Quais são as possibilidades do ex-presidente Jair Bolsonaro ser preso nos próximos dias?

As declarações de duas mulheres importantes, na sexta-feira (12/08), durante a Conferência Eleitoral PT 2024, reacenderam os rumores sobre a possibilidade de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que “o destino de Bolsonaro não pode ser apenas a inelegibilidade, terá de ser também a cadeia”.

A dirigente petista ainda afirmou: “Ficará na história a ocorrência das instituições e da sociedade, sob sua liderança, Lula, à violenta tentativa de Bolsonaro e seus cúmplices contra a democracia e a soberania popular, em 8 de janeiro de 2023. Precisam responder pelo que fizeram, precisam pagar pelos seus erros.”

A outra mulher, não menos importante que a anterior, que previu a prisão de Bolsonaro, foi a primeira-dama Janja Lula da Silva.

A mulher do presidente Lula disse que ‘se tudo der certo, logo Bolsonaro vai estar preso’.

“Estou convencida de que a gente precisa deixar de usar o termo ‘bolsonarismo’. Esse cara, o inominável, é inelegível e, se tudo der certo, logo ele vai estar ó”, disse ela à militância do PT, fazendo o sinal de prisão com as mãos.

Economia

As declarações de Gleisi e Janja repercutiram na imprensa e nas redes sociais, gerando grande debate sobre as possibilidades de prisão de Bolsonaro.

Para responder a essa questão, se Bolsonaro será preso, é preciso analisar alguns fatores.

A Polícia Federal investiga Bolsonaro e seus aliados por suspeita de participação no ataque ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal em 8 de janeiro de 2023.

Segundo petista, as investigações já avançaram e já há provas de que Bolsonaro foi o mentor do ato.

Se a Justiça concluir que Bolsonaro cometeu crimes, poderá solicitar à Polícia Federal sua prisão preventiva.

A Polícia Federal também investiga Bolsonaro e seus aliados por suspeita de participação em um esquema de venda de joias do governo brasileiro no exterior.

As investigações ainda estão em andamento, mas já há acusações de que Bolsonaro recebeu propina esse esquema.

Se a Polícia Federal concluir que Bolsonaro cometeu crimes, a Justiça também poderá pedir a sua prisão preventiva.

A postura de Bolsonaro também pode influenciar na decisão de prisão.

Se Bolsonaro continuar a atacar as instituições democráticas e a ameaçar a ordem pública, isso pode aumentar as chances de prisão.

Por outro lado, se Bolsonaro se mostrar disposto a colaborar com as investigações e a respeitar as instituições, isso pode diminuir as chances de prisão.

Se as investigações avançarem e se Bolsonaro continuar a adotar uma postura agressiva, à medida que as chances de prisão aumentam.

Por outro lado, se as investigações se estancarem ou se Bolsonaro se mostrar disposto a colaborar com as investigações, pois as chances de prisão diminuem.

Até o momento, não há uma previsão de quando a Polícia Federal poderá concluir as investigações.

Dito isso, aparentemente, hoje, a prisão de Bolsonaro é mais uma torcida do que fato concreto.

Portanto, é preciso aguardar os próximos acontecimentos para saber se Bolsonaro será preso ou não.

Uma resposta para “Quais são as possibilidades do ex-presidente Jair Bolsonaro ser preso nos próximos dias?”

  1. Isso da tentativa de golpe em 08/01/2023 e das jóias surrupiadas e depois de descoberto, ser recompradas é só mais um dos tantos delitos cometidos por ele e sua turma de lunáticos. O pior de todos os seus atos foi a morte de 700 mil brasileiros, que ficarão para história do Brasil, como uma incapacidade do Bolsonaro em defender a população brasileira, principalmente a mais carente desta pandemia. Isso por si só, já era o suficiente para pedir na época a sua saída da presidência do Brasil, como também sua prisão. Eu ainda estou na torcida por sua prisão, ou que ele pague um dia no inferno pelo mal que fez a tantos brasileiros(as) que sucumbiram por sua INCOMPETÊNCIA. E deixou sonhos e futuro acaberem como fumaça para estas vítimas e pela tristeza eterna aos seu familiares.

Deixe um comentário