Nem só de Globo vive o governo: Lula afirma que Petrobras deve priorizar interesses nacionais em entrevista ao SBT Brasil

Em uma entrevista concedida ao jornalista Cesar Filho, para a estreia do renovado SBT Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordou temas cruciais, defendendo a postura da Petrobras diante da pressão do mercado financeiro.

A entrevista, realizada na manhã desta segunda-feira, 11 de março, promete trazer à tona questões que vão além do cenário político, explorando também a economia e as preocupações cotidianas dos brasileiros.

A entrevista ao SBT ocorre no mesmo dia em que a Globo disseminou uma fake news dizendo que Lula estaria defendendo a manutenção do cargo de senador ao seu ex-algoz Sergio Moro (União-PR), que será julgado no começo de abril pelo TRE-PR em ação por caixa dois e abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

Lula destacou a Cesar Filho a importância da Petrobras destinar parte de sua receita para investimentos em vez de distribuir dividendos integralmente.

Banqueiros em propriedade cruzada com os barões da mídia apontam que essa decisão resultou em uma perda significativa de mais de R$ 50 bilhões no valor de mercado da empresa. No entanto, o presidente argumenta que a estatal não deve focar exclusivamente nos acionistas, mas também considerar os interesses dos brasileiros.

“A Petrobras não tem que pensar somente nos acionistas, mas sobretudo nos brasileiros. Temos que ter um compromisso com o povo brasileiro de reduzir o preço do combustível, da gasolina, do gás de cozinha e do óleo diesel.”

Lula abordou ainda a queda em sua avaliação nas pesquisas recentes, adotando uma postura realista:

Economia

“Eu tenho certeza absoluta que não tem nenhuma razão do povo brasileiro me dar 100% de popularidade porque ainda nós estamos muito aquém daquilo que prometemos.”

O presidente comemorou a redução no preço da carne, mas reconheceu que alguns produtos básicos, como arroz, feijão e energia, apresentam preços elevados. Ele revelou ter solicitado ação dos ministros da Fazenda e de Minas e Energia para abordar essa questão.

Lula elevou o tom ao abordar a questão dos juros, criticando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto:

“Quando este cidadão, quando ele deixar o Banco Central ele vai ter que medir o que ele fez para este país. Na verdade, o que ele está fazendo neste instante é contribuir para o atraso do crescimento econômico deste país.”

Ao comentar o caso do ex-jogador Robinho, Lula expressou sua opinião sobre o julgamento iminente no Superior Tribunal de Justiça:

“Um homem, um jovem que tem dinheiro, um jovem rico, famoso, pratica estupro e coletivo e acha que não cometeu crime, acha que estava bêbado, cria vergonha, sabe? O Robinho já foi condenado na Itália e era para ele estar cumprindo pena.”

Moral da história: o presidente Lula começou a trocar as “exclusivas” que dava à Globo para o SBT.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário