Lula lança Memorial da Verdade enquanto Bolsonaro amplia as mentiras nas redes sociais [vídeo]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou na manhã desta quinta-feira (12/08), em São Paulo, o Memorial da Verdade. Trata-se de livro e plataforma digital, contando como Lula, após ser alvo da maior farsa e perseguição judicial da história do Brasil, conquistou suas vitórias nos tribunais, provou sua inocência, recuperou seus direitos e voltou a ser a esperança do povo na reconstrução do Brasil.

“Muita gente acha que eu deveria esquecer o que eu passei. Eu digo pra vocês, não é possível esquecer. O que é possível é deixar que isso seja o mais importante. Não ficar refém do ódio. Mas não é possível esquecer”, disse Lula. “Eu nunca imaginei que seria acusado de corrupção. Nunca imaginei que tentariam destruir nossa imagem. Eu acreditava que tinham aprendido a lidar com a existência de um Partido dos Trabalhadores.”

O ex-presidente afirmou que conseguiu provar que o ex-juiz Sergio Moro “é um canalha”. O ex-magistrado foi quem o condenou na Lava Jato, cujos processos foram anulados e Moro declarado suspeito.

“A tentativa de destruir o PT, de destruir a esquerda brasileira, não deu certo. Saímos desse processo muito mais fortes”, declarou Lula.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TVT e o evento contou com as presenças confirmadas da presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR); dos advogados que defenderam Lula durante toda a luta pela verdade, Cristiano Zanin e Valeska Martins; e do próprio Lula.

O livro pode ser baixado gratuitamente clicando neste link.

Economia

Assista ao vídeo

Leia também

Preço da gasolina no Brasil versus preço da gasolina na Venezuela

De olho em 2022, Lula inicia domingo “caravana” por seis estados do Nordeste

Os 300 deputados que votaram contra os trabalhadores enquanto você se distraia com os tanques de Bolsonaro; confira a lista

O presidente Lula provou definitivamente sua inocência entre março e junho de 2021, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) não só anulou as quatro ações ilegais movidas pela Lava Jato contra ele como também declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial e suspeito. Além desses processos, Lula foi absolvido ou teve as denúncias arquivadas, porque não tinham justa causa nem base em fatos, em outros 11 casos já julgados fora da Vara que Moro comandava.

Memorial da Verdade é um importante registro do passado e do presente, uma vez que, apesar de comprovadamente inocente, Lula continua vítima de mentiras que são repetidas com o objetivo de prolongar a injustiça e confundir as pessoas. Como explica Gleisi Hoffmann, no texto de apresentação, o objetivo do livro e da plataforma digital é deixar bem claros para o povo brasileiro os motivos pelos quais Lula e o PT foram perseguidos até o ponto de o maior líder do Brasil ser preso e cassado, sem ter cometido crime nenhum. A luta, lembra a presidenta do PT, continua, agora para restabelecer a verdade.

Enquanto Lula lançava seu Memorial da Verdade, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro ampliava a quantidade de mentiras. Para dar mais tempo de disseminar notícias falsas, o mandatário começou a publicar fake news mais cedo. Hoje, por exemplo, ele começou a publicar às 6h02.