Requião lembra 40 anos do comício das “Diretas Já” em Curitiba [vídeo]

O ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PT), publicou um vídeo recordando que esta sexta-feira (12/1) completa 40 anos do primeiro comício das “Diretas Já”, em 1984, contra a ditadura militar, que foi realizada na Boca Maldita em Curitiba.

Foi esse movimento plural e suprapartidária pela redemocratização, há quatro décadas, que celebrizou a Boca Maldita, como centro político nervoso da capital paranaense e ícone da luta democrártica no país.

Requião recordou a participação de Alvaro Dias, Doático Santos, Luiz Cláudio Romanelli, Maurício Requião, José Richa, Lula, dentre outros líderes nacionais, ajudaram a convocar esse comício inédito.

Segundo o ex-governador paranaense, os 50 mil que estiveram na Boca Maldita – sobre a locução forte de Claudio Ribeiro – alavancaram as demais capitais a realizarem eventos semelhantes.

Requião aproveitou a publicação do vídeo para rechaçar a falsa ideia de que Curitiba é uma cidade de direita. Segundo ele, a cidade é vítima da ditadura da opinião única da velha mídia golpista.

Diretas Já: há 40 anos Curitiba realizou o primeiro comício da campanha pela redemocratização do país.

O presidente do PCdoB do Paraná, Elton Barz, também esteve presente esse comício de 40 anos atrás.

Economia

“40 anos atrás neste dia 12 de janeiro de 1984 eu estava participando do Comício das Diretas Já na Boca Maldita em Curitiba”, comemorou o dirigente vermelho.

Barz, a partir de março, será o novo presidente da Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) no estado.

Aqui está o vídeo de Requião:

O que foi o movimento pelas Diretas Já?

“Diretas Já” foi um movimento político popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas para presidente da República no Brasil, durante a ditadura militar brasileira. 

O movimento defendia a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que pretendia alterar a Constituição para que fossem realizadas eleições presidenciais diretas em 1985. 

O movimento cresceu espetacularmente em 1984 e empolgou a população, com a realização de comícios em diversas cidades contando com a presença de artistas e lideranças políticas e a participação de multidões nunca antes vistas no Brasil. 

A campanha das Diretas Já foi a maior mobilização popular do Brasil no século 20. 

No entanto, em 2016, os movimentos populares tomaram a palavra de ordem emprestada nas manifestações contra o governo de Michel Temer. 

Portanto, a expressão “Diretas Já” é usada por manifestantes que demandam a realização antecipada [ou repremida] de eleições diretas para presidente.

Deixe um comentário