Fontes na Federação Brasil Esperança, seção Paraná, contrariadas, contam ao Blog do Esmael que petistas “suprapartidaristas” estão buscando cargos no governo reeleito de Ratinho Junior (PSD).
Nos bastidores, a temperatura começou a se elevar entre os petistas “raiz” e os “suprapartidaristas”, que lutam por espaços e boquinhas comissionados na administração “neoliberal” de Ratinho.
O governo Ratinho Junior tem se destacado com projetos de privatização na educação, onde 27 escolas serão transmitidas para a empresários em um primeiro momento. No entanto, até o fim do segundo mandato, o inquilino do Palácio Iguaçu pretende privatizar todas as 2,1 mil escolas da rede pública estadual nos 399 municípios.
Além disso, o que distancia o PT nativo de Ratinho são os pedágios mais caro do mundo – que o governador planeja nas estradas paranaenses. Em meio de seu caminho tem o deputado Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná, que foi a Brasília pedir à Transição do Governo Lula a suspensão do processo de concessão das rodovias.
A privatização da Copel e da Sanepar, duas empresas públicas símbolos do Paraná, também distancia Ratinho Junior do PT. Aliás, no gabinete de transição para o futuro governo Lula, no Distrito Federal, o Grupo Temático já trabalha com a suspensão da entrega de companhias de água, esgoto e energia de todo o País.
Após as eleições no segundo turno, o PT reafirmou a condição de oposição ao governo Ratinho Junior devido as supostas negociatas havidas no primeiro governo. O partido enumera suspeitas na educação, isenções fiscais bilionárias para grandes empresas, pedágio mais caro do mundo, dentre outras, que arrepiariam até os cabelos do ministro do TSE Alexandre de Moraes.
Além disso, uma adesão petista ao governo Ratinho Junior significaria à Federação Brasil Esperança – PT, PV e PCdoB – renunciar a disputa pela Prefeitura de Curitiba com candidato próprio. Ao menos dois nomes despontam como pré-candidatos: a deputada federal eleita Carol Dartora (PT) e Requião Filho (PT).
Nunca é demais lembrar que Ratinho Junior tem como candidato a prefeito de Curitiba, em 2024, o atual vice Eduardo Pimentel (PSD).
Também é fundamental recordar que o governador do Paraná apoiou o derrotado Jair Bolsonaro (PL) na corrida pela Presidência da República, portanto, no plano federal, ele foi perdedor e não conseguiu sequer eleger seu senador.
A deputados de sua base político na Assembleia Legislativa do Paraná, Ratinho Junior avisou que vai disputar o Palácio do Planalto em 2026. Ele descartou concorrer ao Senado, por exemplo, segundo disse ao Blog do Esmael um parlamentar governista.
Ratinho Junior foi convencido pelos petistas “suprapartidários” de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ou o PT, não concorrerão de novo em 2026.
LEIA TAMBÉM
- Sumiço de Bolsonaro desnorteia seguidores enquanto aliados prometem volta “em breve”
- Esses são os nomes de pessoas e empresas que tiveram contas bloqueadas por Alexandre de Moraes; confira a lista
- Agro abandona Bolsonaro e embarca no governo de transição de Lula
- Bolsonaro escondia lista dos beneficiários do Auxílio Brasil com 79 mil militares, denuncia Gleisi Hoffmann
- Janones denuncia farra de Bolsonaro: ‘ele comprou bandeiras do 7 de setembro com dinheiro público’