A velha mídia corporativa dissemina que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a realizar a primeira reforma no governo, que atingira o primeiro e o segundo escalões. O Palácio do Planalto não confirma essas mudanças.
Segundo a Folha, o presidente Lula teria autorizado a entrega da Caixa Econômica Federal e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para o bloco político conhecido com Centrão, que atua no Congresso Nacional, em nome da formação de maioria parlamentar.
O jornalão paulistano ainda especula que entrariam nessa suposta troca-troca com o Centrão o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério do Esporte, além da Embratur e dos Correios.
Faminto, o Centrão ainda teria mirado na direitoria-geral da Itaipu Binacional e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – cargo ocupado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
No entanto, Lula sinalizou na última quinta (6/7) que poderá haver remanejamentos ao afirmar que “não é a pessoa que quer vir para o governo que escolhe o cargo, quem escolhe o cargo é o governo”.
LEIA TAMBÉM