A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou por unanimidade nesta quarta-feira (24), a PEC da Blindagem, que previa autorização prévia da Câmara ou do Senado, por voto secreto, para processar deputados e senadores.
A deputada Lenir de Assis aproveitou a oportunidade para afirmar que a rejeição representa uma derrota humilhante para Sérgio Moro, Nikolas Ferreira e aliados. “Tentaram empurrar goela abaixo do povo um projeto de impunidade, criado para proteger políticos e enfraquecer a Justiça. Mas a pressão das ruas prevaleceu”, disse.
Lenir também criticou acordos “às escondidas” e defendeu o fim do Projeto de Lei da Anistia. “Mostramos que não aceitamos decisões tomadas na calada da noite. Agora vamos enterrar o PL da Anistia. Chega de impunidade!”, afirmou.
Analistas avaliam que a decisão da CCJ evidencia a influência da mobilização popular e a resistência do Congresso a medidas que poderiam comprometer a Justiça. O plenário do Senado deve confirmar o resultado.
Deputada Federal PT Paraná, 4 vezes vereadora de Londrina, defensora das causas sociais.
Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp
Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.
Entrar no Canal do WhatsApp