Se você me dissesse no ano passado que o Nex Playground venderia mais que o Xbox da Microsoft, mesmo que por duas semanas, eu teria rido e saído da sala.
É um cubo de três polegadas de console de videogame que provavelmente é menos poderoso que o seu telefone, que usa uma única câmera para rastrear seu corpo. Ele apenas reproduz jogos seguros para crianças com curadoria e certificação. Embora frequentemente comparado ao Nintendo Wii e ao Microsoft Kinect, o Nex Playground é pior do que qualquer um deles no rastreamento de movimento.
Nem é barato: $ 250 adiantados mais Assinatura anual de US$ 89 por ano ou US$ 49 por trimestre para obter mais do que uma amostra básica. Se você gosta de um jogo, não pode comprá-lo separadamente. Muitos são pouco melhores que pás e a maioria é graficamente feia; Não experimentei um único jogo com o charme ou o polimento da Nintendo ou o melhor do Apple Arcade.
Mesmo assim, deitada na cama, com febre de 39 graus, minha filha de cinco anos me implorou que a deixasse brincar.
Quando começamos uma partida de boliche virtual, até o vovô quis entrar. nunca quer entrar.)
“Quero tentar de novo!” disse minha filha de nove anos, depois que seu avião de aluguel barato despencou para a ruína.

Eles não se importavam que os jogos fossem ruins. Eles se importavam com o fato de serem extremamente simples de aprender e jogar, sem controle e sem necessidade de experiência, em uma tela grande. Eles se importavam que os jogos os fizessem dançar, pular e balançar os braços, e que seu pai parecesse muito engraçado fazendo o mesmo.
Eu só queria que os jogos não os fizessem chorar também.
Há quase 20 anos, o Nintendo Wii colocou uma câmera infravermelha e um acelerômetro em sua mão para saber se você movia o braço rápido, devagar, mais perto ou mais longe, e monitorar a orientação básica. Alguns anos depois, o Kinect da Microsoft capturou todo o seu corpo sem nenhum controle: ele pintou sua sala com um padrão estruturado de luz infravermelha para estimar a posição do seu esqueleto no espaço 3D.
O Playground é diferente: uma única câmera grande angular na frente e alimentação HDMI e USB-C na parte traseira, nada mais para conectar. Mas também não “vê” a profundidade 3D. Ele tem que estimar a pose do seu corpo a partir de imagens planas.


Às vezes, é impressionante: identificando apenas seis articulações – ombros, cotovelos, mãos – você pode lançar uma bola de boliche direto na pista ou desviá-la para a esquerda e para a direita. Mas sem uma verdadeira percepção de profundidade, pode facilmente ficar confuso: o meu filho de nove anos não conseguia sentar-se no sofá enquanto o meu filho de cinco anos estava a jogar bowling vários metros à frente, porque o Playground presumia que todos os seus membros pertenciam à mesma pessoa. Minha filha mais nova chorou por vários minutos quando a mais velha levantou a mão e acidentalmente roubou sua vez.
Logo foi a vez da mais velha chorar também, quando o Playground perdeu a mão no meio do golpe e jogou a bola na sarjeta. Ela ficou brava quando aconteceu de novo.
Há então muitas coisas que podem confundir o rastreamento de câmera única, e Nex sabe disso. Os avisos incluem: Não use roupas com padrões repetidos. Não use mangas compridas. Jogue em uma sala bem iluminada, mas não voltaraceso. “Evite não jogadores na visão da câmera.”

Tudo isso ajuda uma única câmera a identificar as pessoas sobre sua experiência – mas os pais sabem que algumas são mais difíceis do que parecem! Nossos filhos brincam depois do banho noturno, o que significa pijamas. Você já viu pijamas infantis? Eles têm mangas compridas e padrões repetidos. Corações. Estrelas. Rostos sorridentes. Repetindo gatos e unicórnios até as vacas voltarem para casa.
Tivemos que arregaçar as mangas e repensar os assentos. Realisticamente, “Evitar não-jogadores na visão da câmera” significava limpar toda a sala de estar de qualquer pessoa que não estivesse jogando boliche, mantendo-os afastados, para que a câmera não apontasse repentinamente para a pessoa errada no meio do jogo. Às vezes podíamos sentar no sofá com as mãos escondidas atrás de cobertores ou laptops.

Mesmo assim, meus filhos frequentemente ficavam frustrados demais com os controles. “Não consigo manter minha mão firme! Simplesmente não consigo mantê-la firme!” reclamou minha filha de cinco anos, tentando enviar seu cachorrinho fofo para um tratamento de spa no Nex’s Nintendogs-como jogo. Muitos jogos não penalizam as crianças por balançarem os braços descontroladamente, mas alguns inexplicavelmente exigem arrastar o cursor para pressionar botões virtuais.
Também parece que o Playground fica atrás dos meus movimentos, mesmo conectado diretamente a uma TV OLED de baixa latência com o modo de jogo ativado. No jogo de corrida de kart da Nex, não consegui girar o volante tão rápido quanto queria no modo mais rápido de 150cc.
Novamente, os problemas não nos impediram de nos divertir, principalmente quando se trata de jogos que não exigem precisão. As crianças se divertiram muito com Espelhoama, que transforma sua TV em um espelho gigante com filtros de câmera mágicos que permitem que as crianças disparem raios com as mãos, estiquem o rosto, desfoquem tão rápido quanto Sonic the Hedgehog e dancem com seu próprio clone.
Mirrorama, acima, foi o que mais fez meus filhos rirem.
Eles gostaram Copiar gatoonde eles apenas tiveram que fazer uma pose maluca de desenho animado e deixar a IA julgar quem fez melhor. Enquanto isso, descobri Destruidor de Tijolos para ser um excelente clone do Breakout – você só precisa mover o corpo para a esquerda ou para a direita para mover a raquete, que é perdoadamente grande, e a emocionante ação multibola o torna divertido.
Não posso dizer que faremos o nosso dinheiro valer a pena, porque muitos jogos são simples e absurdamente repetitivos, ou – tipo Conecte 4 Quicaronde meu filho e eu desistimos de tentar fazer com que as bolas entrassem – frustrante desde o início. Muitos jogos de esportes são ridiculamente fáceis ou têm uma grande curva de aprendizado porque a câmera não consegue ver a profundidade e, portanto, não consegue detectar como você está acertando a bola. No tênis, por exemplo, você não pode mirar com o braço: ele apenas controla o tempo do seu swing. Você tem que mover o resto do corpo para mirar para a esquerda ou para a direita.
Um dos maiores pontos de marketing da Nex é que ela já atraiu grandes marcas infantis para a plataforma: Bluey, Peppa Pig, Gabby’s Dollhouse, Vila Sésamo, Como Treinar o Seu Dragão, Teenage Mutant Ninja Turtles. Mas meus filhos não foram necessariamente vendidos.
Bluey é uma das melhores experiências licenciadas – mas meus filhos amantes de Bluey não gostaram muito disso.
Eles pareciam fascinados a princípio com Academia Unicórniomas rapidamente ficaram desapontados quando não conseguiram montar o unicórnio em nenhum lugar interessante. O jogo TMNT é um corredor sem fim frustrante, onde você constantemente tem que pular no ar para superar obstáculos, embora eu suponha que isso possa ajudar a cansar meus filhos. E mesmo que eles amem Azulmeus filhos rapidamente me pediram para abandonar seu jogo repetitivo de saltar balões.
Há o suficiente na biblioteca do Playground que aposto que seus filhos encontrarão algo eles gostam. Minha filha mais velha quer visitar seu cachorrinho e, outra noite, durante o jantar, minha filha mais nova explodiu em gritos de “Bowling!!! Eu adoro boliche!!!” quando dissemos que poderíamos jogar novamente. Apesar de inúmeras falhas de rastreamento, eles dizem que o Nex’s Pássaro Flappy clone, onde até quatro pessoas saltam no ar para manter seus dragões comendo frutas em vez de bater em torres, é um de seus favoritos.
Acho que o Playground custa muito dinheiro para um jogo insuficiente. Mas isso mostra que a diversão não se trata apenas de qualidade de execução. Muitos jogos de arcade clássicos são frustrantemente injustos, até mesmo quebrados – mas às vezes você só quer mais uma vez para vencer a máquina.
Fotografia de Sean Hollister / The Verge
The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

É uma publicação focada em tecnologia e seu impacto cultural.




