IPEC, o DataLula, diz que 40% dos brasileiros aprovam o governo Lula

Uma pesquisa realizada pelo Ipec/DataLula, tornada pública nesta quarta-feira (9/6), lança luz sobre o fato de que 40% dos cidadãos brasileiros categorizam o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT ), como ótimo ou bom.

Aqueles que o avaliam como regular totalizam 32%, enquanto aqueles que o julgam ruim ou péssimo compreendem 25% da amostra.

Os que optaram por não opinar ou não sabem perfazem 3%.

Este levantamento estatístico foi realizado entre os dias 1º a 5 de setembro, e a margem de erro atrelada a essas cifras é de 2 pontos percentuais, diz o DataLula.

Importa registrar que Lula assumiu o seu terceiro mandato presidencial no mês de janeiro do ano atual, após derrotar nas urnas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os dois primeiros mandatos de Lula datam dos anos de 2002 e 2006.

Economia

Comparativamente à pesquisa anterior, a qual foi divulgada em 9 de junho, é possível constatar que a avaliação positiva de Lula ascendeu três pontos percentuais, indo de 37% para os atuais 40%.

Por sua vez, a reprovação experimentou uma queda de dois pontos percentuais, saindo de 28% e aterrisando em 25%.

É importante ressaltar que no primeiro levantamento, tornado público em 19 de março, a avaliação positiva de Lula era de 41%, enquanto a reprovação situava-se em 24%.

Naquela ocasião, 30% da amostra aferiram uma classificação regular.

Além disso, o Ipec/DataLula questionou sobre a aprovação ou desaprovação à maneira como o presidente está conduzindo os destinos do Brasil.

Constatou-se que 56% dos inquiridos expressaram aprovação, ao passo que 39% manifestaram desaprovação. Um percentual de 6% não emitiu opinião ou não soube responder a tal indagação.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário