Japão x Croácia: prévia do jogo, notícias das equipes e transmissão ao vivo

Tudo o que você precisa saber sobre o confronto pelas oitavas de final da Copa do Mundo

  • O Japão se classificou em primeiro lugar do Grupo E, a Croácia em segundo do Grupo F
  • Depois de 1998 e 2006, este será o terceiro confronto entre os dois por uma Copa do Mundo FIFA
  • Os japoneses tentam chegar às quartas de final pela primeira vez, enquanto os croatas sonham repetir feito de 2018, quando foram vice-campeões

O Japão foi uma das grandes surpresas desta Copa do Mundo, aplicando viradas impressionantes para cima das potências Alemanha e Espanha na fase de grupos. Muitos especialistas acreditavam que os japoneses teriam dificuldades até mesmo para se classificar, mas os Samurais Azuis ficaram com a liderança do grupo.

Vice-campeã da Copa do Mundo de 2018, a Croácia chega às oitavas mesmo sem ter apresentado ainda um grande futebol. O selecionado de Zlatko Dalic iniciou a campanha com empate sem gols com Marrocos e em seguida atropelou o Canadá com um placar de 4 a 1. Contra a Bélgica, na última rodada, foi a falta de pontaria dos adversários na hora de finalizar que ajudou a garantir a segunda posição no Grupo F.

Economia

O passado está ao lado da Croácia. Nas duas vezes em que o país chegou às oitavas de final, conseguiu progredir até pelo menos à semifinal. Os japoneses, por sua vez, nunca passaram das oitavas de final e estão sedentes por quebrar esse tabu.

Data e hora

Segunda-feira, 5 de dezembro, às 12h de Brasília

Natal Foz

Local

Estádio Al Janoub

Onde assistir

TV Globo e TV Fifa (gratuitamente).

Últimas notícias

croacia copa 2
Os croatas sonham repetir feito de 2018, quando foram vice-campeões

O Japão tem o desfalque de Kou Itakura, que cumpre suspensão após ter recebido o segundo cartão amarelo na partida contra a Espanha. A perda do importante zagueiro central em uma defesa que conseguiu o feito de parar alemães e espanhóis em apenas um gol cada pode pesar para os japoneses. Takehiro Tomiyasu, que ficou de fora do confronto com a Costa Rica devido a uma lesão na perna, e Wataru Endo, que começou no banco contra a Espanha e entrou no decorrer da partida, devem aparecer entre os titulares para o confronto decisivo contra a Croácia. Hiroki Sakai ainda se recupera de lesão.

Já a Croácia não teve muita mudança na escalação titular nos três jogos da fase de grupos. Sem lesões ou suspensões no elenco, os croatas devem muito provavelmente manter o grupo que empatou com a Bélgica em 0 a 0.

Escalações

Japão: Shuichi Gonda; Takehiro Tomiyasu, Maya Yoshida, Shogo Taniguchi, Yuto Nagatomo; Junya Ito, Wataru Endo, Hidemasa Morita, Takefusa Kubo, Daichi Kamada e Takuma Asano.

Croácia: Dominik Livakovic; Josip Juranovic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol, Borna Sosa, Luka Modric, Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic, Andrej Kramaric, Ivan Perisic e Marko Livaja.

Histórico do confronto

Japão e Croácia tem histórico equilibrado em seus três confrontos anteriores. O primeiro foi em amistoso realizado em junho de 1997, quando os japoneses venceram por 4 a 3 com dois gols de Kazuyoshi Miura. Os dois outros encontros foram ambos válidos pela fase de grupos da Copa do Mundo FIFA. Em 1998, na França, ambos faziam suas estreias no torneio.

A Croácia levou a melhor, vencendo por 1 a 0 com gol de Davor Suker. Os croatas ficaram com a terceira colocação naquele ano, enquanto o Japão parou já na primeira fase, com três derrotas. O encontro mais recente aconteceu na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e terminou empatado em 0 a 0. Nenhum deles conseguiu avançar para o mata-mata, já que o Brasil ficou com o primeiro lugar do grupo e a Austrália abocanhou a segunda colocação.

Principais números

  • Este será o terceiro encontro entre os dois países em uma Copa do Mundo. Curiosamente, Japão e Croácia são o adversário mais frequente um do outro.
  • O Japão chegou à oitavas de final em três oportunidades, mas nunca foi adiante. Em 2002, os japoneses foram eliminados pela Turquia pelo placar mínimo; em 2010, caíram diante do Paraguai na disputa de pênaltis; e em 2018, venciam a Bélgica por 2 a 0 até a metade do segundo tempo, mas acabaram sofrendo a virada em um dramático gol anotado aos 49 minutos.
  • O Japão é o único representante asiático que a Croácia já enfrentou em uma Copa do Mundo. A Austrália ainda fazia parte da Confederação de Futebol da Oceania quando enfrentou a Croácia pelo Mundial de 2006.
  • Contra seleções europeias, o Japão acumula a marca de quatro vitórias, três empates e cinco derrotas em Mundiais. Os números já incluem os triunfos sobre Alemanha e Espanha na atual edição do torneio.

O que eles disseram

Hajime Moriyasu, técnico do Japão

“Passamos da fase de grupos, mas precisamos manter a calma e não nos empolgarmos demais. Estamos encarando isso como um novo desafio, existe uma energia boa na equipe. Os jogadores puderam vivenciar três partidas de Copa do Mundo, por isso vão estar prontos. Se o jogo terminar empatado, jogaremos a prorrogação e possivelmente uma disputa de pênaltis. Vamos nos preparar bem para aumentar nossas chances de vencer, mesmo que seja em um ou dois por cento.”

Zlatko Dalic, técnico da Croácia

“Acho que vai ser um jogo difícil para os dois. Quando a Espanha abriu o placar, pensei que o Japão já era, mas eles nunca desistiram e mereceram a vitória. O fato de que Alemanha, Bélgica e Dinamarca foram eliminados mostra como as outras seleções têm sido fortes nesta Copa do Mundo. No passado, talvez o Japão pudesse ser o tipo de adversário que eu gostaria de enfrentar, mas eles ganharam da Alemanha e da Espanha. Com certeza, não vai ser um jogo fácil para nós.”

LEIA TAMBÉM