e não perceber que é o ÚNICO que deixou apurar, prender, acusar e processar, enquanto todos os outros saíram IMPUNES. Com FHC, o diretor da polícia Federal era filiado ao PSDB e o Procurador Geral ficou com o vergonhoso apelido de Engavetador Geral da República. Agora nada disso acontece e as coisas vêm à luz. Precisa ter muito ódio para não enxergar isso!

      • Vem a luz quando nao se consegue mais tapar o sol com a peneira eu queria ver o PT começar a apurar e vir dizer antes de toda acusaçao o que esta acontecendo …ai sim eu acreditaria…mas a coisa nao è assim….o PT tambem so se manifesta quando a coisa estoura.
        E essa coisa de dizer que tudo que è contra o PT vem do odio è coisa infantil e sem argumentos validos….quando o PT ataca os outros partidos o que è entao?

    • Isso é bem o perfil do PT, para se defender joga a culpa nos outros partidos que governaram em épocas anteriores, nunca se provou nada contra eles. Já com o mensalão do Lula, e as falcatruas de Dilma estão aparecendo as provas, um dos diretores não passou mal no hospital, e foi socorrido pelo SAMU? Então quem tem … tem medo.

      • DESCULPA MAS VOCÊ NÃO ENTENDE DE POLÍTICA OU DE JUSTIÇA POIS SE ENTENDESSE SABERIA QUE A GLOBO E A MÍDIA CORRUPTA MONTARAM A FARSA DO MENSALÃO PARA ATRAPALHAR O PT JUSTAMENTE DE DESENVOLVER E DEVOLVER AO POVO, UM PAÍS PODEROSO E COM MUITO PETRÓLEO NO FUTURO E QUE É O QUE MAIS OS AMERICANOS QUEREM E NÃO É DE HOJE E A MÍDIA FAZ QUESTÃO DE MANTER O POVO DESINFORMADO DE ProPÓSITO PARA QUE ELE ENTENDA TUDO ERRADO. O MENSALÃO NÃO TEVE PROVAS NENHUMA CONTRA O PT MAS A FARSA MONTADA FEZ COM QUE ELES CONDENASSEM OS PETISTAS SEM PROVAS USANDO O DOMíNIO DE FATO (que seria um achismo sem prova de culpa)fizeram um circo para enganar o povo e o juiz mais rigoroso, teve
        um comportamento suspeito demais que fez com que vários advogados, juristas, desembargadores e juízes o criticassem por desrespeitar o direito e a justiça condenando sem provas,e fazendo um circo político para agradar a Globo e seus amigos do PSDB, que de fato começaram um mensalão em MG que foi abafado e arquivado sem ser julgado.

    • Infelizmente algumas pessoas não entenderam ainda que a Mídia(imprensa, jornais e noticiários da tv) principalmente porque tem uma dívida maior que muitos desses desvios de dinheiro, e não querem pagar por isso estão fazendo tudo pára envolver políticos do PT apenas, nessa roubalheira justamente porque elas também querem que o PT pare de cobrar os bilhões que elas estão devendo para a população do IR que sonegaram, e que o governo do PT quer que elas paguem para os cofres do uNIÃO .PORQUE SERÁ QUE ESSA MÍDIA GOLPISTA (PIG) NÃO FALA OS NOMES DOS POLÍTICOS DO PSDB QUE O DELATOR CITOU TAMBÉM POR FAZEREM PARTE DA ROUBALHEIRA E TAMBÉM NÃO DIZEM QUE OS QUE ROUBARAM FORAM COLOCADOS LÁ NÃO PELO GOVERNO PETISTA, MAS PELO GOVERNOS ANTERIORES DO PT E QUE FHC FOI AVISADO LÁ ATRÁS E NÃO MANDOU INVESTIGAR SÓ PORQUE PODERIA SER ENVOLVIDO NA TRAMA.CONVENHAMOS É PRECISO PARAR DE DAR OUVIDOS A ESSA IMPRENSA E MÍDIA OPORTUNISTA E SAFADA QUE QUER TIRAR OS PETISTAS PARA POR GENTE ENTREGUISTA QUE QUER ENTREGAR A PETROBRAS PARA OS AMERICANOS DESDE O GOVERNO DE GETÚLIO E FAZEM TUDO PARA DESTRUÍ-LA E VENDE-LA BARATINHO COMO FIZERAM COM AS GRANDES EMPRESAS QUE O PSDB PRIVATIZOU E QUE SEMPRE FORAM LUCRATIVAS MAS QUE ELES DESTRUÍRAM PARA PRIVATIZAR BARATINHO.

  12. Que eu saiba ele não provou o que falou, e foi dispensado do jornal, lá nos EUA, jornalista que não comprova o que fala, paga…ou vai preso!!!
    FHC é PSDB, não?

  13. Concordo plenamente com o Tucano Sincero e Honesto. “Você não concorda que se a justiça brasileira fosse séria, nós do PSDB já estaríamos na cadeia?”, mas tenho uma observação a fazer. Se FHC não fosse HOMBRE MACHO como está sendo a atual Presidente que não é homem, mas está sendo muito mais macho que ele para deixar que seja vasculhado tudo sem ter medo. O caso Anões do Congresso, está em que fase senhor FHC. até onde sei engavetado. Que vergonha cidadão.

  14. O PT antes de conseguir a presidência da república pregava o combate à corrupção e depois que conseguiu o poder tornou-se o partido que se envolveu nos maiores escândalos de corrupção. Foi eleito para moralizar e ao invés disso desmoralizou.

    • Maria com o governo do PT é a corrupçao sendo passado a limpo haja visto que na er FHC existia o mensalao e nos viamos jornalistas falando que nao tinha jeito para se aprovar alguma coisa era dando que se recebia e o pior que fizeram a privataria tucana isto sim foi o roubo do Brasil e agora estao investigando a corrupçao da Petrobras, nada vai para debaixo do tapete. Por isso é melhor o PT do que o PSDB.

  15. se mantem a corrupção na PETROBRAS, mas ainda temos a empresa, seria bom se ainda fosse do governo a VALE DO RIO DOCE, E MAIS UMA MEIA DUZIA DE EMPRESAS DO NÍVEL DA PETROBRAS, que FHC/SERRA/ALKIMIM/AÉCIO PSDB 45 de RICHA entregaram para amigos. PODERIA ATÉ TER CORRUPÇÃO NAS EMPRESAS QUE SE FORAM. SERIA MELHOR A CORRUPÇÃO NELAS DO QUE NÃO TE-LAS. GOVERNO TUCANO RETROCESSO DO BRASIL, ENTREGARAM TUDO PRA RECEBER PROPINA E AGORA FICAM RECLAMANDO DA CORRUPÇÃO NA PETROBRAS QUE ELES MANTIVERAM NOS 8 ANOS DE GOVERNO TUCANO.

  16. Ah… se ele roubaram por que a gente não pode??? Por que esse escândalo todo…. deixa todo mundo roubar….

    • Você não concorda que se a justiça brasileira fosse séria, nós do PSDB já estaríamos na cadeia?

      • Nem brinca com essa história de justiça séria, imagina PT e PSDB em peso na mesma cadeia, seria como PCC contra Comando Vermelho e Amigos dos Amigos mediando a paz. Melhor continuar do jeito que tá mas que vocês tão roubando mais, á isso tão.

      • Então tucano sincero e honesto, acredito que faz sentido o que fala, tanto que se realmente a lei fosse de fato séria nem existiria mais o seu Partido que ao meu ver é o pior corrupto que existe! Não é a toa que quer voltar!

      • Se o PSDB não tivesse engavetado todas as CPIs que lhes eram impetradas e a justiça fosse séria, há muito tempo essa roubalheira já teria entrado nos eixos… O Brasil é bom… o que mata é esse povinho sem vergonha que está lá.

  17. Nestes tempos, século 21, éra da informação??? e os nossos DIGNÍSSIMOS DEPUTADOS, para não dizer DETURPADOS, fazendo reunião SECRETA para livrar a cara de não sei quem.

  18. É preciso apurar e punir, interrogar e até prender. O que não pode é servir de justificativa para atenuar a roubalheira que está sendo praticada pelos membros do atual governo. Não importa se é PSDB ou PT, o fato é que a bomba estourou e devemos ir até as ultimas consequencias. Doa a quem doer, chegue onde chegar.

  19. Sem dúvidas alguma, a corrupção não foi inventada pelo PT e muito menos pelo PSDB, ela é do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. Mas vai tem gente que insiste na teoria do impeachment ou pior ainda a volta da ditadura que era corrompida totalmente.

    • Paulo, a ditadura militar a que voce se refere eu vive nesse tempo e a criminalidade quase nem existia, eu podia andar sozinha na rua indo e vindo da escola à noite, andando a pé, na escuridão. E se houver impeachment os militares não tem mais nem armas, quanto mais poderes para tal, acabaram até com o exercito brasileiro. É pouco para voce?

      • Acho que a senhora não tem memória ou desconhece a história….vou dar um exemplo: um policial abordava um cidadão que por ventura vinha de alguma festa ou trabalho(a noite) questionava o q estava fazendo ali aquela hora, dependendo da resposta, colocava-o no camburão dava várias voltas descia em lugar ermo e sentava-lhe o cacete…….alem de que a nossa economia estava completamente quebrada, o pais não tinha mais crédito, a dívida externa era a maior do mundo, a imprensa era calada……isso que a senhora falou sobre a criminalidade não é que era menos, apenas era pouco divulgado….quem bate esquece, quem apanha não…..

        • Olha, sergio eu cresci naquela época, a unica vez que fui abordado foi quando trabalhando como office boy no Banco Mercantil esses que hoje você defende me colocaram uma arma na cara e me colocaram na parede. Da policia e do exercito, sempre tive proteção. O pais estava quebrado? Compare as obras feitas no período militar com as dos 12 anos do PT.

          • Com certeza, nessa época éramos protegidos pelos militares. não havia desempregados, não tinhamos é verdade, tanta facilidades, mas não havia nenhum perigo de se voltar à noite das escolas, e escolas eram publicas,professores eram respeitados, havia muito mais educação. Hoje se tem liberdade de expressão e vejam os lixos de informações e letras de músicas que somos obrigados a engolir.

  20. Se desde o ano 1500 é uma roubalheira, se o Paulo Francis, disse que na era FHC era uma roubalheira… Se continuou no governo PT a roubalheira… Ora, isso tem que acabar… Não é por que foi, que sempre terá que ser assim, ROUBALHEIRA, afinal, que paga a fatura do desfalque dessa quadrilha safada, seja que partido for, acaba sendo o povo brasileiro, ou seja, eu, você que está lendo, e todos nós trabalhadores que deixamos nosso “couro” no dia-a-dia de trabalho honesto, árduo. Estamos no séc. 21, a Era da Informação e o povo exige um ponto final nos desmandos cometidos por políticos corruptos e grandes empresas inescrupulosas. Basta.

    • sr. Jron é isto que o PT e a Dilma estao fazendo agora apurando estas roubalheiras para que acabe de vez tanto na Petrobras como em qualquer outra organizaçao do Estado. E so a PF apurar e mostrar todos os politicos envolvidos(PSDB) e nao so mostrar o envolvimento do PT e PMDB.

      • Elisangela, faço minhas suas palavras, eles não querem aceitar que é esse governo que está atuando no combate à corrupção, mas vão ter que engolir.

      • Como assim o PT está interessado em combater a corrupção, se o dinheiro arrecadado foi exatamente para o PT, e se o partido faz de tudo para não abrir uma CPI? Que combate é esse? Se não querem a corrupção, parem de praticá-la!

        • Ou Sr. Mastim,vc acredita na palavra de ladrão que está sendo beneficiado com suas delações a seu bel prazer, o que vale num processo são provas materiais, ainda mais conduzido por um delegado parcial.

    • Com certeza tem que acabar, mas não venham globo, veja, estadão, fhc etc dizer que é o maior escandalo, é o maior isso, maior aquilo…como se tivessem descoberto a roda, vale o mesmo para o dito mensalão e o que mais houver. Tudo está aparecendo porque foi permitida a autonomia de investição a PF.

  21. É uma cultura brasileira do jeitinho, empresas com posturas erradas, funcionários acostumados, e assim vai, e claro que isso vem há tempos, o importante que agora puna-se quem deve e tenha novos comportamentos, cultura diferente coletiva e não individualista, nosso país é rico, o que somos comportalmente é pobreza de espírito, isso serve para todos não somente aos políticos corruptos.