Zeca Dirceu deixa a liderança da bancada do PT na Câmara

O deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, assumiu nesta terça (6/2/2024) a liderança da bancada petista na Câmara dos Deputados. A notícia não poderia passar despercebida, afinal, Zeca Dirceu (PT-PR) deixa a batuta após liderar o partido desde 2023.

A escolha de Odair Cunha para o posto foi tão unânime quanto a batida de um martelo em uma mesa de audiências. Por aclamação, o deputado mineiro assume a responsabilidade de conduzir o PT na Câmara durante o ano legislativo de 2024. Zeca Dirceu, que manteve a batuta por todo o ano anterior, agora passa a régua para seu colega.

“Primeira reunião de bancada do PT na Câmara de 2024! Que o novo ano legislativo traga muitas vitórias para o povo Brasileiro. Desejo ao companheiro Odair Cunha uma liderança de muitas conquistas. Vamos à luta!”, comunicou Zeca em seus perfis nas redes sociais.

No entanto, nos bastidores políticos curitibanos, surge uma pergunta intrigante: será que Zeca Dirceu, recém-desvinculado da liderança na Câmara, planeja estabelecer residência e domicílio eleitoral na capital paranaense visando uma possível candidatura à Prefeitura de Curitiba? Ou tudo não passou de um elaborado jogo de marketing? A conferir.

Luciano Ducci discute com Lula ser o candidato da frente ampla em Curitiba.

O PT curitibano debate a possibilidade de candidatura própria ao Palácio 29 de Março, sede do executivo municipal, ou se continua com a ideia de uma frente ampla que seria liderada pelo aliado deputado e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), que ainda pode aglutinar PSDB, Cidadania e PDT.

Além de Zeca Dirceu, entre os petista, sonham como uma candidatura própria em Curitiba a também deputada Carol Dartora e o advogado anti-lavajatista Felipe Magal. No entanto, todos eles, são escravos da maioria no partido e da decisão da direção nacional da legenda nas capitais.

Economia

Entender os meandros dessas mudanças é como decifrar um enigma político. Fontes próximas afirmam que a saída de Zeca Dirceu pode ter implicações mais profundas do que as manchetes sugerem. As alianças nos bastidores do PT, muitas vezes mais complexas do que uma trama de novela, podem ter impulsionado essa transição de poder.

Portanto, continue ligado no Blog do Esmael para acompanhar em tempo real os próximos capítulos desta saga política do PT e da Frente Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV).

Deixe um comentário