Candidato do PSTU desafia Beto Richa

"Lei da mordaça? Espero que não se atreva! Ao invés de nos ameaçar deveria estar contratando educadores para suprir as vagas dos que, amparados pela lei, se licenciaram", criticou Rodrigo Tomazini, candidato ao Palácio Iguaçu pelo PSTU, ao criticar o decreto 9768, assinado por Richa, que proíbe manifestação dos servidores públicos do estado nas redes sociais, colocar adesivos em seus carros, usar camisetas, bonés e broches de seus candidatos preferidos; lei do tucano contraria a Constituição Federal ao institucionalizar a censura no Paraná.

“Lei da mordaça? Espero que não se atreva! Ao invés de nos ameaçar deveria estar contratando educadores para suprir as vagas dos que, amparados pela lei, se licenciaram”, criticou Rodrigo Tomazini, candidato ao Palácio Iguaçu pelo PSTU, ao criticar o decreto 9768, assinado por Richa, que proíbe manifestação dos servidores públicos do estado nas redes sociais, colocar adesivos em seus carros, usar camisetas, bonés e broches de seus candidatos preferidos; lei do tucano contraria a Constituição Federal ao institucionalizar a censura no Paraná.

O professor da rede pública estadual Rodrigo Tomazini, candidato ao Palácio Iguaçu pelo PSTU, acometido por uma cólera de indignação, condenou veementemente a “lei da mordaça” editada pelo governador Beto Richa (PSDB) que proíbe a manifestação política dos servidores públicos do Paraná.

“Lei da mordaça? Espero que não se atreva! Ao invés de nos ameaçar deveria estar contratando educadores para suprir as vagas dos que, amparados pela lei, se licenciaram”, escreveu em seu perfil no Facebook.

Tomazini disse que está licenciado para concorrer à s eleições para o governo do Paraná contra as ações do tucano que levaram a educação entrar em greve este ano.

“à‰ governador Beto Richa, desafio Vossa Senhoria a me demitir ou a qualquer um de meus companheiros de trabalho”, finalizou o candidato do PSTU.

Na noite desta sexta (25), o Blog do Esmael revelou que o governador do PSDB extrapolou as funções ao decretar proibição da manifestação dos servidores públicos do estado nas redes sociais, colocar adesivos em seus carros, usar camisetas, bonés e broches de seus candidatos preferidos (clique aqui).

O decreto 9768, de 19 de dezembro de 2013, assinado por Richa, fere a Constituição Federal porque atenta contra a liberdade de expressão ao institucionalizar a censura no Paraná.

75 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A burguesia está ficando de cabelo em pé com o PSTU. A união dos trabalhadores e a juventude na construção do socialismo.

  2. O Rodrigo é um grande 171, mentia dizendo que era professor e uma vez descoberto agora fala que é educador kkkkkk, ele nunca entrou numa sala de aula.

  3. Não à atitude ditatorial desse governo neoliberal privatizante e antidemocrático. Parabéns Educador Rodrigo do PSTU pela defesa de liberdade de expressão dos trabalhadores da educação.

    • Esse cara não é educador de nada. Ele é funcionário de escritório e nunca entrou em contato com um aluno. Leiam com atenção os comentários dos colegas de Maringá e região.

  4. São todos um bando de marginais que nao querem trabalhar e buscam apenas uma boquinha nos DCEs. Aqui em Maringá, eles estao escondidos dentro do DCE da UEM onde ficam buscando cada vez mais criar confusao com os estudantes que realmente querem estudar. Sao pessoas que nao merecem o nosso respeito. FORA PSTU, VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS!!!

  5. Governo este decreto é infame. Educador Rodrigo e PSTU, parabéns pela coragem ao defender a classe trabalhadora contra as injustiças do capitalismo. Paraná para os trabalhadores.

  6. PSTU, o partido do século XXI. Me parece que o socialismo cresce. Parabéns a militância coerente e guerreira. Agora é o PSTU.

    • O Pstu está fadado ao fracasso pois faz um fetiche da reorganização da classe trabalhadora e tem uma relação instrumental e pequena com os movimentos sociais, quem nasceu para ser minhoca como o Pstu nunca vai ser cobra.

  7. Como sempre só blá blá, mentiras e poucas ações, no horário eleitoral eles vão mostram vídeos com eles nas manifestações e vão dizer que foram o PSTU que liderou as manifestações, eles sempre gozam com o x dos outros, oportunistas, mentirosos, trairás e covardes.
    Partideco como o PSTU, com um sindicato aqui, outro acolá e a verba do fundo partidário, seus dirigentes vivem uma confortável vida burguesa. Falam que que defendem os trabalhadores, mas os ditos trabalhadores, evidentemente, nem sabem que eles existem.
    Aqui e ali, esses partidos compram briguinhas com os petistas pelo controle de alguns sindicatos, de centros acadêmicos e coisa e tal. Se duvidar, disputam velório, festa de aniversário e baile de debutantes

  8. O Pstu só pensa em sindicatos e DCEs, são os pelegos dos sindicatos, os integrantes deste partido vão as manifestações e ficam no cantinho com medo da policia e quando as emissoras de tv aparecem eles ficam com as bandeiras na frente das camaras, verdadeiros galinhas.

    Esses intelectualoides burros filhinhos de papai do PSTU tem tão pouco contato com as massas populares que nem sabem a linguagem do peão, do operário, do secundarista da periferia, enfim, do povão e é por isso que ganham votações pífias nas eleições.

    adoram viajar(com o dinheiro do sindicato e do dce), tomar umas cachaças e discutir teoria politica, turma que no primeiro “chega” dos patrões já tremem e abandonam o barco.
    O PSTU JÁ ERA!

  9. O Rodrigo aqui em Sarandi é conhecido como Pinóquio pois é técnico administrativo e vive dizendo que é professor mas ele só tem o ensino médio, politico mente, mente, mente.

  10. O PSTU É UMA GRANDE FARSA, SUA OPÇÃO É PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES, BEBER CACHAÇA COM O DINHEIROS DOS POUCOS DCEs E SINDICATOS ADMINISTRADOS POR ELES E TAMBÉM DO DINHEIRO VINDO DO FUNDO PARTIDÁRIO, PARTICIPAM DE ELEIÇÕES COM BORDÕES E PALAVRAS VAZIAS, NÃO SE COMUNICAM COM A BASE E CONSEQUEM VOTAÇÕES PIFIAS NAS ELEIÇÕES, OS TRABALHADORES NEM SABEM QUEM SÃO ELES, SÃO MOTIVOS DE VERGONHA PARA A CLASSE TRABALHADORA.

  11. Vivemos em uma sociedade onde é exercida a democracia burguesa (quem tem dinheiro e poder é quem governa), o governo deve retroceder neste decreto infame!

    Um governo para os trabalhadores!

    PSTU – Uma ferramenta de luta para a classe trabalhadora!

  12. Parabéns ao Rodrigo do Pstu por atacar o Beto Richa, pena que é mais pelo oportunismo do que pelo debate para o estado do Paraná.

  13. Rodrigo é um funcionario público que sai candidato em todas eleições(acho que só perde em numero de eleições para o Cabo Nonato do Psol), nada como uma processo eleitoral para pegar uma folga prolongada, recebendo seus devidos proventos. com todos os direitos garantidos(férias,decimo terceiro,etc.) e nenhuma perspectiva de vitória eleitoral. Viva a democracia.
    O discurso de extrema esquerda apregoado pelo PSTU se alinha ao discurso ultra direitista de Aécio e Campos. Fazem ecoar o velho conservadorismo. Se é contra o PT, vale tudo, na opinião destes que se dizem revolucionários.

  14. O decreto do Beto Richa realmente é vergonhoso mas não tem nada a ver com o candidato nanico que se aproveita demograficamente parecendo o Justus Verissimo rsrsrs, esse Rodrigo é funcionário de um colégio em Sarandi(técnico administrativo) e é um péssimo funcionário pois falta muito no serviço, vive de vender agendas, ir manifestações e esquece de trabalhar, é conhecido como o rei do atestado médico.

  15. Será que o colunista da Nutrimental Dr. Rocha Loures, deixa seus funcionários fazer política no horário de trabalho???? Se sim, ele é muito bondoso, fora dos padrões pq nenhum patrão gosta de seus empregados parem de trabalhar pra fazer campanha politica. O decreto dizia apenas isso, mas como todos sabem, o pessoal do PT é meio um tanto quanto analfabeto, ingual o ex presidente Lula, e tem dificuldade de interpretar o texto. Voltem pra escola indiotas de plantão e pelo menos aprendam a interpretar o nossa língua corretamente. Aprendem a Ler…É dificil pra companheirada ou precisa ganhar alguma eleição pra aprender???

  16. Uma pessoa que é incapaz de ler e interpretar um documento corretamente não tem a mínima condição de opinar sobre ele. Ignorantes! Vão todos na onda sem um mínimo de conhecimento. Lei 784 vezes o documento, faça suas resenhas e anotações e se esforce para interpretar o que julga duvidoso. Depois, sim, derradeiramente, utiliza este espaço para se posicionar.

  17. O PSTU não foge do debate e das polemicas, fala o que pensa e esta disposto a debater com aqueles que estão em desacordo com as propostas e politicas do partido. Bem diferente dos que impõe decretos para silenciar os opositores.

  18. Parabéns Rodrigo do PSTU. Só a luta muda a vida.

  19. O PSTU está de parabéns pela defesa da liberdade de expressão da classe trabalhadora e da juventude. Ditadura militar nunca mais.

  20. Parabéns Rodrigo Tomazini pela luta em defesa da classe trabalhadora.

  21. Em outubro o povo fará o acerto com esse senhor.
    Acho que já vai tarde. Deus nos livre!

  22. Onde foi que não entenderam?
    O referido Decreto fala o que o Funcionário Público não pode fazer durante o EXPEDIENTE com equipamentos públicos e nas dependências pública,
    Mais do que certo.
    Se alguém teve dificuldade de interpretar o que fala o Decreto, acho melhor procurar ajuda porquê está com alguma Deficiência

    • Cleide, o candidato nanico finge que não entendeu.
      e usa maldosamente o fato para se fazer notado.
      O decreto vale inclusive para o próprio Richa.
      Adesivos em carros públicos seriam ridículos.
      Já nele não consta nada sobre carros particulares.
      Queremos funcionários trabalhando durante o
      expediente.
      Já nos custa caro esta camarilha inútil de
      políticos que temos que sustentar.

  23. QUEM É ESSE BLACK BLOCK IDIOTA? Não tem nenhum voto nas urnas e só aparece nas épocas das eleiçoes por força da lei. Onde ele vivi, o que come, onde mora, o que faz nas horas vagas, o que pensa, esses militantes do PSTU? Vejam em breve no Globo Reporter!!!!

  24. Quanto mais para, esquerda mais perto do abismo.O pessoal da esquerda só fala,não conseguem administrar nem uma lojinha de 1,99.Isso é fato em todos os lugares que foram eleitos.

  25. Será que as macacas de auditório que ficam repercutindo boato. Já leram o tal decreto? Será que não leram que o Decreto nada mais faz do que repetir a lei federal??

    A ignorância é terrível!!!

  26. Este decreto de Richa só pode ter carater de coação, pois é impossivel que tenha algum respaldo na lei. O servidor que não estiver com Richa não deveria ter medo nenhum e manifestar=se a vontade. Perante a lei este deceto, é nulo e o governador sim é que deverá ser punido por atacar com dispositivos do tempo da ditadura.

  27. Pessoal, tem um vídeo muito bom sobre o aeroporto do Tio do Aécio. Só ver no google “Turista da Veiga visita Claudio-MG e o aeroporto do amigo Aécio” Imperdível, não deixem de ver

  28. A Historia se repete, para aqueles governantes desatentos, que não aprenderam as lições do passado, de repente passa um filme na minha cabeça, AI5, DITADURA, PRESOS, EXTRADITADOS, GEN. GEISEL, MDB, PMDB, DIRETAS,ULISSES GUIMARÃES, DEMOCRACIA. Beto acorda, O PMDB velho de guerra, tem Historia e REQUIÃO é o nosso comandante.

  29. Richa sorridente, Requião zangado,Richa Sorridente, Requião Zangado………

  30. Parabens Rodrigo Tomazini PSTU… O povo do PArana nao aceitara a censura!

  31. Parabens Rodrigo Tomazini PSTU pela coragem!

  32. Será que este senhor, tentará nos proibir; cidadãos paranaenses, pagadores de impostos e taxas de todo gênero; de expressar nossa indignação e contrariedade; nas URNAS, com o NOSSO voto?

  33. SABE NADA, INOCENTE …
    Este PSTUista é um inocente útil, sabe nada … e péssimo professor. Se fosse bom, teria entendido que o Decreta só estabelece o que já está previsto na legislação eleitora. E ele não precisará ser demitido, pois como ele mesmo lembra, está licenciado. Logo não está no exercício da função publica e sim no exercicio de sua campanha eleotoral acerola.
    Tenho dó deste tipinho .. e até de quem dá guarida publicando estas asneiras.

    • PÉ VERMELHO (ORIGINAL),
      se o Decreto só estabelece o que já está previsto na legislação eleitoral, teria sentido o desgovernador mandar publicar a Lei da mordaça? Aliás, isso tudo é pura hipocrisia, afinal, quem está postando desesperadamente são os próprios comissionados do Palácio Iguaçu!

      • VCS INVENTARAM
        Vcs, os PSTUs, os Mamoneiros, os patrocinados pelo mamoneiros, os adptos do assedio sexual e cia é que estão chamando de lei da Mordaça. Mas vcs estão apenas tentando criar um factoide, pq sabem muito bem que ninguem proibe nada na ação pessoal e rivada, apenas preserva as instituições publicas para o governo não ser acusado de uso da máquina pública.
        E tem gente loukinhos pra achar um uso da maquina publica pra tentar ganhar a eleição no TAPETÃO, pq no voto sabem que não ganham
        A tentativa de pegar tudo o que se faz, inclsuve de correto pra criar factóide só mostra o desespero de vcs. Mas evidente que bateu-levou. Esta é a regra. e escrevo do meu computador pessoal, da minha conecção e fora do meu horário de expediente. Então exceto se o blog censurar, aqui é bateu-levou.

  34. Niemöller é o autor de uma adaptação de um célebre poema de Vladimir Maiakovski “E Não Sobrou Ninguém” tratando sobre o significado do Nazismo na Alemanha:

    “Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse”
    Wikiquote
    O Wikiquote possui citações de ou sobre: Martin_Niemöller

    Martin Niemöller http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Niem%C3%B6ller

  35. Quem esse ditador idiota que responde pelo cargo de governador pensa que ele é, vivemos num País Democrático e podemos expressar nossas idéias e vontades. Mas o maior presente o Povo vai dar nas Urnas eliminando esse Câncer do Palácio Iguaçu.

  36. APRA-PR Entra com Mandado de Segurança Contra Ato do Chefe do Poder Executivo do Estado do PR, tendo como Objeto o Decreto Estadual nº 8827-13.

    http://www.aprapr.org.br/2013/11/09/apra-pr-entra-com-mandado-de-seguranca-contra-ato-do-chefe-do-poder-executivo-do-estado-do-pr-tendo-como-objeto-o-decreto-estadual-no-8827-13/
    Responder

  37. Folgado é vc seu comissionado vagabundo. Nos servidores policiais, educadores e outros trabalhamos muito. Comissionados seus dias estão contados.

  38. “Lei da mordaça? Espero que não se atreva! Ao invés de nos ameaçar deveria estar contratando educadores para suprir as vagas dos que, amparados pela lei, se licenciaram”…

    como assim?????..”contratando educadores” precisa dinheiro, vide LRF, e isso requer uma ampliação da arrecadação…que o Requião nos seus 8 anos nunca pensou em fazer , visto que imagina ele que dinheiro dá em árvores e pro isso ele pode sair espantando todos que um dia quiseram produzir no estado….e os mais de 10 milhões de paranaenses querem que os 190 mil funcionários públicos bancados pelo dinheiro público ..trabalhem………parece que exigir isso de muitos, tipo sindicalistas e aproveitadores, é algo inaceitável, pois a vida mole do passado recente quer ser revivida……..

  39. Santa ignorância . O decreto é orientando aos agentes públicos face a legislação eleitoral. É obrigatório ao executivo. Para evitar o uso da máquina pública. Quem punira os desavisados será a justiça eleitoral. Como ocorreu em 2006 …

  40. Aosrequianistasnoseviçopublicocuidadosantodemaisopovodeconfia.

  41. Vai trabalhar povo que só quer saber de teta!!! Comunistinha de merda!!

  42. A QUE PONTE CHEGAM O AFUNDAMENTO E O DESESPERO POLÍTICO?
    MAIS UMA INCONSTITUCIONALIDADE QUE SERÁ DESFEITA NOS TRIBUNAIS, DARÁ A VÍTIMA (SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS QUE POSSAM PERSEGUIR E ENCHEREM O SACO) O DIREITO E A POSSIBILIDADE DE MOVER AÇÃO PARA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS CONTRA O ESTADO DEVIDO ABUSO E DESVIO DE PODER!
    BETO RICHA NÃO SE REELEGE, MAS VAI ENCHER O ESTADO DE PRECATÓRIOS!

    A crítica em si é natural do ser humano, traduzindo um direito impregnado de qualificação constitucional, plenamente justificável aos que exercem qualquer atividade de interesse da coletividade em geral, pois o interesse social, que legitima o direito de criticar, sobrepõe-se a eventuais suscetibilidades que possam revelar as pessoas públicas, políticas e as figuras notórias, que exercem, ou não, cargos oficiais na administração pública. Assim sendo qualquer cidadão não deixa de cumprir prescrições expressamente estabelecidas seja lá quais forem previstas em leis, estatutos, regulamentos e outros dispositivos legais, ou seja, o pretenso “delito de opinião” não tem tipificação como crime ou contravenção penal, por isso naturalmente não há violações que afetem preceitos de hierarquia, de disciplina, de ética, de honra pessoal, de pundonor ou decoro seja lá de qual classe profissional. A crítica nos meios de comunicação social feitas por cidadãos investidos ou não de cargo público ás pessoas públicas e a figuras notórias, por mais duras e veementes que possam ser, deixa de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos de personalidade. Ou seja, não induz responsabilidade penal, administrativa e civil seja lá de quem for, a publicação de texto com crítica, em algum meio de comunicação de massa, cujo conteúdo divulgue observações em caráter mordaz ou irônico ou, então, veicule opiniões em tom de crítica severa, dura ou, até, impiedosa, ainda mais se a pessoa, a quem tais observações forem dirigidas, ostentar a condição de figura notória ou pública, investida, ou não, de autoridade governamental, pois, em tal contexto, a liberdade de crítica qualifica-se como verdadeira excludente, apta a afastar o intuito doloso de ofender, ou seja, à liberdade de expressão é direito básico de qualquer cidadão, inscrito em cláusulas pétreas da Constituição Federal no seu Art. 5º: “IV ““ é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato” e “IX ““ é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.”

  43. Mas são uns folgados estes servidores. Povo está lá é para trabalhar, ou deveriam. Mas não, eles estão mais é preocupados em garantir benesses. Queria ver numa empresa privada esta cambada passar o dia fazendo campanha na internet. Tem é que acabar com a estabilidade no serviço público.

    • Se Beto Richa dá 4 mil reais de auxilio-moradia para os juízes que ganham mais de 20 mil ao invés de usar este dinheiro para melhorar a saúde e educação de quem realmente precisa, acho que quem trabalha no serviço público e vê isso tem todo o direito de se manifestar nas redes sociais.

      • se o beto está pagando este auxilio porque existe lei, se foce o seu governador tambem estaria pagando ok ze mane, deixa o homem trabalhar …

        • È vamos deixar o homem trabalhar . Mas sera que não esta muito tarde pra começar? THAU beto , ja vai tarde!

        • NÃO!!! Nelson, quem mobilizou a bancada governista para aprovar este auxilio, foi o próprio governador (OBS: parece piada, deboche da cara do contribuinte, mais não é; esse auxílio é retroativo há 10 anos). Nelson, não fale bobagens!!!!!

        • Ô mane, esta lei não existia. Foi proposta e elaborada por ele e aprovada pela assembléia, como forma de garantir o olhar cúmplice do judiciário. “[…] Deixa o homem trabalhar…”?! O cara não faz nada, a não ser quebrar o Paraná em tempo recorde.

        • Não fala o que não sabe, essa lei foi aprovada pelo seu patrãozinho e realmente é retroativa a dez anos, eleitores do desgoverno BOTA NARIZ DE PALHAÇO QUE CAI BEM PARA VOCÊS.

    • Quem passa o dia inteiro postando profissionalmente são os comissionados do Palácio Iguaçu, agem como cabos eleitorais financiados pelo $$$$ PÚBLICO!

    • Joziane Schulz,
      funcionário público concursado não precisa puxar o saco de ninguém, independente do candidato que venha vencer a eleição, seu emprego não corre risco. Já os comissionados (muitas vezes, cabos eleitorais pagos com dinheiro público, se desdobram no objetivo de reeleger o patrão, afinal, se não houver a reeleição, estão desempregados). Agora, minha amiga, funcionário público não é burro, quando percebe que o governante é incompetente e está quebrando o estado, conta para todo mundo!

    • É por pensamentos como o seu que o Brasil ainda elege pessoas como o desgoverno. Vc trabalha sem receber? Bc sabe o que funcionalismo público passou com essa péssima gestão? Você conhece o trabalho dos servidores públicos? com certeza não, se soubesse não falaria uma asneira dessas.

  44. Beto Richa tá se pelando de medo dos funcionários públicos. Porque será?? Fez tudo errado, não soube administrar e está usando de censura pública pra nos calar!! A constituição nos garante o direito a manifestação. É a Lei Maior deste país. A dele é “letra morta”.

    • O Beto Richa quer censurar o servidor público. Sabe que não fez um bom governo a serviço da classe trabalhadora em geral e dos servidores públicos em particular. Não vamos e não podemos aceitar essa lei da mordaça. Absurdo, totalitário, todos cidadão devem ter o direito de se manifestar politicamente as suas opiniões e convicções.