Ratinho Júnior tenta a tática “distraídos venceremos” na eleição de 2022; fuga do governador foi criticada

Eleito na onda bolsonarista de 2018, o governador cessante Ratinho Júnior (PSD) agora tenta na eleição de 2022 a tática “distraídos venceremos“, qual seja, escondendo-se ao máximo de assuntos espinhosos e questionamentos de adversários políticos.

Ratinho Jr. não compareceu ao primeiro debate na Band do Paraná e a emissora deixou sua cadeira vazia para a alegria das redes sociais, que viralizaram memes com a ausência do mandatário estadual.

A tática “distraídos venceremos” – em alusão ao nome livro do poeta curitibano Paulo Leminski – é mais uma tentativa de o governador desvencilhar-se da rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e evitar debates acerca do pedágio, preço das tarifas de água e luz, arrocho salarial de servidores públicos, terceirizações e privatizações, dentre outros temas de gestão que ficaram sem defensor.

No primeiro debate televisivo, os oito candidatos presentes criticaram a “fuga” de Ratinho.

Se Ratinho Júnior fugiu da vinculação com Bolsonaro, por outro lado, Roberto Requião (PT) reivindicou uma proximidade necessária com Lula, líder nas pesquisas, para implantar o pedágio público com preço módico, enquanto Ricardo Gomyde (PDT) vendeu-se ligado a Ciro Gomes.

– Nossa luta pelo pedágio tem história. Nossa proposta para o novo pedágio está colocada: pedágio público, barato, apenas para manutenção das estradas. Com o apoio do Lula na Presidência isso será realidade – disse Requião.

Economia

Ratinho Júnior não se defendeu quando podia fazê-lo.

O governador preferiu participar de um evento da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) no município de Maringá, Noroeste do estado, a participar do confronto de ideias no debate na Band.

O eleitor que assistiu ao debate na poltrona, em casa, presumiu como verdadeiras as críticas dos oito adversários porque Ratinho Jr. preferiu a “distração” ao não estabelecer o contraditório e ignorar a própria defesa.

– É um importante momento para apresentar propostas para o Paraná. Lamento a ausência do governador [Ratinho Júnior] e pode ter certeza que eu estarei presente em todos os debates desta eleição – disparou Ricardo Gomyde.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM