Coluna do Marcelo Araújo: “Muda de cidade”, recomenda time de Fruet

Marcelo Araújo, em sua coluna desta segunda-feira, acusa o governo municipal de Gustavo Fruet de "extremismo" que lembra a ditadura militar; segundo o colunista, representante do IPPUC teria sido ríspido com ativista da ciclomobilidade ao ser questionado sobre a ausência de cronogramas, prazos e fontes financeiras em projetos: se não gosta de nada disto, se nada é muito sério para você, muda de cidade, muda de país, companheiro!; especialista de trânsito e multa vê complacência! e frouxidão! na gestão do prefeito curitibano; leia o texto e compartilhe.

Marcelo Araújo, em sua coluna desta segunda-feira, acusa o governo municipal de Gustavo Fruet de “extremismo” que lembra a ditadura militar; segundo o colunista, representante do IPPUC teria sido ríspido com ativista da ciclomobilidade ao ser questionado sobre a ausência de cronogramas, prazos e fontes financeiras em projetos: se não gosta de nada disto, se nada é muito sério para você, muda de cidade, muda de país, companheiro!; especialista de trânsito e multa vê complacência! e frouxidão! na gestão do prefeito curitibano; leia o texto e compartilhe.

Marcelo Araújo*

O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e seus outorgados de confiança deveriam saber que quando um deles fala alguma coisa o faz em nome do outorgante, o qual se não concordar deve “desautorizá-lo” ou revogar a outorga. Portanto, o PREFEITO FALOU, por meio de um assessor da presidência do IPPUC que foi questionado sobre a ausência de cronogramas, prazos e fontes financeiras em projetos de ciclomobilidade que se não gosta de nada disto, se nada é muito sério para você, muda de cidade, muda de país, companheiro!.

Agora é o empregado que manda o patrão embora? Apenas para lembrar, a pessoa que recebeu esse convite é um dos milhares de patrões que paga o seu salário e os dos que falam por você. Certos comportamentos não podem ser tolerados, sob pena de se concluir pela complacência (concordância com o errado) ou frouxidão (falta de coragem de tomar uma atitude).

Já houve complacência com a tentativa de fraude nas 60 mil multas sem satisfação até agora, o bode expiatório está sendo os Correios, multas irregulares na Linha Verde contra os guinchos, micos da Vó Gertrudes, etc.

Mudando de assunto, as dicas! que foram dadas sobre a infração continuada na Faixa Exclusiva do ônibus finalmente culminaram na manifestação da prefeitura, se a pessoa for autuada mais de uma vez num mesmo deslocamento, apenas uma penalidade será aplicada, o que nos faz concluir que se você estiver indevidamente circulando na faixa exclusiva e perceber que foi autuado poderá continuar circulando, mesmo que seja novamente autuado, apenas uma autuação valerá.

O prefeito também falou que se uma motocicleta estiver circulando pela faixa preferencial! de bicicletas na via calma (Sete de Setembro) será autuado por “ultrapassar” pela direita. Pior não poderia ter sido a demonstração de desconhecimento da diferença entre passar! e ultrapassar!, conceitos expressos no Anexo I do Código de Trânsito. Se o que foi dito tivesse lógica, quem estivesse circulando na faixa da direita da Rua Padre Agostinho, que possui quatro faixas no mesmo sentido, em velocidade maior que os veículos das outras faixas, também receberia essa autuação.

Prefeito, ninguém duvida de sua honestidade e boa vontade, mas nós pagamos o seu salário e de quem você escolhe.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Complementando com um exemplo; se você tem um prego te machucando na cama, você faz o curativo a cada dia ou tira o prego? Na Setran eles compram uma caixa de bandaid…. Vejam se tem cabimento, você leva a multa na linha verde, recorre e a secretária abona, leva outra e assim por diante….não era mais facil não emitir a multa, ou melhor ” tirar o prego que esta machucando” ?????

  2. Se administração publica começar a mandar se mudar todos os Curitibanos que estão descontentes, não vai ter eleição daqui dois anos. Diga-se de passagem, quanta omissão desta administração!

  3. Douglas, já que acompanha o blog faz tanto tempo deve ter percebido que o Dep. Ademar Traiano não está mais escrevendo, e mesmo assim ‘blog’ não é passível de amassamento nem deformação física, portanto cuidado para não fazer isso na sua máquina (computador, celular, tablete…), mas se o fizer, fez…
    Roberval e Douglas, põe chato nisso…

  4. Esmael, por favor!! Esse Marcelo Araújo é muito, muito chato. Essa coluna dele mais parece fofoca, ou conversa de biarticulado lotado. A qualidade do Blog tá ficando muito baixa. Se juntar o Marcelo com o Ademar Traiano, quase dá pra amassar e jogar o blog no lixo, de tão ruim que fica!!
    PS.: acompanho o blog há uns 5 anos.

    • viu! aproveitando o gancho da conversa peça pra prefeitura resolver a lotação dos biarticulados ja que vc entende disso!!rsrsrs

  5. não há contratação de 1000 agentes e nem previsão para abertura de concurso, 1000 agentes seria contando com os aproximadamente 350 agentes de hj trabalhando + 650 do concurso isso se fruet contratar 650 agentes novos. a gleisi aliada do fruet sim recebeu dinheiro alto de doações das empresas ligadas aos pedágios.

  6. Via Calma, calmo é o governo “água morna deste rapaz”, porque antes de criar a tal da “via calma”, não arranja soluções para as “vias rápidas”, pois a cidade cresce a cada dia e o prefeito no auge de seus 50 anos de idade, parece que não percebeu a expansão da capital…

  7. Ampliação da área de cobrança do ESTAR;

    Se expandir demais periga atravessarem as fronteiras do município e colocarem em Araucária, San José de los Pinhais!

  8. Dr. Marcelo, se não me engano a um tipo penal que diz que é crime “recusar-se a aceitar moeda corrente”.

    Quando a atual Administração retira cobradores de ônibus e inventa cobrança “eletrônica” de ESTAR (afinal eu não sou obrigado a fazer nada que a lei não obrigue, aí incluído ter cartão transporte ou ter celular de última geração), não estaria sujeita a um processo por este crime? O tipo penal já foi revogado? OAB e MP são coniventes?

    • Exatamente, venho cobrando por varios meios e ninguem se manifesta.

      Já enviei esse questionamento há vários locais ( Prefeitura, URBS, Camara de Vereadores, Jornais) e ninguem se manifesta. Como se sabe a Urbs e as Empresas perderam a ação sobre a Dupla jornada dos Motoristas, e que para resolver isso deveriam colocar cobradores. Acontece que a Urbs (e as Empresas) para não contratar e “burlar” a decisão judicial, Criou a OBRIGATORIEDADE de uso do Cartão de transporte nos Micro Onibus a partir de 1º de agosto. Claro que sou favorável a inovação e opções que ajudem, e claro, que sei que o uso do cartão reduzirá assaltos. Porém, e essas são minhas argumentações que ninguem se manifesta: 1. A Escolha da forma de pagamento da passagem é de cada cidadão; 2. É direito do cidadão, optar pelo uso ou não do Cartão; 3. Se o cidadão (por qualquer motivo) não tenha cartão, mas tenha em mãos a passagem em dinheiro, estará a partir do dia 01/08, PROIBIDO de entrar nos micro Onibus; 4. A CF de 88 assegura o direito de ir e vir, a URBS e as empresas, não dão essa garantia ao criar essa situação; 5. É uma imposição absurda contra o curitibano; 6. Se for uma pessoa em visita a Curitiba, esta, NÂO poderá usar os Micro Onibus sem cartão, e logicamente não tem sentido fazer o cartão, não morando aqui; 7. Nenhum Vereador nem a Prefeitura se manifestaram, seria a URBS uma empresa que é independente da Prefeitura e pode tomar decisões da forma que deseje? 8. Se por alguma razão, o cidadão tenha o cartão, porém não tenha creditos e não tenha como adquirir num determinado momento, mas tenha dinheiro para pagar a passagem, este cidadão vai ter que ir ou voltar a pé, ou tomar taxi (se achar um); 9. Num periodo em que se fala e fim do voto obrigatório, a URBS Navega em sentido Contrário; 10. Ha meu ver ha uma ligação entre URBS e Empresários, para BURLAR a decisão da Justiça. 11. Se o cidadão for Assaltado, ou tiver seu cartão danificado, e não tiver como obter segunda via de forma imediata, vai ter que ir trabalhar ou voltar pra casa a Pé. pois será Proibido de usar esses Micro Onibus. A Urbs, deveria fazer uma divulgação maior, por mais tempo, dar prazo maior aos cidadãos, explicando os motivos e aplicar essa ORDEM, após consulta popular. Para mim, essa decisão da URBS é Arbitrária e vai contra a liberdade e o Direito do cidadão. Pediria que o Sr. se Manifestasse. e Cobrasse de quem de direito uma justificativa plausivel, pois como falei antes, essa forma da URBS é um Paleativo para não CUMPRIR a Ordem Judicial. Obrigado pela atenção que puder Dar.

  9. Fruet Governador, vamos lá pra você sossegar, apesar de eu já ter respondido tudo através de artigos, que você confessou não ter condições de entender:
    1)Já respondi que sou favorável ao pedágio. Veja na Gazeta de hoje uma manchete sobre o tema, leia a matéria e vai entender. Torna-se mais segura a rodovia para os usuários normais e setor de transporte de carga e passageiros;
    2)De quem o Requião recebeu, recebe ou receberá dinheiro deve ser perguntado a ele. Tenha coragem e pergunte;
    3)Não há ‘frota elétrica’ e sim carros cedidos em comodato para fazer marketing para a montadora, sendo que a vedete (Twizy) não pode circular por falta de registro e licenciamento. Testes com veículos elétricos já foram feitos anteriormente em Curitiba, já escrevi artigo no Blog sobre o assunto;
    Vias exclusivas não foram implantadas agora, como a Travessa da Lapa, e sim ‘Faixas’ exclusivas que não são novidade nenhuma, note-se a Wenceslau Braz, já houve na Emiliano Perneta e as canaletas que são da década de 70 são faixas de uma mesma via. Nada de novo no front;
    Via Calma, foi matéria na semana passada na Band News, Cidade Alerta, Band Cidade e está pessimamente sinalizada, horrível, só reclamações. Um tiro no dedão. Já escrevi no Blog sobre o assunto;
    Faixas verde-amarelas, já expliquei no Blog o significado de cada uma delas, sendo que a verde não significa nada;
    A tendência do EstaR sempre será a expansão;
    Onde estão os 1000 agentes? Aposto que não sai concurso nesse ano nem no outro;
    A mudança da sede da Setran era necessária devido às obras na rodoferroviária;
    Convênios com Lotéricas: excrescência jurídica um particular regularizar para não gerar multa, o Ministério Público de Contas está investigando;
    Parquímetros digitais do filho do Soifer não são novidade, sistemas semelhantes já foram testados;
    Posso não ter feito tudo e nem muito, mas certamente não fiz tanta coisa errada nem tentei fraudar a população

    • kkkkkk e ai aprendeu? a lição de casa companheiro rsrsrs mais alguma perguntinha infame sem cabimento? pergunta pro prefeito porque tirou o Marcelo Araujo do cargo de secretario do transporte?porque ele não faz parte de nem uma corrupção, não entra no esquema de ninguem, o povo esta cansado dos mesmo e o DR. não teve tempo pra mostrar seu trabalho e sua experiencia para os curitibanos,o conheço a 26 anos e o endereço dele permanece o mesmo…

  10. Dr. Marcelo, minhas perguntas ainda aguardam respostas… faltou coragem para responde-las? Tentarei novamente hoje, embora duvide que você tenha coragem de responde-las:
    1. O que você acha do pedágio mais caro do mundo?
    2. Requião recebeu dinheiro de pedágio, para suas campanhas?
    3. O que você fez, como secretário, que o compare a Luíza? Lembrando apenas algumas realizações dela:
    “¢ Frota elétrica;
    “¢ Vias exclusivas;
    “¢ Via calma;
    “¢ Faixas verde-amarelas;
    “¢ Ampliação da área de cobrança do ESTAR;
    “¢ Contratação de mais 1.000 agentes de transito;
    “¢ Nova sede para a Setran;
    “¢ Convênios com as Lotéricas;
    “¢ Implantação dos “parquímetros” digitais;
    Apresente algo, não se omita… Mostre algo que o habilite a ser lembrado como alguém que fez ao invés de alguém que só critica…

  11. Esse Marcelo Araujo é um pé no sac0. Eita cara chato e que se acha o tal.

  12. Desde antes mesmo de ser eleito era claro a Incompetencia deste Des prefeito. Isso fica provado a cada dia que passa. Designou o Mac Lanche Feliz, como primeiro ministro, colocando ele para responder pela Prefeitura enquanto o Sr. Prefeito, se esconde em seu gabinete. Falar da Vice? Pra que? Ela nem sabe a que foi eleita. A Prefeitura através da URBS ( caixa Preta e fétida ) que o Fruet PROMETEU abrir e não fala sobre, Manda e desmanda, faz e desfaz sem que a Prefeitura ou Camara de Vereadores saiba ou aprove, O IPPUC, ainda mantém a mania que criar coisas velhas e arcaicas, Só funcionou e teve seu Auge no Governo Lerner. Esperar o que desta Legislatura? NADA. o Fruet foi o Maior erro eleitoral de Curitiba.

    • desculpe!mais com o conhecimento e a capacidade invejàvel do DR.Marcelo Araujo na area, o SR. prefeito e seus companheiros,estão deixando de aprender a lição de casa , pra repassarem pra outros governantes e professores pra que melhore o transito no brasil todo!governos de fora de curitiba e outros países fazem inúmeros convites pras palestras com o DR.Marcelo Araujo , o SR.prefeito e seus parceiros jogão essa sabedoria no lixo!! SR.Prefeito chama o DR.Marcelo pra uma conversa e aproveita a sua sabedoria! SR.Prefeito o povo esta de olho, esse comentário de cogitar a mandar o Amigo Marcelo a sair da cidade , não pegou bem, vamos resolver os problemas e não criar outros!! obrigado …… palavra do povo

  13. Prezado Marcelo Araújo, tem que declinar o nome do servidor público? que vomitou este tipo de resposta ofensiva ao morador ciclista. Demissão a bem do serviço público existe, sim.