Pela liberdade de expressão, deixem a Rede Massa trabalhar!

Este blog tem sido um crítico contumaz à  judicialização das eleições. Não é de hoje que esteve espaço !“ e este blogueiro !“ vem a público condenar o exagero cometido pela Justiça Eleitoral no Paraná. Sem medo de errar, aqui no estado, os advogados de todas as coligações se destacaram no primeiro turno mais do que os próprios candidatos que defendiam nos tribunais. Sobram ações visando travar o debate político e de ideias como devem ocorrer na disputa pelo poder numa sociedade democrática.

A Judicialização visa coibir o debate político. à‰, na sua essência, antidemocrática. Veja o caso dessa ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), a pedido da coligação de Gustavo Fruet (PDT), que se manifestou ontem favorável à  aplicação de multa no valor de R$ 100 mil à  Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, de propriedade do apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, pai do candidato Ratinho Junior (PSC), que disputa este segundo turno com Fruet.

Qual o problema de uma emissora ou de os comunicadores terem posição política, uma preferência por candidato A! ou B!? A meu ver, não há nenhum pecado na tomada de lado por um profissional de imprensa. Pelo contrário.

A judicialização da política tem como objetivo perpetuar a hipocrisia que grassa atualmente nos meios de comunicação como um todo. Funciona mais ou menos assim: o leitor/telespectador/ouvinte finge que determinado veículo é imparcial! e o veículo finge que também é isento!. Um mundo faz de contas. Um fingimento incrível. Um horror. Abaixo o fingimento!

Acho que os profissionais que compõem a bancada do Jornal da Massa !“ Denian Couto, Paulo Martins, Ogier Buchi e Ruth Bolognese !“ faz nada mais do que exercer na plenitude a liberdade de expressão, consagrada na Constituição Federal.

Acredito piamente que matérias relativas à  liberdade de expressão não devem ser objeto de análise na primeira instância da Justiça. Isso deveria ser obrigatoriamente um trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em tese, seria o guardião da Carta Magna.

Da análise da mídia apresentada, verifica-se que nos programas do Jornal da Massa, ainda de forma dissimulada, há tratamento privilegiado ao candidato Ratinho Junior. Tal fato é percebido por comentário sempre positivos a referido candidato, sendo em relação ao candidato Gustavo Fruet os comentários são direcionados de forma negativa!, afirma a promotora Marcia Nakajo Pereira.

Ora, sabemos que, também de forma dissimulada, outros veículos, além da Rede Massa, têm suas preferências e torcem por outros candidatos. O que precisa, na verdade, é os demais veículos saírem do armário e também declararem seu apoio abertamente. Vide o caso do jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão, que em 2010 publicou um editorial manifestando sua preferência pelo então candidato à  presidência da República, José Serra (PSDB). Naquele episódio, o jornalão foi honesto.

O advogado Luiz Fernando Pereira, coordenador jurídico da campanha de Fruet e um dos autores da reclamação contra a Rede Massa, tem opinião diferente deste blogueiro.

Em artigo publicado neste espaço, em agosto, o causídico, que é cotado para assumir a procuradoria-geral de Curitiba, caso seja eleito Fruet, escreveu: Sustentar que esta revisão! significa indevida judicialização da política! é admitir infensa ao controle do judiciário a prática de corrupção eleitoral!. Portanto, cumpre seu papel.

Embora o tema seja muito controverso, eu faço um apelo pela liberdade de expressão: deixem a Rede Massa trabalhar!

43 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esmael concordo com vc em tudo leio e acompanha seu blog acha muito importante, mas Esta mais do que evidente que a rede massa tem sido altamente tendenciosa. Portanto, Esmael, não concordo com seu comentário, e tem mais esses 04 jornalistas eles não fazem jornalismo, não são imparciais, fazem ofensas, são sarcásticos e tiram sarros de certos políticos, bem independe de partido, mas eles são claramente contra o PT.

  2. liberdade de expressão não significa liberdade de manipulação…

  3. Em toda a escolha ha o ônus e o bônus. A rede massa censurou comentários a Gustavo Fruet, agora diz que esta censurada por outros meios.

  4. A liberdade de imprensa no Brasil parece ter isentado os profissionais da responsabilidade pelo que falam ou publicam… Infelizmente a imprensa não tem obrigação de provar o que fala, assim agem de forma irresponsável, por vezes até inconsequente.

  5. Sou fã do jornal da massa, e assisto sempre, gosto muito da opiniao deles,

    e acho que falam a verdade, e a verdade tem que ser dita, cai

    fora PT.

  6. Vai ganhar quem merecer e não vai ser seus comentarios idiotas que vai mudar, tudo aqui publicado nada mais é que dor de corno… um jovem na prefeitura dara muito mais liberdade a quem merecer, é clro que os babaovo como vcs devem andar só de onibus e não conhecem qualidade de vida… NUNCA VI COMO POBRE TEM INVEJA DE QUEM TEM DINHEIRO… HA COITADOS, TRABALHAR FAZ TODA A DIFERENÇA VIU, ENTÃO VOS DIGO VÃO TRABALHAR E TIREM O OLHO GRANDE DO NOSSO DINHEIRO

  7. Seus babovo, quero ver daqui um ano depois que este frutinha do Fruet tiver em pleno poder dar uma banana pra cada um, expressão de opinião é direito de cada um, mas inflamar as opiniões e burrice de quem faz, vcs devem apoiar o COLLOR que roubou na cara dura todo mundo e ainda se elege, eu acredito em idéias novas sejam elas de quem for, é melhor vcs colocarem os babinhos entre as pernas e esperarem, Curitibano não é burro, é um povo exclarecido e de opinião, depois das eleições quero ver estes comentários serem retirados com medo de perderem a boquinha ja pré definida, vão arrumar o que fazer, antes de julgar quem tem dinheiro, vcs não tem e nunca terão pq são uns imbecís bando de invejososssssssssssss

  8. Quando um Nobre Desembargador do TRF4 proibiu Roberto Requião de usar a TV Cultura para falar o que pensava dos seus adversários e divulgar os atos do Governo o aplauso da imprensa paranaense foi unânime. Inclusive dos comentaristas do Jornal da Massa. Agora quando compelidos a respeitar a lei e não usar uma concessão publica para beneficar o patrão candidato vêm, aos berros, defender a liberdade de expressão. Muito coerentes!

  9. Sou fã do Jornal da Massa , em especial do Paulo Martins , que ideologicamnete pensa como eu .
    Mas confesso , que tbm fiquei espantado com o benefício usado pelo jornal e o Grupo massa SBT em favor do Ratinho JR …Todos os comentários eram favoráveis ao Candidato a prefeito do PSC Ratinho , e desfavoráveis ao opositor pelo cargo Gustavo Fruet PDT …
    Isso ficou claro e evidente . Sou favorável a liberdade de expressão , mas tbm sou favorável ao respeito as leis , nesse caso , a lei eleitoral .

  10. Quase tudo é opinativo, o que não é lógica é opinião. Ao comentar algo todos temos uma certa tendencia, por mais que as vezes nos esforçamos para omiti-la. Você citou o caso do Estado de São Paulo um jornal que não é concessão pública. Qualquer coisa pública não deve apoiar um candidato. Jornais, site, blogs etc. podem fazer isso quando bem entenderem.

    SBT é só um canal, mas digamos que todos os canais e radios estivessem apoiando um único candidato, o outro seria falado 2 minutos por dia apenas para desqualifica-lo, e o preferido da mídia seria erguido ao patamar de Deus.

  11. Ok Esmael, sou favorável a liberdade de opinião, mas existe uma LEGISLAÇÃO ELEITORAL, os radialistas e apresentadores de de TV precisam se licenciar para disputar as eleições e, segundo a LEGISLAÇÃO, todos os candidatos devem ser tratados com isonomia. Então que se mude a LEI, mas enquanto ela está em vigência precisa ser cumprida, o que não está acontecendo.

  12. le monde publica uma materia ,e transcrita pelo uol. que na florida ,os despejos e desempregos ,o povo buscará apoio nas urnas. e o caso de curitiba e são paulo. em curitiba o povão ja deu o troco.so falta são paulo .o alkimi não tolera os pobres ,mas gosta da pobresa . gostar da pobresa e uma coisa . fazer policas para os pobres e bem diferente..

  13. tendencia há tambem na globo: a globo inclinou se ao lado da direita neo liberal.hoje eles arrumam apagão, arrumam aeroporto trancado pelo o avião. mas não dizem que furnas é uma empresa privada.nem dizem que viracopos o governou entengou a iniciativa privada,a culpa é do pneu dinateiro ter furado. reclama ,mas tudo feito dentro das normas internacionais,esse equipqmento que alegam não ter no aeroporto.do mexico a terra do fogo,so existe um equipamento, e esse equipamento esta no brasil. ninguem vai comprar equipamentos para usar num aeroporto ,pois e raro esse tipo de acidente.uma vez na band : o ex presidente gabriele questionado pelas brocas perfuratriz do presal. o teles perguntou porque quando quebra uma broca não tem no deposito do almoxarifado.então gabriele respondeu voceis sabem onde vende essas brocas ,a pronta entrega ,me diga que vamos buscar. certos equipamentos não é fabricado em serie ,como fabrica carros ,por causa do alto custo,quem manteria uma loja com o equipamento ,que foi usado para levantar o avião la em viracopos,e as brocas carrissimas numa loja?quem tem lojas de avião a pronta entrega ,navios ,satelites ,e emissoras de radio ,que somente a valvula principal custa 40.000 reais, custava ,quando o dolar estava mais barato. produtos que passam de 100 mil dolares não e da noite pro dia a ser comprado,tem que encomendar a fabricação. e isso ai pessoal.

  14. o que é uma concessão do povo? eu não conheço isso nunca soube que isso aconteceu.pra mim isso é mais uma novidade.so quero entender o que o povo concede. até hoje nada!mas fico ainda com duvidas ,sobre esse modelo concessão pelo povo. seria mais um modelo politico ou juridico? respeitando a ideia queria entender isso! por favor..

  15. OLHA FAIS MUITO TEMPO QUE DEIXEI DE ASSISTIR O JORNAL DA MASSA
    POIS QUAQUER MOTIVO QUE NAO SEJA COVINIENTE A ELES APRESENTADOR
    FEREM TODAS AS LEIS EM SEUS COMENTARIOS
    E QUESTAO POLITICA SEMPRE FIZERAM PARTES DO GRUPO DOS TUCANOS
    E ME ANOJOU TANTO ESSES JORNALISTAS DA MASSA QUE DEIXEI DE ASSISTIR A MUITO TEMPO
    E SEMPRE IMAGINAVA COMO ESLES ESTARIAM SE COMPORTANDO COM ESSA
    SITUAÇAO TENTO O PATRAO COMO CANDIDATO
    NAO SEI O QUE OUVE POIS NAO ASSISTO MAS IMAGINO
    QUE TENHA INVADINDO AS DIVISAS DO JORNALISMO E FERINDO AS DO TELESPECTADOR OU ASSISTINTE
    ACHO QUE ALGUEM TENHAM QUE POR SIM UM FREIO NESSES LIGUARUDOS
    E PRINCIPALMENTE AQUELA MULHER QUE TRABALHA NESSE JORNAL DA MASSA

  16. A “liberdade de expressão” só é justa no famoso “Em Brasília, 19h…está começando mais um horário…blablabla”. Neste caso TODOS podem se expressar. Mas usar um veículo de comunicação para “veladamente” apoiar um candidato, é crime sim. Concordo com a atitude de Gustavo Fruet. Liberdade sim. Oportunismo fora do horário determinado pela justiça, não! A rede massa pode trabalhar sim…desde que não passe somente desenhos Jerry…

  17. Não concordo com você Esmael. O programa desqualifica diariamente o Fruet. No primeiro turno, diziam constantemente que ele já tinha perdido as eleições em razão da coligação com o PT. Ficaram com cara de bunda quando o Fruet foi para o segundo turno.
    Quando saiu a primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno, o quarteto não sabia o que falar para justificar a virada do Fruet.

  18. Esmael, voce esta agora do aldo de Beto Richa, o Escondidinho……….Gostarai de entender melhor, vc sempre criticou o Beto Richa.

  19. Esta mais do que evidente que a rede massa tem sido altamente tendenciosa. Portanto, Esmael, não concordo com seu comentário.

  20. Será que o Ratinho foi buscar no palácio uma cueca de sede já usada e……………..kkkkkkkk. Bem quem falou foi ele, o Ratinho.

  21. TODO HOMEM TEM UM PREÇO!!!

  22. Jornalismo de Opinião é diferente de Jornalismo Tendencioso.
    FERRO NELES!!!!!!!!!

  23. Multa de 100 mil não é nada para Ratinho Pai. Tem que tirar do ar, é uma vergonha esses apresentadores que em troca de um cascalho mensal se prestam a trabalhar antidemocraticamente. Essa Ruth Bolognese e esse outro, Ogier Buchi, são dois personagens sem qualquer coerência política. Não acreditam? Então pesquisem a trajetória dos dois, vão ao Google e vejam que toda hora eles mudam de posicionamento político. Televisão é concessão pública e tem que agir com equidade. Nada de multa, tem que tirar do ar e ameaçar com a não renovação da concessão.

  24. Colocar o sr. Paulo Martins, prá meter o pau PT, é coisa desde que elel veio prá Massa, todo mundo sabe que o cara é tucano, neto da Ditadura, coisa ainda mais normal do que parece, afinal a menos de 25 anos os milicos nos deixaram, mais ainda estão por aí seus netos, o Paulo Martins ainda tem esse ranço de filhote da Ditadura em seu currículo, normal periferia , normal.Não contradigam o cara senão ele tem pití.

  25. TV Fechada, Jornais e tudo que não seja concessão pública tem o direito de se manifestar, agora não uma concessão que é do povo!

  26. a elite curitibana e unica no brasil.aqui se diz concessão publica para tv. mas quando rpc e globo diz ,ou da pitaco na politica nunca disseram concessão publica. mas a rede massa não é o que diz ,eu esuto esse jornal matutino,nunca ouvi eles dar pitaco na politica ,nem abertemente falar do ratinho. muitos da elite curitibana acham que estão no leste europeu,onde a democracia pra mim esta em cheque. porque no leste euorpeu democracia e o mesmo que etica aqui. depois deste comentario vão me chamar de … mas não faz mal,o que eu alerto, curitiba ja é uma cidade comospolita, a realidade não é aquela mais.não queremos ser chamados de texano do parana. falar em concessão publica .a propriedade particular e bem aquem do subsolo,vejam que a escritura de um terreno e uma cocessão publica tambem,então fica dificil voce separar as coias ,o que publico e privado.que na propria escritura resa que é uma concessão intermediado pelo ministerio publico,onde esta alienado os cartorios.telecomonicação fica claro isso,mas a lei nunca obrigou ninguem seguir essa norma .se a massa influenciasse na politica ,o ratinho esta na frente em relação gustavo.eu acho que a quadriga da massa ,das 7 horas ,mais brigam e brincam ,do que fazem politica.não e minha intenção ofender ninguem ,mas chamo atenção,que molecage na conduta a cidadania e perigosa .não falo de idade e cronologia ,falo de comportamento.eu tambem gosto desta variedade de nossa população ,mais juizo rapaziada e moçada………

  27. “Funciona mais ou menos assim: o leitor/telespectador/ouvinte finge que determinado veículo é “imparcial” e o veículo finge que também é “isento”. ” Esse é o problema Esmael, se a imprensa não fingisse que é imparcial (como ocorre em muitos países, onde jornais fazem editoriais a favor de determinados candidatos) eu deixaria de fingir que acredito que esses veículos de informação são sérios!!! Ai sim, seria possível colocar em debate, inclusive, a pseudo-diversidade de opiniões que (não) existe na imprensa brasileira!!! No mais, parabéns por colocar o dedo na ferida.

  28. Muito estranho… até o grupo do BETO RICHA se sentiu em desvantagem com o suposto beneficiamento do candidato R jr… como publicação abaixo..

    Ducci acusa Ratinho Jr de abusar da Rede Massa.
    A Rede contesta
    A equipe jurídica de campanha do prefeito Luciano Ducci está entrando com uma ação na Justiça Eleitoral contra a Rede Massa de Televisão e contra o candidato Ratinho Junior por abuso do poder econômico e por dar tratamento privilegiado ao candidato Ratinho Junior, que é um dos proprietários da empresa. A Rede Massa contesta a versão de Ducci e diz que mantém a isonomia no tratamento aos candidatos.

    Os advogados de Ducci alegam que a Rede Massa está transmitindo boletins jornalísticos no dia da eleição unicamente com notícias sobre o candidato Ratinho Junior, em detrimento dos demais candidatos. A Rede Massa também é acusada de usar a programação do dia de Eleição como artifício para divulgar resultados de pesquisas eleitorais apontando vantagem de Ratinho Junior. Caso os argumentos sejam aceitos pela justiça, a emissora corre o risco de ter a programação suspensa e ser multada.

  29. por essas e outras e´que o ratinho vai levar fumo na eleição.

  30. Perdão – “jornalistas”

  31. Esmael,
    respeito a sua opinião, porém, não concordo, pois os comentários desferidos pelos “jornalista” da foto acima, em relação ao Gustavo Fruet são sempre negativos, já em relação oa filho do dono da emissora – só elogios!
    Essa prática além de imoral é ilegal.

  32. Se utilizar de um importante e poderoso meio de comunicação para desgastar a imagem de um candidato em benefício do seu adversário não é apenas ilegal, é imoral, anti-ético e fere o jogo democrático.

  33. Ter opinião faz parte do jogo democrático, agora se utilizar de um canal de televisão para desmoralizar um candidato em benefício do outro (no caso o filho do dono da emissora) é ilegal, imoral e, é um atentado ao equilíbrio que caracteriza a DEMOCRACIA.

  34. Discordo de sua visão Esmael. Vivo numa cidade onde o candidato a vice prefeito da chapa eleita, é dono de um emissora de rádio. Durante as eleições a sua empresa foi usada descaradamente para fins eleitorais.
    Nesse caso aparente em Curitiba, a ação da justiça se fez correta, uma vez que assisto o jornal da Massa pela manhã e vejo o caráter político que ele tem, principalmente vendo os comentários extremista de direita do Paulo Martins. Não sei como esse cara ainda não foi processado por alguns comentários caluniosos que ele emite em relação ao PT!

  35. E se alguém fosse Gustavo Fruet poderia também declarar suas convicções no mesmo programa? Dúvido. Manda quem pode, obdece quem tem juízo.

  36. Concordo que houve exagero, principalmente do Sr. Beto Richa e Luciano Ducci, o que era aquilo, qualquer coisa entravam com recurso. Mas o jornal da Massa tá exagerando, sempre assisti e me divirto com eles, mas agora nesse segundo turno eles estão insuportáveis na babacão de ovo pelo ratinho, faz uma semana que não assisto mais.

  37. Muito bem Esmael, vc foi o idealizador de uma das coisas mais importantes da Campanha Eleitoral quando deu espaço Pros Fiscais do Greca. Assim se faz politica e afinal porque o Jornalismo opinativo esta desaparecendo no Brasil?

  38. 12 neles….

    Concordo com eles tem que apoiar o Patrão…

  39. Concordo com você.
    Porém, a rede Massa deve deixar bem claro para os eleitores que apoia o Ratinho JR.

  40. Liberdade de expressao espontanea SIM!
    Liberdade de expressao remunerada NAO¡

  41. Será que se houvesse apoiadores da campanha do Gustavo, eles poderiam se manifestar?
    Uma pergunta:
    A TV não é uma concessão pública? Em espaços públicos temos que ter os mesmos direitos!