Requião Filho define segunda vaga ao Senado com o PV e fortalece coalizão

O deputado estadual Requião Filho, do PDT, sacramentou nesta quarta (5), em Brasília, a segunda vaga ao Senado da coalizão PDT-Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ele fechou o acordo que garante ao PV a indicação para a segunda cadeira do bloco na corrida eleitoral de 2026 no Paraná.

O encontro contou com a presença do presidente estadual do PV e da Federação no estado, Raphael Rolim de Moura, e do presidente estadual do PT, deputado Arilson Chiorato, que também embarcou na capital federal para a rodada de acertos políticos.

O movimento confirma a informação antecipada pelo Blog do Esmael, na semana passada, direto da tríplice fronteira: Requião Filho fechou entendimento para disputar o Palácio Iguaçu com apoio da Federação. Naquela ocasião, em reunião com Arilson Chiorato, a ministra Gleisi Hoffmann e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, ficou ajustado que o pedetista teria a prerrogativa de indicar o vice, ao passo que o PT ficaria com uma vaga ao Senado.

O PT ainda não avançou sobre o nome que indicará para o Senado, mas ao menos dois nomes despontam: Enio Verri e o deputado federal Zeca Dirceu.

Agora, o martelo foi batido para a segunda vaga, destinada ao Partido Verde. Em conversa com o Blog do Esmael, Raphael Rolim de Moura adiantou que o PV poderá indicar ele próprio para disputar o Senado em 2026.

Segundo dirigentes envolvidos na articulação, a decisão se soma ao esforço de reconstruir o palanque do presidente Lula (PT) no Paraná e de abrir uma frente competitiva no estado, que vive clima de racha no bloco governista do governador Ratinho Júnior, do PSD.

A comitiva segue com agenda em Brasília ao longo do dia. Requião Filho, Arilson Chiorato e Raphael Rolim visitarão ainda o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e a ministra Gleisi Hoffmann, no Palácio do Planalto, para consolidar a engenharia política da nova frente paranaense.

Ao definir a segunda vaga ao Senado e selar a unidade interna da federação no Paraná, Requião Filho avança mais uma casa e pressiona o campo governista, que segue dividido entre Alexandre Curi, Guto Silva e Rafael Greca. O relógio eleitoral corre e, enquanto a oposição organiza seu palanque, Ratinho Júnior ainda busca pacificar seu próprio quintal. Acompanhe tudo no Blog do Esmael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *