A vez das mulheres no movimento estudantil

51!º Congresso da UPES em Paranavaí, neste final de semana, deverá eleger a estudante Camila Lane, de 17 anos, nova presidente; filiada na UJS, braço político do PCdoB na juventude, a moça confirma a aposta dos comunistas nas mulheres no comando das organizações estudantis; UPE, entidade dos universitários, também apostou numa mulher; evento no Noroeste contou com uma feijoada japonesa! preparada pelo deputado Teruo Kato (PMDB). As fotos são de Ricardo Gomyde, presidente do PCdoB, que acompanha  o congresso.
51!º Congresso da UPES em Paranavaí, neste final de semana, deverá eleger a estudante Camila Lane, de 17 anos, nova presidente; filiada na UJS, braço político do PCdoB na juventude, a moça confirma a aposta dos comunistas nas mulheres no comando das organizações estudantis; UPE, entidade dos universitários, também apostou numa mulher; evento no Noroeste contou com uma feijoada japonesa! preparada pelo deputado Teruo Kato (PMDB). As fotos são de Ricardo Gomyde, presidente do PCdoB, que acompanha o congresso.
A estudante Camila Lanes, de 17 anos, do Colégio estadual Costa Viana, de São José dos Pinhais, deverá ser eleita neste domingo (3) a nova presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES).

De hoje até amanhã, em Paranavaí, Noroeste do estado, acontece o 51!º Congresso da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (CONUPES). O evento também vai aprovar um calendário de lutas da entidade que representa cerca de 2 milhões de alunos das redes públicas e privadas.

Camila é filiada na União da Juventude Socialista (UJS), braço político do PCdoB no movimento estudantil.

Os comunistas que têm hegemonia nas entidades estudantis — secundaristas e universitárias em todo o país — vêm apostando nas mulheres.

Em maio deste ano, em Ponta Grossa, a União Paranaense dos Estudantes (UPE), entidade que representa os universitários, elegeu ontem a acadêmica de Direito Elys Maryna. Também filiada ao PCdoB, ela é a terceira mulher a comandar a organização.

O presidente estadual do PCdoB, Ricardo Gomyde, cuja origem política iniciou-se no impeachment do ex-presidente Collor, acompanha o Congresso da UPES em Paranavaí. O dirigente partidário acompanhou os estudantes até o município no Noroeste, a 500 km de Curitiba, viajando num ônibus fretado.

Economia

“Apostamos nas mulheres, que têm de assumir mais a política”, disse o comunista, que ao falar ao blog se preparava para degustar uma “feijoada japonesa” preparada pelo deputado Teruo Kato (PMDB), que possui base eleitoral na cidade que sedia o congresso da UPES.

Deixe um comentário