Derrotado nas urnas, Aécio está livre de explicações sobre aeroporto e suas rádios? Sim ou não?

DCM_Aecio_luciana.jpgpor Paulo Nogueira*, do DCM

O comportamento triunfal de Aécio na dupla derrota !“ perdeu o Brasil e Minas nas eleições !“ é uma aberração.

O que Aécio deveria fazer !“ além de dar expediente no Senado, coisa para a qual recebe um bom salário do contribuinte !“ é explicar tudo que ficou malcontado em sua campanha.

Primeiro, o aeroporto de Claudio. Não é porque a mídia o poupou, e as eleições passaram, que este caso está resolvido.

Não está.

Até aqui, ele não deu uma única explicação convincente. O máximo que fez, na campanha, foi chamar Luciana Genro de leviana quando ela tocou no assunto.

Outro ponto vital que exige transparência são os meios de comunicação de propriedade da família Neves em Minas.

Em si, é um absurdo um político ter rádios, o que aliás a Constituição !“ teoricamente !“ proíbe.

A proibição é driblada por políticos de baixa taxa de escrúpulos com diversas gambiarras jurídicas de legalidade amoral. Uma delas é colocar um dono de araque na papelada. Outra é você constar na documentação não como dono, mas como sócio.

Que os órgãos públicos não consigam impedir esse assalto à  Constituição conta muito sobre o que Darcy Penteado definiu como o maior problema do Brasil: um pequeno grupo que trata de manter, a que preço for, mamatas e privilégios.

A questão das rádios de Aécio tem um complicador que ficou em aberto.

Quanto o governo de Minas, sob ele e depois sob seu pupilo Anastasia, colocou em publicidade nelas?

A Folha levantou esse ponto, mas !“ como tantas vezes ocorre com o jornal !“ frustrou os leitores ao não fazer o serviço completo.

A Folha simplesmente esqueceu o assunto.

Lembremos: no comando das verbas publicitárias de Minas com Aécio estava a voluntária! Andrea Neves.

Ela que trabalha muito sem ganhar nada, como disse Aécio, ao contrário do irmão de Dilma, Igor.

Segundo afirmou Aécio num debate, Igor ganha muito para não trabalhar nada!.

Apenas depois das eleições o Estadão se dignou a ver como vivia Igor, o alegado marajá. O jornal encontrou ali uma espécie de Mujica, um homem simples, dono de um carro velho numa cidadezinho do interior, avesso a qualquer coisa que o identifique com a irmã poderosa.

E mesmo assim, com uma infâmia dessas, Aécio ainda ousou falar em desconstrução! como arma de campanha de Dilma !“ e não dele mesmo.

O debate em torno da desconstrução!, aliás, é uma das maiores estupidezes da política nacional contemporânea.

Algum candidato constrói! o adversário? Elogia-o, enche-o de palavras generosas?

Ora, faça-me o favor.

Marina, a coitadinha, já chegou dizendo que os adversários eram a velha política! e ela a nova!. O que é isso senão desconstruir?

Será uma decepção se o novo governo de Minas não trouxer à  cena informações que permitam aos brasileiros conhecer melhor Aécio.

As rádios da família e o dinheiro público posto nela, por exemplo.

Há ainda um assunto particularmente complicado nos arredores de Aécio: o helicóptero com 450 quilos de pasta de cocaína de propriedade de um de seus maiores amigos, Perrela.

Ninguém é culpado pelo que os amigos fazem, é verdade. Mas a sociedade tem que pelo menos saber com clareza o que fazem os amigos diletos de candidatos à  presidência.

Aécio, em suma, tem muita coisa a explicar antes de posar como um herói da República do alto de sua dupla derrota.

*Paulo Nogueira, jornalista, é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Corrigindo texto: Washington este é o tipo da “intelectual funcional” acha que é rica, mas é pobre, pois a maior riqueza de um ser humano é o seu CARÁTER e está pessoa infelizmente não tem, nem sei se posso rotulá-la como ser humano, pois quem escreve isso, para mim é lixo.

  2. Washington este é o tipo da “intelectual funcional” acha que é rica, mas e pobre, pois a maior riqueza de um ser humano é o seu CARÁTER e está pessoa infelizmente não tem, nem seu se posso rotulá-la com ser humano, pois que escreve isso, para mim é lixo.

  3. Terá que explicar de onde conseguiu os recursos para realizar o sonho da família. Agora se for público como se está especulando. Terá que responder pelo ato. E não ficar se escondendo atrás do caso Lava Jato, pois se deve tem que pagar também!

  4. Não sei o que vai acontecer no Brasil, mas eu não acredito em nenhum politico do meu pais! Tenho 40 anos ! Lamentável!Lamentável…

  5. Vocês do Pt-PMDB-PCdoB-Comunistas são um bando de pobre que morrem de fome e de inveja dos ricos e bem sucedidos. O Aécio vem de uma família com muitas posses, sempre estudou nas melhores escolas, sempre teve tudo o que vocês não tiveram e não precisa roubar para ter seu dinheiro. Quem sempre roubou foi a Luladrão e sua cambada de analfabetos. Voltem para o nordeste ou vão pra Cuba seus vagabundos.

    • Tenho apenas me contido a ler os comentários! Mas, diante do meu repudio, em ler um comentário pra lá de idiota como desta “Patricia”, não pude eu em me conter diante de tal comentário asqueroso e, certamente escrita por alguem tambem asquerosa.

  6. Quem perdeu foi o país, não Aécio.Basta ver as colunas policiais de todos os dias. Corrupção! Corrupção! Corrupção!

  7. acho que estão tentando comparar o aeroporto com a Petrobras.

  8. O nobre colunista deveria ampliar o foco e pedir explicações sobre o patrimônio e rádios, tv e etc…de conhecidos políticos, e amigos da Dilma, como Collor, Renan, Sarney e tantos outros. Devia solicitar esclarecimentos sobre os negócios do Lulinha. Na hora que pedir para investigar todo mundo, vou acreditar no bom propósito.

  9. O Aécio pode, recebe proteção da mídia, globo, veja, estadão. sábado a globo ainda pôs ele no jornal nacional criticar o corrupção do PT, como se ele fosse um santo.

  10. Como todo político: sem escrúpulo, mas com muita pose!

  11. Vocês devia se envergonhar. Aécio é um omem de bem, nunca se meteu em maracotalha. Ele é o que melhor representa o Brasil.

  12. NÃO, e se Deus quiser, Agora não vai sobrar pedra sobre Pedra.
    Vai ter que responder pelos desmandos, e a casa dele era pequena, ava para saber.
    tem marca por todo o LUGAR.
    O PT, já esta começando a fazer arrumação e vendo o que falta.
    E aqueles predios do Governo Mineiro.
    Eita…sô…só ali tinha 3 empreiteiras diferentes.
    para predios iguais.
    Vai para cadeia, onde passou Dirceu e Genuíno.
    Mas vai ter que tomar cuidado, lá dentro só tem PT.
    Vai ter sala separada.

  13. É claro que está livre! Aético é gente finíssima! Falar sobre um mixuruca de aeroporto desse? Devia construir mais um e mais perto de sua “Petite Versaille”, como carinhosamente denomina sua fazendinha a 5 cinco quilômetros desse Aeroporto. Aético é gente finísssima, pega firme no trabalho, trabalha desde os 12 aninhos. Não sei porque essa perseguição a tão nobre personalidade, exemplo de cultura desta Terra Descoberta por Cabral!

  14. O grande erro desse cara foi não ter construído essa merda de aeroporto em CUBA, se tivesse feito um lá em Minas e outro em Cuba ninguém falava nada.

    • Verdade.. e podia montar suas 4 radios em minas, epoderia fazer propaganda do govetno de minas la em cuba, pois so uma das 4 radios recebeu 210 mil reais em 2010 do governo de mg…

  15. É RUIM QUE ELE VAI DAR SATISFAÇÃO.ELE PODIII.O POVO QUE É SAFADO ENRUSTIDO GOSTA DELE.

  16. Vocês são tão doente mentais que é até quando ganham, tem inveja de quem perde.

  17. Ninguem esta livre de nada, todos devem explicações ao país. Se for considerado culpado deve perder o mandato, assim como a vencedora das eleiçoes.